Autor Tópico: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft  (Lida 13633 vezes)

boi

  • Visitante
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:12 »
Só para complementar, a história da relação do Icaza com a Microsoft é longa, ele até já andou tentando um emprego por lá. Confiram essa entrevista dele, publicada na Info em 2003:

http://info.abril.com.br/edicoes/208/arquivos/2443_1.shl

Estou postando usando o browser konqueror, do KDE4-rc2. O rc2 está bem estável, só continuo não gostando muito do visual. É muito Vista-like, até os efeitos lembram os do aero. Só o painel que é um pouco diferente, provavelmente foi desenhado para lembrar o visual do iphone.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:23 »
Só para complementar, a história da relação do Icaza com a Microsoft é longa, ele até já andou tentando um emprego por lá. Confiram essa entrevista dele, publicada na Info em 2003:

http://info.abril.com.br/edicoes/208/arquivos/2443_1.shl

Estou postando usando o browser konqueror, do KDE4-rc2. O rc2 está bem estável, só continuo não gostando muito do visual. É muito Vista-like, até os efeitos lembram os do aero. Só o painel que é um pouco diferente, provavelmente foi desenhado para lembrar o visual do iphone.
Qual distribuição estás a usar?

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

boi

  • Visitante
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:54 »
Qual distribuição estás a usar?
Estou usando o Archlinux, com o KDE4 instalado a partir de um repositório não oficial. Aqui o tópico sobre esse repositório no fórum do Archlinux:

http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=33536

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2007, 20:16 »
Gnome vai mesmo para o brejo?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2007, 20:43 »
Vai nada, cara, não é tão simples assim não...

boi

  • Visitante
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2007, 20:47 »
Gnome vai mesmo para o brejo?

Acho que não. Vai continuar firme e forte, e continuará a ser o ambiente mais popular, a não ser que o Ubuntu resolva abandonar o Gnome. A popularidade atual do Gnome se deve exclusivamente ao Ubuntu. Antes do Ubuntu o KDE era o ambiente mais popular do Linux, o Gnome só subiu em popularidade por ter sido adotado como padrão pela distro mais usada. Claro que o Ubuntu também pode cair, sendo ultrapassado por distros que tenham o KDE por padrão, e aí o Gnome cairia junto.

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2007, 20:52 »
Citar
Gnome vai mesmo para o brejo?
Quem sabe?

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:03 »
Enquanto o Gnome for software livre, continuo usando. Me serve muito bem, o que não acontece com as alternativas. Óbvio, questão de gosto e costume.

E se o Icaza resolver viajar na maionese de vez, não tenho dúvida que sai um fork do Gnome. E provavelmente eu iria pra esse fork.

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2007, 01:39 »
Já houve rumores de que que o gnome 3 (topaz) seria um fork do gnome atual.

Vale lembrar que com o Ubuntu adotando o gnome, é mais fácil o Icaza abandonar o projeto do que uma parceria com a MS.

Também é bom ressaltar o projeto moonlight, que seria o silverlight opensource, até onde eu sei a MS está apoiando esse projeto, mas posso estar enganado.

Coisas pra lembrar:
A MS não é o diabo
SL não é a salvação da humanidade
O tema do MAC OSX ainda é o mais copiado
o WMaker foi feito por um brasileiro( vamos ajudar a desenvolvê-lo! )
Apesar de poderem pagar, muitos americanos pirateiam o windows
Algumas idéias do Stallman são bem interessantes( nem todas, só algumas )
Entusiastas de python não gostam de JAVA( ao menos os que eu conheço )

não levem tudo a sério, bom humor não machuca ninguém  ;D

Piras

  • Visitante
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #24 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:25 »
Nem tanto ao mar nem tanto a terra!

Nâo sou radical em nenhum sentido. Gosto do Gnome enquanto ele for software livre. Se deixar de ser livre, pelas limitações práticas decorrentes desta perda de liberdade, me verei obrigado a mudar de ambiente gráfico.

Agora, francamente, não acredito que a posição individual de uma única pessoa, mesmo sendo o líder do projeto possa produzir uma mudança como essa. As pessoas hoje em dia perderam o sentido do coletivo: Miguel de Icaza é importante, mas não é o Gnome. O Gnome é um projeto comunitário, não a casa do Sr. Icaza. Quando o Líder do Gentoo se bandeou para a Microsoft a distro continuou a existir, com suas virtudes e seus problemas.

*-*-*-*-*

Caro boi,

Frequentemente eu tenho o prazer de concordar com você, principalmente na crítica ao "ubuntismo" mais radical, ou "baba ovo", como você diria. Mas, francamente, você não acha que dizer "o Gnome não faz falta a ninguém" não é um pouco rude da sua parte?

Afinal, quem gosta do Gnome - como é o meu caso - por acaso é ninguém? Ou será que a criatura que aprecia o Gnome é tão esquisita que seria incapaz de alimentar sentimentos diferentes do seus? Faço esta última pergunta por imaginar que você ficaria bastante chateado se o seu ambiente gráfico preferido sumisse, não é mesmo? Então, é de se supor que os usuários do Gnome sentiriam também falta do seu ambiente predileto se ele desaparecesse! Salvo, é claro, se você presumir que a preferência pelo Gnome seja um sentimento tão estúpido que não tenha relevância nenhuma.

Acho que você e o sylvester têm todo o direito de defender com unhas e dentes cada uma de suas idéias e preferências, inclusive a preferência pelo KDE. Toda discussão faz sentido se for alimentada por bons argumentos. Mas acho que afirmações como "o Gnome não fará falta a ninguém" são de um radicalismo tão arrogante que beiram o desrespeito. É neste ponto a discussão Gnome vs. KDE perde totalmente o sentido.

Acho que podemos discutir qualquer assunto, inclusive este, de uma outra forma.

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 02:28 por Piras »

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #25 Online: 13 de Dezembro de 2007, 07:29 »
Piras, o problema todo é que o povo que é tão fã do gnome, quer comparar o Gnome do Ubuntu, que é muito, mas muito modificado, com o KDE de certas distros por aí. Tenho quase certeza, que se essas pessoas fossem apresentadas ao KDE de um Slackware, por exemplo, ficariam bem mais favoráveis a ele. A diferença é gritante, o KDE padrão é mais clean, leve, e muito rápido. Outro KDE bom é o KDEmod do Arch Linux, que é modificado, mas é muito interessante.

Enquanto vocês se degladiam, eu fico aqui com meu XFCE. Por sinal, vocês conhecem o XFCE? Na minha opinião, ele é o melhor "substituto" do GNOME na minha opinião. Leve, simples e rápido.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #26 Online: 13 de Dezembro de 2007, 07:46 »
Nem tanto ao mar nem tanto a terra!

Nâo sou radical em nenhum sentido. Gosto do Gnome enquanto ele for software livre. Se deixar de ser livre, pelas limitações práticas decorrentes desta perda de liberdade, me verei obrigado a mudar de ambiente gráfico.

Agora, francamente, não acredito que a posição individual de uma única pessoa, mesmo sendo o líder do projeto possa produzir uma mudança como essa. As pessoas hoje em dia perderam o sentido do coletivo: Miguel de Icaza é importante, mas não é o Gnome. O Gnome é um projeto comunitário, não a casa do Sr. Icaza. Quando o Líder do Gentoo se bandeou para a Microsoft a distro continuou a existir, com suas virtudes e seus problemas.

*-*-*-*-*

Caro boi,

Frequentemente eu tenho o prazer de concordar com você, principalmente na crítica ao "ubuntismo" mais radical, ou "baba ovo", como você diria. Mas, francamente, você não acha que dizer "o Gnome não faz falta a ninguém" não é um pouco rude da sua parte?

Afinal, quem gosta do Gnome - como é o meu caso - por acaso é ninguém? Ou será que a criatura que aprecia o Gnome é tão esquisita que seria incapaz de alimentar sentimentos diferentes do seus? Faço esta última pergunta por imaginar que você ficaria bastante chateado se o seu ambiente gráfico preferido sumisse, não é mesmo? Então, é de se supor que os usuários do Gnome sentiriam também falta do seu ambiente predileto se ele desaparecesse! Salvo, é claro, se você presumir que a preferência pelo Gnome seja um sentimento tão estúpido que não tenha relevância nenhuma.

Acho que você e o sylvester têm todo o direito de defender com unhas e dentes cada uma de suas idéias e preferências, inclusive a preferência pelo KDE. Toda discussão faz sentido se for alimentada por bons argumentos. Mas acho que afirmações como "o Gnome não fará falta a ninguém" são de um radicalismo tão arrogante que beiram o desrespeito. É neste ponto a discussão Gnome vs. KDE perde totalmente o sentido.

Acho que podemos discutir qualquer assunto, inclusive este, de uma outra forma.


e porque é que o meu nome anda por aí?
Ainda tenho o gnome/fedora!
è claro que o kubuntu tem-se portado tão bem que deve estar para breve 100 por cento kde

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2007, 07:48 »
Piras, o problema todo é que o povo que é tão fã do gnome, quer comparar o Gnome do Ubuntu, que é muito, mas muito modificado, com o KDE de certas distros por aí. Tenho quase certeza, que se essas pessoas fossem apresentadas ao KDE de um Slackware, por exemplo, ficariam bem mais favoráveis a ele. A diferença é gritante, o KDE padrão é mais clean, leve, e muito rápido. Outro KDE bom é o KDEmod do Arch Linux, que é modificado, mas é muito interessante.

Enquanto vocês se degladiam, eu fico aqui com meu XFCE. Por sinal, vocês conhecem o XFCE? Na minha opinião, ele é o melhor "substituto" do GNOME na minha opinião. Leve, simples e rápido.
Já experimentei e gostei muito do xfce, mas a configuração é um pouco complicada.
Mas que é lindo e leve, lá isso é!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #28 Online: 13 de Dezembro de 2007, 09:34 »
Pessoal,

O Miguel de Icaza não é mais líder do projeto GNOME.

Ele nem sequer é mais membro da diretoria da GNOME Fundation.

Ele é apenas mais um membro da GNOME Fundation, como os milhares de desenvolvedores que contribuem com o projeto.

As opinião dele, são apenas opiniões pessoais, nada dizem respeito aos posicionamentos da GNOME Fundation.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft
« Resposta #29 Online: 13 de Dezembro de 2007, 09:53 »
Como disse ontem: nada como chamar a atenção...