Autor Tópico: Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa  (Lida 20680 vezes)

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Online: 12 de Janeiro de 2006, 21:55 »
Volta e meia tem gente escrevendo pro forum por causa de problemas com o Apollon. Uns conseguem instalar mas não roda, outros conseguem só pela metade, outros querem o Kazaa mas não conseguem etc.
Muito bem, há algum tempo saiu um tutorial bacana no forum inglês e eu, que tava na turma daqueles que não conseguiam nem sequer instalar o bicho, botei a mão na massa  e...success!!!
Assim, resolvi traduzi-lo, adaptá-lo, corrigir alguns comprometedores errinhos de digitação de nosso querido colega gringo e, por fim, oferecê-lo a vocês.
Bom proveito:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 - PACOTES NECESSÁRIOS:

Instale os seguintes pacotes, pelo Synaptic ou pelo apt-get (os repositórios UNIVERSE têm de estar habilitados):
a - gift
b - giftd
c - apollon
d - libgift0
e - libgiftproto0
f - libgnutella-gift
g - libopenft-gift

O plugin do Fastrack (para o Kazaa) não está nos respositórios; baixe aqui:

ftp://ftp.berlios.de/pub/gift-fasttrack/dists/unstable/main/binary-i386/libfasttrack-gift_0.8.9-1_i386.deb

Após o download, instale-o pelo terminal:

$ sudo dpkg -i libfasttrack-gift_0.8.9-1_i386.deb

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - CONFIGURAR gift:

Como usuário normal, E NÃO COMO ROOT, digite no terminal:

$ gift-setup

Aqui, você deverá responder a várias perguntas. LEMBRE-SE DE RESPONDER À PRIMEIRA COM O NÚMERO 1, SENÃO TODO SEU TRABALHO SERÁ EM VÃO. Para as outras questões, apertar a tecla [ENTER] significa que você aceita a resposta padrão, suficiente na maioria dos casos, mas como não estou a fazer isto agora, um pouquinho de conhecimento de Inglês básico não fará falta.
À determinada altura, ser-lhe-á perguntado quais plugins você quer usar. Responda exatamente assim:

OpenFT:Gnutella:FastTrack

(uma boa técnica é copiar (Ctrl + C) & colar (Ctrl + V) OU, se você tiver mouse ótico, selecionar o texto e apertar o botão do meio no terminal)

Outras coisas que você precisará informar são as pastas para download (incoming) e upload (outgoing), bem como os limites de download e upload. Aí, vai depender da rapidez de sua conexão.

Tudo respondido? Então, você está de volta ao prompt do terminal

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 - CONFIGURAR OS PLUGINS

Confirme se você tem pastas para FastTrack, Gnutella e OpenFT em ~/.giFT, isto é, abra o Nautilus, clique em Ver/Exibir Arquivos Ocultos, clique na pasta .giFT e veja se existem as 03 pastas acima lá dentro. Se não houver, faça-as manualmente pelo terminal:

cd ~/.giFT $ mkdir FastTrack $ mkdir Gnutella $ mkdir OpenFT

(de novo, utilize copiar & colar OU o botão do meio do mouse, se este for ótico)

Bem, você já tem as pastas, mas elas estão vazias. Você precisa copiar os arquivos de configuração que estão em /usr/share/giFT<pasta do plugin> para elas:

sudo cp /usr/share/giFT/OpenFT/OpenFT.conf.template ~/.giFT/OpenFT/OpenFT.conf
sudo cp /usr/share/giFT/OpenFT/nodes ~/.giFT/OpenFT/
sudo cp /usr/share/giFT/FastTrack/FastTrack.conf.template ~/.giFT/FastTrack/FastTrack.conf
sudo cp /usr/share/giFT/Gnutella/Gnutella.conf.template ~/.giFT/Gnutella/Gnutella.conf
sudo cp /usr/share/giFT/Gnutella/gwebcaches ~/.giFT/Gnutella/


(mais uma vez: para evitar erros, não digite os comandos acima, apenas utilize copiar & colar OU o botão do meio do mouse; foi aqui que nosso coleguinha dançou)

Agora, confirme se as permissões estão corretas. Por exemplo,se você for para ~/.giFT/Gnutella e digitar ls -l Gnutella.conf, você deverá ver seu nome de usuário como dono do arquivo e do grupo:


-rw-r--r-- 1 você você 1537 2006-01-12 10:47 Gnutella.conf
(no meu caso fica assim:-rw-r--r-- 1 enceladus enceladus 1537 2006-01-12 10:47 Gnutella.conf)


Se lá estiver root e não seu nome de usuário, altere:

$ sudo chown você Gnutella.conf
$ sudo chgrp você Gnutella.conf


Repita esses procedimentos com todos os arquivos que você copiou das pastas acima (/usr/share/giFT/<pastas dos plugins>) para a ~/.giFT

Precisamos, agora, editar o arquivo OpenFT (só ele):

$ gedit ~/.giFT/OpenFT/OpenFT.conf

Deixe as linhas abaixo comentadas, isto é, deixe-as assim:

#port = 1215
#http_port = 1216


 (Devem ser as linhas 45 e 51, por aí)

Feito isso, salve o arquivo. Isso fará com que o OpenFT use seu comportamento padrão, isto é, usar portas aleatórias. Detalhes, detalhes...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 - TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN:

Agora, abra o Apollon e tudo deverá correr bem. Se houver problemas, tente rodar o gift pelo terminal:

$ giftd -v

Isso fará com que ele mostre todos os erros e/ou problemas que encontrou (em Inglês...). Há até um arquivo de log chamado gift.log na pasta ~/.giFT.

(eu não precisei de nada disto)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É isso. Boa sorte. Funcionou beleza prá mim, que sou cru, vai funcionar melhor ainda prá vocês, que são feras.

Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2006, 22:24 »
Parabéns pelo tutorial!!!!

Eu fui um dos que penou pra fazer o Apollon funcionar aqui no meu PC!

Se tivesse esse tutorial as coisas seriam bem mais fáceis!

Abraços!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline layon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2006, 03:49 »
kara fiz tudo certo mas soh esta conectando o opentf
naum sei o q fiz de errado espero a sua ajuda para resolver o problema

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2006, 08:43 »
Citação de: "layon"
kara fiz tudo certo mas soh esta conectando o opentf
naum sei o q fiz de errado espero a sua ajuda para resolver o problema


confirme que não há espaços na linha abaixo (e nas outras também): (outra coisa, confirme que vc. não trocou maiúsculas por minúsculas e vice-versa, não só nessa linha, mas em todos os outros comandos & textos). Por fim. será que vc. não estava como root antes de digitar algum dos comandos que exigiam usuário comum?

OpenFT:Gnutella:FastTrack


Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2006, 11:01 »
Em algumas distros, o Apollon pode ser instalado com facilidade, mas no Ubuntu é um pouco mais complicado, acho que devido este ter interface Gnome e o Apollon ser uma aplicação para o KDE.
Realmente colocar todo roteiro num só post ficou bom. Eu antes instalei o apollon+gift no Ubuntu seguindo orientação deste forum, mas de fontes variadas e depois de algumas tentativas e erros. Fiquei até com vontade de fazer um roteiro de instalação para aqueles que ainda não tinham instalado, mas depois de tantas modificações (re-instalações, gift-setup,etc) acabei concluindo que não tinha um roteiro seguro, não sabia exatamente os comandos necessários para faze-lo funcionar corretamente. Tanto é verdade, que ao reinstalar o Ubuntu 5.10, a minha tentativa de instalação do apollon corretamente foi sem sucesso. Instalei o Limewire.
Hoje, seguindo o roteiro de instalação re-editado acima, estou com o Apollon funcionando com as redes fasttrack, gnutella e OpenFT.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline layon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2006, 16:40 »
Primeiramente vc fez um ótimo post eu refiz todo o tutorial seguindo a sua sugestão de copiar e colar e deu tudo certo
 :lol:  continue assim fazendo tutoriais para instalar programas pois sou iniciante na area linux e toda ajuda q vier é bem vinda

Obrigado

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:06 »
Citação de: "layon"
Primeiramente vc fez um ótimo post eu refiz todo o tutorial seguindo a sua sugestão de copiar e colar e deu tudo certo
 :lol:  continue assim fazendo tutoriais para instalar programas pois sou iniciante na area linux e toda ajuda q vier é bem vinda

Obrigado


Falou, garotão!!!:lol:
Nevermore! Nevermore! - Poe

Nick

  • Visitante
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2006, 22:40 »
Vixi, parei com Apollon.
Mas o Tutorial eh do bagaio memo! Parabens!
Estou usando o mega super rapido Limewire 4.9 Full crack piratex.

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2006, 05:37 »
Citação de: "Nick"
Vixi, parei com Apollon.
Mas o Tutorial eh do bagaio memo! Parabens!
Estou usando o mega super rapido Limewire 4.9 Full crack piratex.


Acredite em mim: o Apollon, depois de configurado corretamente, é muuuuuuito melhor que o Limewire.
E que negócio é esse de usar programa pirata no Linux? Você não está indo contra toda a filosofia do software livre?
Repense, repense...

Anyway, obrigado pelos elogios.
Nevermore! Nevermore! - Poe

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2006, 13:49 »
Citação de: "Nick"
E vc acha que eu estou preocupado com a filosofia do software livre? Isso é coisa de Xiita jow, coisa que eu nao sou e jamais vou ser.
Não passo um pano nem pro Linux nem pro Windows nem pra sistema algum. Se é pirata ou nao, tbm nao to nem ai, contanto que funcione bem...Mas tem que funcionar bem! Um detalhe: Isso nao é apologia a pirataria nem nada, como eu ja disse uma vez aki no forum.
O que importa é que o programa satizfaz minhas necessidades e ponto final, acabo.
Fuiz


Nossa, parabéns pela lucidez...
O negócio é levar vantagem a qualquer preço, certo?
Os fins justificam os meios, certo?
Dane-se o resto, certo?
Falou, carcará!
You can't always get what you want

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2006, 14:04 »
basicamente sim ! os fins justificam os meios

concordo com o nick , unica diferenca eh que passo o pano pro linux,
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline yuriquel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:51 »
Parabens Kra, belo post, tambem vinha quebrando a cabeça pra rodar o apollon mas depois desse tutorial já foi vlw!!!

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2006, 17:44 »
Citação de: "ceti"
Nossa, parabéns pela lucidez...
O negócio é levar vantagem a qualquer preço, certo?
Os fins justificam os meios, certo?
Dane-se o resto, certo?
Falou, carcará!


Que fique claro que estou sendo irônico aqui.
Não concordo em nada do que o Nick disse.
You can't always get what you want

Offline gersonab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2006, 16:34 »
Fiz tode este procedimento conforme dito , até utilizei o copiar / colar para evitar erros , aparentemente instalou tudo certinho , não houve erro e as pastas foram criadas , porém não encontro o executante do apollon ?

o que faltou ?

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Apollon + giFT : como instalar, inclusive Kazaa
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2006, 17:41 »
Caro gersonab,

esse tuto é antigo e agora desnecessário, porque o Apollon e o giFt já estão nos repos oficiais, pelo menos no Dapper.

Abra o Synaptic ou use o apt-get install no terminal e instale esses pacotes:

apollon
gift
libares-gift ------------------------> Ares
libfasttrack-gift -------------------> FastTrack
libgnutella-gift ------------------->  Gnutella
libopenft-gift --------------------->  Openft

É possível que eles peçam prá instalar algumas dependências também, se vc. ainda não as tiver instalado antes. Aceite e correrá tudo bem.

[]s
Nevermore! Nevermore! - Poe