http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTExMw
Wayland agora suporta os drivers da Nvidia e ATI/AMD, os drivers open source...
Essa é a parte bacana do Linux!
Eu posso montar uma distro usando o servidor X, o XFree, Wayland ou qq outro e ele vai continuar sendo Linux!
Posso usar Unite, FluBox, OpenBox, JVM, WM, LXDE, Enlightnement, XFCE, KDE, Gnome ou outro qq e ele continua sendo Linux!
Posso usar BFQ, BFS, CFQ, CFS e o que mais for e ele continua sendo Linux!
Posso usar ext2, 3, 4, ReiserFS, JFS, XFS, BrtFS ou qq outro e continua sendo Linux!
Posso usar deb, rpm ou tar.gz como empacotamento padrão e continua sendo Linux!
O que vale é seguir algumas regrinhas básicas de um sistema GNU/Linux como compatibilidade com o padrão POSIX e outras coisas essenciais e voilá, tenho uma distro Linux!
Por isso e em função da arquitetura da máquina (se x86, M68k, Sparc, PC98 ou que mais houver) e de escolhas de conjunto destes pacotes e programas e dos ajustes de algumas variáveis é que a distro A sai-se melhor que a B e a C em determinado quesito mas não em outro!
O que eu creio que tentamos aqui é nos ajudar para que ao menos em relação ao Ubuntu e seus derivados, podendo ser extendido a família Debian e em menor escala a outras famílias de distro Linux, inclusive as independentes, conhecimento para que possamos alterar alguns ajustes finos em função de cada computador em particular e assim tentar obter um melhor desempenho do que o previsto no original!
Se falei bobagem, desculpem a ignorância do tio aqui!
Abrax galera!