Nossa, vocês são rápidos. Muita coisa para ler, nem li tudo.
Sim MSXManic, o do Liquorix tem um comportamento mais fluido mesmo! Ele usa CFQ, o Lineduc usa BFS + BFQ com patch do Cgroup se não estou enganado, né vampire?
O do aptosid e o Omnislash são os mais rápidos na minha máquina, o Omnislash ainda é o mais rápido por tudo o que aprendemos aqui, é o único com compilação feita "a dedo" e com o march=native! O kernel do Lineduc funcionou melhor em máquinas com poucos recursos, pelo menos pra mim foi o que percebi!
Era isso aí. Mas por conta dos problemas do ureadahead, resolvi compilar o kernel do Ubuntu do git, novamente, e ele não aceita o BFS porque já vem com o patch das 200 linhas por padrão.
Testei o CFQ aqui e até a transferência de arquivos ficou muito pior. Demorou muuuuuito para eu copiar o source do kernel para outro HD. Já o BFQ, testei no i7 do meu colega e deu uma taxa de 30MB/s
Cheguei a testar também a troca de "generic" para "Pentium 4" mais os march=native. Ficou péssimo, toda hora dava kernel panic. Então voltei para o generic e coloquei os march=native na unha, mas não troquei os 'mtune' por 'march'. deixei mtune=native.
Portanto, os únicos patches que apliquei foram o do reiser4, squashfs-lzma e BFQ. Os outros (ureadahead, aufs e cgroups) já vem no kernel do Ubuntu.
Configurei 'generic', 300Hz, ondemand, e fiz um liveCD depois de compilado. Em modo live, fiz as alterações no EXT4 do artigo do Galactus, colocando o journal em partição separada no mesmo HD.
O sistema está voando
Até o Firefox rodando aplicativo em Flash, que estava péssimo, me fazendo quase abrir meu note novinho para ver se tinha algo errado, está redondo.
Meu único problema é que minha pasta home estava criptografada e eu não estou conseguindo acessar meus arquivos
Agora vou compilar o 32 bits e upar para quem quiser testar.