Autor Tópico: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?[RESOLVIDO]  (Lida 3398 vezes)

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?[RESOLVIDO]
« Online: 18 de Setembro de 2008, 20:34 »
Hj ao ir para o trabalho recebi um telefonema de minha mulher perguntando pq eu havia formatado o  HD? Eu disse que não havia feito isto e ai começou um dilema ela usa o windows e não arreda o pé de jeito nenhum como só temos 1 pc faço um dual boot, windows xp/Ubuntu 7.10.  eu disse que ela poderia ter recebido algum email ou clicado em alguma coisa inadiverditamente mas ela disse que não,            eu a considero uma usuária avançada do windows, mas este fato gerou um certo desconforto eu dizendo que foi culpa dela, e ela dizendo que foi por causa do Ubuntu, segue abaixo minhas dúvidas:

1) Estou reamente seguro usando o ubuntu sem um anti-vírus?

2) O que pode ter ocorrido realmente?

3) È possível que o que supracitei possa ter sido oriundo do ubuntu?

4) Estava usando o Guarddog mas tirei ele não estava sabendo abrir portas de um cliente de torrent, reinstar o Guarddog poderia ter evidtado este sinistro?


Aguardo uma ajuda !!!



« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 21:26 por Jhonny Roger »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2008, 21:31 »


O que aconteceu realmente? não carrega nem W$ nem Ubuntu? o grub aparece? a BIOS carrega? Sem saber mais é difícil dizer alguma coisa.

Citar

1) Estou reamente seguro usando o ubuntu sem um anti-vírus?
Sim , está. O único risco é repassar um vírus para alguém que use W$ ( por e-mail, p. ex.).

Citar
2) O que pode ter ocorrido realmente?
Mais informações...

3) È possível que o que supracitei possa ter sido oriundo do ubuntu?
Quase impossível, já que ele nem carregou, ao que entendi.

Citar
4) Estava usando o Guarddog mas tirei ele não estava sabendo abrir portas de um cliente de torrent, reinstar o Guarddog poderia ter evidtado este sinistro?

Duvido muito, nenhum vírus atual faz esse escândalo... ele simplesmente se apossa da máquna em silêncio. Estou apostando mais numa falha geral do HD. Poste mais para ver o que se pode tentar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2008, 22:12 »
Após minha mulher ter reinstalado o xp e o ubuntu ela seguiu um tutorial do hamacker e já tá tudo normal o que acontece agora é que após usar o pc por mais de doze horas seguidas ele trava na apresentação da placa mãe(ASUS A8VX), recebi uma dica que poderia ser placa mãe ou fonte mas o amigo focou sua ajuda na fonte o que farei assim que tiver tempo trocarei por uma de maior potência real.

Quanto ao meu HD ele é SATA de 160GB SANSUNG ela usa o bit comet pra baixar filmes e disse que ele trava e deixa um aviso no rodapé dá página dizendo que o arquivo estava com algum código malicioso eu uso o deluge mas nunca percebi algo deste tipo vc acha possível que algum código malicioso possa ter vindo atraves desses sites(bj share/mania torrent)?

Aguardo mais uma ajuda!!!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 22:14 por Jhonny Roger »

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2008, 22:26 »
Muito dificil de responder o que aconteceu, mas quando um computador esta ligado em rede e Internte pode ter cido muita coisa, inclusive um codigo malicioso ou um ataque, ou até uma falha do hd ou código mal aplicado como root, mas durante o tempo que usei dual boot e mesmo sem o dual boot todas as vezes que tive problema por perda de dados foi causado por mim mesmo enquanto tentava aprender mais ou fazendo alguma ação sem pesar nas consequências ou sem saber...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2008, 22:28 »
Bom saber que está tudo funcionando agora...  :D Quanto ao travamento, é provável que seja superaquecimento após tantas horas de uso; sugiro abrir o gabinete e verificar o conjunto cooler/dissipador quanto à limpeza: ele acumula muito pó, o que pode causar o problema. Quanto à fonte, procure uma de boa marca, com potência de pico de 700 W (450 W nominais).
Quanto ao aviso de código malicioso, é bem provável - tudo o que se baixa de sites não-confiáveis é potencialmente perigoso. Mas dificilmente iria travar o computador; muito mais provavelmente iria conseguir seus dados pessoais, senhas de banco e etc.  sem fazer barulho. Sugiro fortemente instalar uma firewall confiável (www.zonelabs.com) no W$ e a Firestarter no Ubuntu. É o que faço, e nunca tive problemas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2008, 00:47 »
firestater é melhor do que o guarddog?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD amanheceu vazio o que pode ter ocorrido?[RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2008, 23:34 »
Pelo que li, GuardDog seria mais indicada para servidores. Para máquinas comuns, estou bastante satisfeito com a Firestarter, bem fácil de configurar e sem problemas até aqui.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB