Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2356716 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3165 Online: 13 de Janeiro de 2011, 23:45 »
Não se vai ajudar...

No buscador do google coloquei "mtune mflags linux kernel" e achei essa página:

http://www.linuxquestions.org/questions/debian-26/the-way-to-compile-kernel-with-mtune%3Dnative-or-march%3Dnative-788865/

A página não tem muitas informações, mas cita algumas variáveis K* que nunca tinha visto, por exemplo KCFLAGS e outras.

Aí olhei no Makefile do kernel, e entre as linhas 582 e 610 encontrei o seguinte trecho:

Código: [Selecionar]
# warn about C99 declaration after statement
KBUILD_CFLAGS += $(call cc-option,-Wdeclaration-after-statement,)

# disable pointer signed / unsigned warnings in gcc 4.0
KBUILD_CFLAGS += $(call cc-option,-Wno-pointer-sign,)

# disable invalid "can't wrap" optimizations for signed / pointers
KBUILD_CFLAGS += $(call cc-option,-fno-strict-overflow)

# conserve stack if available
KBUILD_CFLAGS   += $(call cc-option,-fconserve-stack)

# Add user supplied CPPFLAGS, AFLAGS and CFLAGS as the last assignments
# But warn user when we do so
warn-assign = \
$(warning "WARNING: Appending $$K$(1) ($(K$(1))) from $(origin K$(1)) to kernel $$$(1)")

ifneq ($(KCPPFLAGS),)
        $(call warn-assign,CPPFLAGS)
        KBUILD_CPPFLAGS += $(KCPPFLAGS)
endif
ifneq ($(KAFLAGS),)
        $(call warn-assign,AFLAGS)
        KBUILD_AFLAGS += $(KAFLAGS)
endif
ifneq ($(KCFLAGS),)
        $(call warn-assign,CFLAGS)
        KBUILD_CFLAGS += $(KCFLAGS)
endif

Uma linha comentada diz: Add user supplied CPPFLAGS, AFLAGS and CFLAGS. O código que segue faz uma checagem nas variáveis KBUILD_*. Tal vez sejam essas variáves, mas não tenho nenhuma certeza. Vou testar e se tiver novidades aviso.

 

Hoje eu li o MakeFile do kernel quase todo e tinha visto esse comentário!

Espero que você tenha sucesso!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3166 Online: 14 de Janeiro de 2011, 00:06 »
Surpresa, galera:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76787.msg432669.html#msg432669

Já compilei o kernel do Maverick (2.6.35-25) usando ele. Mas sinceramente não senti diferença nenhuma.  :-\

Parabéns Vampire!

Você simplesmente recompilou o kernel do Maverick? O kernel do Ubuntu é ruim de doer!  Já viu que eles usam opções que deveriam fazer esse kernel ser bem mais esperto e no entanto ele é lerdo?
Que opções principais do menuconfig você usou?

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3167 Online: 14 de Janeiro de 2011, 00:36 »
Tive medo de alterar a versão do GCC no 10.04. Ele pediu para atualizar MUITA coisa. Medo de dar pau. Prefiro esperar o 11.04

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3168 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:38 »
Gente, mais algumas impressões sobre as opções de compilação!

Graças a dica do GuilhermeSalazar sobre o TurboBoost, agora posso ver ao vivo e em cores o uso do processador em tempo real, sua freqüência a cada segundo! 

Então, ao usar Processador P4 na compilação junto com o Trio 1000MHz, Low Latency e Performance, a freqüência do processador praticamente não abaixa! Sempre fica próxima do máximo, no meu caso deu uma diferença de 400MHz para menos (em média) do máximo permitido com o Overclock!

Quando eu uso Core2 no processador junto com o mesmo Trio 1000MHz, Low Latency e Performance, a freqüência varia bastante para menos!  Aí chega a diminuir mais da metade do máximo permitido, diminui 1600MHz - 1800MHz!

Também estive lendo documentação do Kernel.org e lá na parte dos processadores, ele fala que ao usar Pentium Pro (que seria o P4) ele usa opções de otimização com pipelines mais curtos, por isso também a gente sentir o sistema mais rápido com ele, pois na maior parte do tempo, são as instruções SSE mais antigas que estão em uso!

Quando eu uso o Core2, noto que a parte de multimídia ganha desempenho em detrimento da velocidade de abrir programas!  Outra observação, ao usar P4 ao abrir programas pela primeira vez, ele é mais rápido do que ao abrir com Core2, mas na segunda vez que chamo o programa, o Core2 é mais rápido e o P4 não muda muita coisa ou praticamente não vejo diferença!

Finalmente acertei a lista de E-mail do GCC!  Se ninguém responder lá, ninguém mais responde! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3169 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:42 »

Parabéns Vampire!

Você simplesmente recompilou o kernel do Maverick? O kernel do Ubuntu é ruim de doer!  Já viu que eles usam opções que deveriam fazer esse kernel ser bem mais esperto e no entanto ele é lerdo?
Que opções principais do menuconfig você usou?



Eu sempre compilo o kernel do Ubuntu mesmo, seguindo versões desse tuto:
http://blog.avirtualhome.com/2010/11/22/how-to-compile-a-ubuntu-10-10-maverick-kernel-with-sched-automated-per-tty-task-groups-kernel-patch/

No caso, esse já está atualizado com aquele patch de otimização.

Além desse eu adiciono o BFQ (o BFS dá pau) e o LZMA. Habilito eles e mudo para 300hz. O resto fica igual, até porque não sei mexer muito lá. Mas quando eu disse que não havia sentido diferença, me referia à compilação anterior, usando o antigo gcc.

Citação de: Gunss
Tive medo de alterar a versão do GCC no 10.04. Ele pediu para atualizar MUITA coisa. Medo de dar pau. Prefiro esperar o 11.04

Pois é, eu mencionei isso no tópico do gcc. Só usei o repositório para instalar os compiladores, mesmo. Depois desabilitei.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3170 Online: 14 de Janeiro de 2011, 09:53 »
Surpresa, galera:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76787.msg432669.html#msg432669

Já compilei o kernel do Maverick (2.6.35-25) usando ele. Mas sinceramente não senti diferença nenhuma.  :-\

Vampire, acho q a boa é tu compilar o 2.6.36. Pelo q li ele tem um gerenciamento melhor da memória e talz. Acho q nele vc sente mais diferença.(apesar de não ter compilado ele ainda...
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3171 Online: 14 de Janeiro de 2011, 10:15 »
Gente, mais algumas impressões sobre as opções de compilação!

Graças a dica do GuilhermeSalazar sobre o TurboBoost, agora posso ver ao vivo e em cores o uso do processador em tempo real, sua freqüência a cada segundo! 

Então, ao usar Processador P4 na compilação junto com o Trio 1000MHz, Low Latency e Performance, a freqüência do processador praticamente não abaixa! Sempre fica próxima do máximo, no meu caso deu uma diferença de 400MHz para menos (em média) do máximo permitido com o Overclock!

Quando eu uso Core2 no processador junto com o mesmo Trio 1000MHz, Low Latency e Performance, a freqüência varia bastante para menos!  Aí chega a diminuir mais da metade do máximo permitido, diminui 1600MHz - 1800MHz!

Também estive lendo documentação do Kernel.org e lá na parte dos processadores, ele fala que ao usar Pentium Pro (que seria o P4) ele usa opções de otimização com pipelines mais curtos, por isso também a gente sentir o sistema mais rápido com ele, pois na maior parte do tempo, são as instruções SSE mais antigas que estão em uso!

Quando eu uso o Core2, noto que a parte de multimídia ganha desempenho em detrimento da velocidade de abrir programas!  Outra observação, ao usar P4 ao abrir programas pela primeira vez, ele é mais rápido do que ao abrir com Core2, mas na segunda vez que chamo o programa, o Core2 é mais rápido e o P4 não muda muita coisa ou praticamente não vejo diferença!

Também percebi isso, q compilação com o core2 a primeira vez demora um pouco pra abrir, depois q abriu abre bem mais rápido na segunda vez.

Acho q essa diferença ai no turbo boost, é pq na época do p4 os processadores não mudavam tanto de clock. Eu tenho um atlhon 2000 lá em casa e ele fica no clock full sempre. Acho q apartir dos core 2 foi implementado(comecei a observar apartir deles) essas instruções onde o clock fica mudando de acordo com a necessidade, acho q são ligadas ao ACPI.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3172 Online: 14 de Janeiro de 2011, 12:13 »
Citação de: Gunss
Tive medo de alterar a versão do GCC no 10.04. Ele pediu para atualizar MUITA coisa. Medo de dar pau. Prefiro esperar o 11.04

Pois é, eu mencionei isso no tópico do gcc. Só usei o repositório para instalar os compiladores, mesmo. Depois desabilitei.

Exatamente, só que aqui nem mesmo os compiladores todos eu posso atualizar. Ai fico com receio.

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3173 Online: 14 de Janeiro de 2011, 13:30 »
Antes, vou fazer um backup completo do ubuntu, somente depois..tentar fazer isso

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3174 Online: 14 de Janeiro de 2011, 14:27 »
Acho que só precisa deixar outro kernel na lista, caso de kernel panic ou algum outro problema que não ligue, não?
A não ser que tu use outro kernel ou outro patch que possa danificar o seu hardware (ouvi falar disso na wiki do gentoo sobre um tipo de kernel que pode queimar periféricos)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3175 Online: 14 de Janeiro de 2011, 17:28 »
Acho que só precisa deixar outro kernel na lista, caso de kernel panic ou algum outro problema que não ligue, não?
A não ser que tu use outro kernel ou outro patch que possa danificar o seu hardware (ouvi falar disso na wiki do gentoo sobre um tipo de kernel que pode queimar periféricos)

É bom fazer o backup como os colegas comentaram, as vezes o novo kernel dá um pau que você não consegue recuperar o sistema!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3176 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:01 »
Ahh eu sou otimista, sempre penso que vai dar certo.


To fazendo minha primeira compilação. ;x
To usando kernelcheck porque ele tem umas opções lá que eu não saberia fazer manualmente..

Usando 2.6.37
BFS:
2.6.37-sched-bfs-363.patch
bfs363-group_uids.patch
sched-add-above-background-load-function.patch
mm-zero_swappiness.patch
mm-decrease_default_dirty_ratio.patch #Ao invés de 5 usei 10, procurei no google um fórum lá recomendaram 10... hm
ck1-version.patch

patch de 200 linhas

BFQ:
0002-bfq_iosched-block-add-cgroups-kconfig-and-build-bits-for-BFQ-v1-2.6.37.patch
0001-bfq_iosched-block-prepare_IO_context_code-v1-2.6.37.patch
0003-bfq_iosched-block-introduce_BFQ-v1-2.6.37.patch

1000mhz, low latency, performance (ninguém aqui usa esse trio ;p)
Reitrei uns drivers, módulos, algumas opções por exemplo no kconfig pra Intel por exemplo (eu uso AMD). Desativei os suportes a outros filesystem (só uso ext3 e ext4 (nem sei se isso muda algo na performance)).
Tá a 30min compilando, quando acabar vejo qq dá o/

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2011, 18:05 por Stivekx »

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3177 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:08 »
Ahh eu sou otimista, sempre penso que vai dar certo.


To fazendo minha primeira compilação. ;x
To usando kernelcheck porque ele tem umas opções lá que eu não saberia fazer manualmente..

Usando 2.6.37
BFS:
2.6.37-sched-bfs-363.patch
bfs363-group_uids.patch
sched-add-above-background-load-function.patch
mm-zero_swappiness.patch
mm-decrease_default_dirty_ratio.patch #Ao invés de 5 usei 10, procurei no google um fórum lá recomendaram 10... hm
ck1-version.patch

patch de 200 linhas

BFQ:
0002-bfq_iosched-block-add-cgroups-kconfig-and-build-bits-for-BFQ-v1-2.6.37.patch
0001-bfq_iosched-block-prepare_IO_context_code-v1-2.6.37.patch
0003-bfq_iosched-block-introduce_BFQ-v1-2.6.37.patch

1000mhz, low latency, performance (ninguém aqui usa esse trio ;p)
Reitrei uns drivers, módulos, algumas opções por exemplo no kconfig pra Intel por exemplo (eu uso AMD). Desativei os suportes a outros filesystem (só uso ext3 e ext4 (nem sei se isso muda algo na performance)).
Tá a 30min compilando, quando acabar vejo qq dá o/



Tomara que dê certo, por que esse kernel, sempre da erros durante a compilação...


Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3178 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:31 »
Aeeeeeeeeee deu kernel panic o///

Deu uns 35min de compilação num turion x2 p520 2.3gHz o/
Rápido até, pelos outros posts...

O erro dizia que não foi possivel montar o bloco desconhecido (0,0), to achando que desabilitei o suporte ao meu HD e isso fez com que ele não fosse montado x//

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3179 Online: 14 de Janeiro de 2011, 20:21 »
Aeeeeeeeeee deu kernel panic o///

Deu uns 35min de compilação num turion x2 p520 2.3gHz o/
Rápido até, pelos outros posts...

O erro dizia que não foi possivel montar o bloco desconhecido (0,0), to achando que desabilitei o suporte ao meu HD e isso fez com que ele não fosse montado x//

vai nesse site, ele fala quais drivers deve habilitar

http://kmuto.jp/debian/hcl/