Autor Tópico: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história  (Lida 4915 vezes)

alexcosta67

  • Visitante
Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:31 »
Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
Qua, 12/12/2007 - 09:00
“O site OPS! colocou no ar hoje o primeiro texto da coluna "Tux de Saia" que narra as desventuras de uma usuária Windows se aventurando pelo linux.

"Usar o windows parece uma coisa tão orgânica, tão automática, que chega uma hora que nem nos questionamos a razão de fazermos isso e se existem outras opções tão boas ou até melhores do que ele. Aceitei o desafio do Thiago de, apesar de todo meu analfabetismo digital, substituir o windows por uma das distribuições do linux (o ubuntu) e contar aqui minhas desventuras."

Vale a pena acompanhar, o texto esta impagável.”
http://br-linux.org/linux/usuaria-windows-aceita-desafio-de-usar-linux-e-conta-sua-historia


Usar o windows parece uma coisa tão orgânica, tão automática, que chega uma hora que nem nos questionamos o porquê de fazermos isso e se existem outras opções tão boas ou até melhores do que ele. Aceitei o desafio do Thiago de, apesar de todo meu analfabetismo digital, substituir o windows por uma das distribuições do linux (o ubuntu) e contar aqui minhas desventuras.


Começando pela instalação. Baixei o arquivo da internet e meu primeiro baque foi gravá-lo em CD. O arquivo é compactado e eu prontamente descompactei-o, pois me parece uma coisa lógica a se fazer. Nada como um arquivo descompactado, não é mesmo? Pelo visto não era tão lógico, já que ao falar para o meu "personal Linux teacher" o que tinha feito ele levou uns minutos para responder: "QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE?".

Chegando à conclusão que isso era algo absurdo e pecaminoso, me desfiz rapidamente do arquivo descompactado banindo-o para a lixeira. Neste ponto imagino que enquanto eu repito "usuária do linux, usuária do linux" para mim mesma, o meu instrutor deve estar do outro lado do msn repetindo "Nunca será! Nunca será!"...

Gravá-lo também não é muito óbvio, porque ao invés de escolher a opção "criar cd de dados" no Nero, a opção correta é "disc image or saved projects". Ao tentar selecionar o arquivo a ser gravado, consegui desaparecer com o arquivo. Como um arquivo não pode simplesmente evaporar do PC, não era nada que o "Pesquisar arquivos" não pudesse resolver. Sabe-se lá como o arquivo tinha ido parar em uma pasta obscura dos "meus documentos".

Resgatado o arquivo para o desktop e selecionada a opção correta do Nero, não foi difícil terminar a gravação do CD. Isso eu sei fazer. Pronto. Senti-me novamente dominando a situação e, com o Ubuntu já gravado, espero que as próximas etapas de instalação e uso sejam mais fáceis. Mas como não sou mulher de pedir para sair na primeira dificuldade, estarei aqui na semana que vem para falar sobre a instalação.

http://opensadorselvagem.org/pt/tecnologia-e-computacao/tux-de-saia/linux-voce-tambem-pode.html

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:54 »
muuito bom

boa literatura (sou professor de), muito boa narrativa.

e fala bem sobre aquilo que muitos passam. lembrei de quando fui gravar imagem no windows (migrei dele): "é um arquivo em .rar?" heheheheh
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2007, 13:48 »
História interessante. Realmente muito programas do Windows enxergam imagens ISO como se fossem arquivos compactados. Eu lembro da primeira vez que tentei gravar uma usando Nero. Logico que deu errado, ja que gravei como disco de dados. Mas é errando que se aprende.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 14:11 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2007, 17:30 »
Gostei do estilo dela. Vou acompanhar a saga.  :)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:53 »
A um tempo atrás, no fórum gringo tinha uma aposta (acho que de um note) entre amigos, onde o usuário windows deveria usar o ubuntu por um mês e depois veriam se ele não faria tudo que o windows faz.

Alguém lembra?

Sabe no que deu?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2007, 22:28 »
Também vou acompanhar.

Offline farinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:33 »
Nenhum dos problemas que ela relata tem a ver directamente com o linux,
 - se ela fizer o download do windows pelo site do MSDN também vai fazer o download de uma imagem ISO e teria o mesmo problema, faria a mesma asneira com uma versão oficial do Windows.
 - O mesmo no processo de gravação.
 - O arquivo foi para uma pasta "obscura" porque, provavelmente, ela não sabe funcionar com o Nero correctamente.

Como já disse, até agora ela teve dificuldades porque não domina alguns aspectos comuns da informática que nada têm a ver com o linux.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:57 »
Nenhum dos problemas que ela relata tem a ver directamente com o linux,
 - se ela fizer o download do windows pelo site do MSDN também vai fazer o download de uma imagem ISO e teria o mesmo problema, faria a mesma asneira com uma versão oficial do Windows.
 - O mesmo no processo de gravação.
 - O arquivo foi para uma pasta "obscura" porque, provavelmente, ela não sabe funcionar com o Nero correctamente.

Como já disse, até agora ela teve dificuldades porque não domina alguns aspectos comuns da informática que nada têm a ver com o linux.

Concordo. Assim não vale.
Quero ver um usuário comum instalar o Windows XP do zero e configurar todos os drivers.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:14 »
Gostei do estilo dela. Vou acompanhar a saga.  :)

Idem

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2007, 17:51 »
Citar
Quero ver um usuário comum instalar o Windows XP do zero e configurar todos os drivers.

Citar
Como já disse, até agora ela teve dificuldades porque não domina alguns aspectos comuns da informática que nada têm a ver com o linux.

é verdade. usuários comuns não fazem isso. mas talvez seja porque colocam tudo no mesmo saco. para eles não há diferença entre IE e internet. ou entre provedor e servidor. são palavras vazias. creio que a experiência até agora se fundamenta porque tem também o aspecto da "migração". de qualquer forma, estamos no início do relato. é, pra mim, um relato de processo de aprendizagem, no fim das contas (pfffff, cabeça de professor é fogo, viu).

edit
em tempo: também me considero usuário comum, paupérrimo ainda. só que sou curioso, o que é bom, mas me faz explodir o sistema de vez em quando, o que é mau. fazer o quê...
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 17:52 por achteutis »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2007, 18:00 »
Lembrando do usuário comum eu ignorei uma ontem:

Código: [Selecionar]
Numa festa de aniversário, o irmão da aniversariante me chamou para ver o micro de uma prima:

_ Olha só!! Ela comprou esse micro novo, já veio com o Vista, mas porque não tem o Word???

Claro que eu ignorei e fingi que nem ouvi..., onde já se viu, numa festa me chamar pra ver um rWindows Vista??? Credo...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2007, 18:33 »
Citar
Lembrando do usuário comum eu ignorei uma ontem:

Código:

Numa festa de aniversário, o irmão da aniversariante me chamou para ver o micro de uma prima:

_ Olha só!! Ela comprou esse micro novo, já veio com o Vista, mas porque não tem o Word???


Claro que eu ignorei e fingi que nem ouvi..., onde já se viu, numa festa me chamar pra ver um rWindows Vista??? Credo...

credo mesmo. mas usuário em geral é assim mesmo: quer botões que funcionem, e que ele já conheça. qualquer coisa desconhecida (ícones às vezes) ele se perde. eu por exemplo, me perco, e às vezes fácil, eheheheheh...
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Usuária Windows aceita desafio de usar Linux - e conta sua história
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2007, 11:19 »
Depois da minha saga para gravar o arquivo de imagem do ubuntu em CD, decidi colocar mãos à obra e partir para a instalação propriamente dita. Então munida de coragem, comecei a recitar um mantra, acendi um incenso da sorte e me lancei no desconhecido.

Confesso que agora estou mais preocupada em não fazer muita besteira ou cometer alguma heresia já que muitas pessoas ficaram extremamente incomodadas com minha ignorância ao gravar um arquivo ISO e só faltaram me crucificar ao lado de Jesus. Mas já que fui oficialmente apresentada a ele, garanto que isso não acontecerá de novo (não é que ele é um arquivozinho simpático?).

Depois de colocar o CD e reiniciar o computador, ele me pede que escolha algumas opções. Nesta tela também é possível escolher a linguagem apertando o F2. Escolhi a primeira opção e aguardei. Depois de alguns minutos o ubuntu inicia como se estivesse instalado, por orientação de meu personal ubuntu advisor eu testei a conexão de internet antes de prosseguir. Não estava funcionando.

O problema era com a placa wireless do meu notebook, uma Ralink RT61 que é reconhecida automaticamente mas não se conecta à internet automaticamente. Problema resolvido entrando nas opções de configuração de rede, desativando o modo roaming e definindo a configuração para configuração automática de DHCP desativando o modo. Feito isso, minha internet já estava rodando. Certamente eu não teria reparado que a internet não estava funcionando, ou mesmo teria conseguido resolver o problema sem ajuda, se minha placa é reconhecida e funciona quando acerto as configurações manualmente, porque ela não funciona automaticamente? Algo a se resolver nas próximas versões do Ubuntu eu espero. Mas voltando.

Cliquei no ícone "instalar ubuntu" e o assistente de instalação começou. Algumas perguntinhas básicas, sem dificuldades, até o momento em que ele pede que eu selecione a forma de particionamento. Eu não entendo nada deste processo e, como ia substituir completamente minha instalação windows do notebook pelo Ubuntu, selecionei a opção “assistida”. O particionamento assistido, como indicado pelo assistente de instalação, ocupa todo o HD formatando o conteúdo. Maiores detalhes sobre o processo de particionamento podem ser obtido aqui.

A instalação foi extremamente fácil e se não fosse a minha placa eu não teria empacado em passo algum, e dado momento do processo de instalação eu pude perceber o motivo de ser importante ter uma conexão com a internet durante o processo. O Ubuntu baixa as traduções de alguns programas que serão instalados.

Porém, mais assustador que a instalação foi a recepção que tive como nova usuária por parte dos muitos usuários avançados. Enquanto vários me receberam superbem, alguns me ridicularizaram. Isso é extremamente desencorajador para um usuário leigo. Se o objetivo dos usuários do linux é que ele seja mais difundido, não é com este tipo de recepção que irão conseguir.

Aproveito para deixar o link de um texto do site Linuxchix que fala sobre o porquê de não existirem muitas mulheres entre os usuários deste sistema. UM dos motivos citados é exatamente este: Não - faça iniciantes se sentirem indesejáveis ou fora de lugar.

http://opensadorselvagem.org/pt/tecnologia-e-computacao/tux-de-saia/instalando-o-ubuntu-a-saga-continua.html