Autor Tópico: diferentes permissões para a mesma pasta  (Lida 1630 vezes)

Offline chikoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
diferentes permissões para a mesma pasta
« Online: 13 de Dezembro de 2007, 17:22 »
Olá amigos, em minha empresa migrei do windows para o ubuntu e sou iniciante a respeito deste.
Já estou com a rede montada e até aprendi a compartilhar as pastas pelo samba, mas entendo muito pouco sobre as permissões e sobre estas, queria resolver um problema que estou tendo com uma pasta, e o problema é o seguinte:
compartilho a pasta com todos os usuários, sendo que, dois deles dou permissão total, leitura, escrita, execução, que acredito ser a permissão 777, mas há outros dois usuários que quero que eles somente tenham permissão de leitura sobre a pasta.
Mostrarei os passo que segui, e se alguem ver algo a complementar nestes passos, por favor me ajude, os passos são os seguintes:

no terminal digitei:
-sudo mkdir /home/group
-sudo chmod 777 /home/group/
-gksudo gedit /etc/samba/smb.conf

-acrescentei a linha embaixo do security = user "username map = /etc/samba/smbusers
-adicionei as linhas seguintes ao final do ficheiro:

[group]
  public = yes
  writable = yes
  valid users = sti
  create mask = 0700
  directory mask = 0700
  force user = nobody
  force group = nogroup

- alem do valid user "sti", este quero permissão total de leitura e escrita, a o outro usuário que quero apenas como leitura, é o "administrativo"

como faço para editar nestas linhas, acrescentando o administrativo dentro desta mesma pasta group, colocando o administrativo apenas como leitura e o sti como leitura e escrita.

Agradeço desde já a oportunidade de estar participando do forum, e fiquem com Deus.