Autor Tópico: Prefeitura de SP nega que abandonará o código aberto nos telecentros  (Lida 2110 vezes)

alexcosta67

  • Visitante
E eu acredito em papai noel...

http://br-linux.org/linux/tigoverno-prefeitura-de-sp-nega-que-va-abandonar-o-codigo-aberto-nos-telecentros

TI&Governo: Prefeitura de SP nega que vá abandonar o código aberto nos telecentros
Tue, 11/12/2007 - 11:14
Lembra do convite do BR-Linux a que a prefeitura de SP se manifestasse sobre o que está acontecendo em seus telecentros, publicado na semana passada? O motivo eram as notícias e declarações sobre a substituição do software livre por Windows Vista, que exigiria um custoso upgrade de hardware em todas as estações.

Pois segundo a newsletter TI&Governo, citada pelo PSL-Brasil, Waldemar Junqueira Ferreira Neto, coordenador-geral de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo, declarou ontem em um debate sobre o mesmo assunto: “Não compramos nada da Microsoft. O protocolo não fala nada de compra. Jamais vamos abandonar o Linux.”




Segundo ele, o que está acontecendo é simplesmente a instalação de Windows Vista (doado) em uma máquina de cada telecentro, para suportar o software Virtual Vision (também doado), que serve para ajudar deficientes visuais a acessar a Internet.

Trecho: "Waldemar não gastou dinheiro com software. Para instalar Windows, entretanto, Waldemar precisava de equipamentos com configuração melhor. Resolveu instalar o Virtual Vision no servidor de cada um dos telecentros, porque o servidor tem memória de 1 gigabyte, e suporta bem a instalação do Windows Vista. Esses servidores já não eram mais suficientes para o papel de gestão da rede. Para isso, ele está comprando, aos poucos, servidores com processador mais rápido e memória de 2 gigabytes. Ele tem de comprar do último vencedor de licitação, com registro de preços na prefeitura; no caso, é a Positivo Informática.

Em outras palavras, Waldemar vai instalar uma única cópia do Windows Vista num único computador por telecentro, e não vai pagar nada à Microsoft."

Vale lembrar que a divulgação pela imprensa de que a prefeitura estaria substituindo o software livre pelo Vista, a custo altíssimo, ocorreu ainda em outubro, incluía declaração do mesmo Waldemar, e não havia sido negado em público desde então.

Saiba mais (planoeditorial.com.br).
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 12:39 por alexcosta67 »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: TI&Governo: Prefeitura de SP nega abandonará o código aberto nos telecentros
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:43 »
E eu no coelhinho da páscoa. Mais de todo modo as pressões da comunidade de software livre começou, e caso isso realmente aconteça vai repercutir negativamente. E político nenhum quer repercussões negativas. O que nos resta é pressionar.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Prefeitura de SP nega que abandonará o código aberto nos telecentros
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:38 »
Aí juntou três ingredientes super delicados: política, windows e custo altíssimo.  Alguém imagina o resultado dessa mistura?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Prefeitura de SP nega que abandonará o código aberto nos telecentros
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:50 »
Infelizmente acho que a  Luzia já está atras da horta...

Isso daí para mim é cortina de fumaça.


Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Prefeitura de SP nega que abandonará o código aberto nos telecentros
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2007, 09:20 »
Olá pessoal,

Enviei um tópico há poucos com o debate que ocorreu em SP sobre o episódio dos telecentros. Vale a pena conferir:

Citar
Telecentros de SP: Debate mostra superioridade do Software Livre
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29311.0.html

Abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / PR / Brasil
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes