Autor Tópico: Quais serviços posso excluir da inicialização???  (Lida 4153 vezes)

Offline Saul.Lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Quais serviços posso excluir da inicialização???
« Online: 08 de Janeiro de 2006, 11:34 »
Bem, o caso é o seguinte. Tenho em meu cybercafé algumas máquinas Semprom 2.400 com apenas 112 MB de RAM + 16 MB de vídeo onboard. Como a placa mãe não aceita compartilhar menos 16 MB para vídeo, eu gostaria de desabilitar alguns serviços da inicialização para liberar mais mémória. Gostaria de saber quais serviços desnecessários eu posso desabilitar de meu Kubuntu Breezy 5.10 para que ele continue funcionando sem prejuízo sem problemas e fique mais ágil. Como não temos impressora nessas máquinas, acho que a primeira coisa que vou  fazer é desabilitar o CUPS. Quais outros serviços posso desabilitar em meu rc2.d?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Quais serviços posso excluir da inicialização???
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2006, 20:00 »
Bom... depende de como vc usa o micro.

Veja algumas coisas que eu desabilitaria:

Anacron, atd e cron (são todos gerenciadores de tarefas. não sei se você os utiliza para executar tarefas agendadas de tempo em tempo).
postfix, fetchmail, tftpd-hpa, mysql, ssh, apache2, cupsys, samba, nfs (samba e nfs são pra compartilhamento de arquivos. Não sei se vc permite que os usuários compartilhem arquivos).

Agora tem outros que nem aparecem aqui na ferramenta de serviços, mas no Boot Up Manager (pra instalar use sudo apt-get install bum) aparecem: hjotkey-setup, pcmcia, apmd, acpi-support (todos esses pra notebooks), hplip (pra impressoras hp), powernowd (pra processadores novos de notebook que permitem alterar a velocidade "a quente"), bluez-utils (serve pra dispositivos bluietooth que vem geralmente com notebooks), rsync.

Se você não usa som pode tirar o alsa também.

Agora vc entendeu porque o Ubuntu é a melhor distribuição Linux atualmente pra notebooks né? rs. Vem muita coisa configurada ja e habilitada por padrão.

Espero ter ajudado.

[]s

Offline etapombas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
    • Ver perfil
    • Baixar.info
Quais serviços posso excluir da inicialização???
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2006, 10:43 »
Geralmente quem costuma a fazer esse tipo de pergunta, sao aqueles caras q conhecem bem o windows. E assim como "EU" sempre queria descobrir algum servico novo pra excluir ;)