Ficou espaço no HD sem aproveitar. Dá pra incluir no Ubuntu?

Iniciado por volneilo, 07 de Dezembro de 2007, 00:24

tópico anterior - próximo tópico

volneilo

Pessoal, eu tenho XP e Ubuntu na minha máquina. Examinando a distribuição de uso do espaço do HD, notei que ficaram uns 3 gigas "no ar", pois não estão formatados nem para o XP, nem para o Ubuntu. Gostaria de "anexá-los" ao Ubuntu... É possível? Como fazê-lo?
  Bom... pela pergunta já deu pra notar que eu sou aprendiz de iniciante... portanto, por favor, peguem leve... ::).
  Gracias!!!!

clcampos

Pode sim. Precisa saber onde esta este espaço vago, e para não ter problemas você pode colocar ele como seu diretório /home, por exemplo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

volneilo

Puxa, clcampos, isso é que é agilidade.... obrigado pela resposta rápida  :D !

Estava mesmo olhando que tem um tópico do sabi, logo abaixo do meu, que trata de um assunto selelhante... tirar espaço do XP e acrescentar no Ubuntu. Mas, pra ser  bem franco mesmo, eu preciso de um passo-a-passo bem detalhado, senão acho que não consigo. Dá pra fazer pelo GParted? Ou é na base de comandos pelo terminal?

clcampos

Formatar o HD sim, mas acho que terá que passar pelo terminal para completar toda a operação. O ideal aqui é você dar todos os detalhes possíveis.

Particionamento do HD
Onde esta este buraco
Posta ai o resultado do comando: sudo fdisk -l e também do blkid

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

volneilo

Vamolá:

volnei@volnei-desktop:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for volnei:

Disco /dev/sda: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x2f679b6b

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        1912    15358108+   c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda2            1913        2936     8225280   83  Linux
/dev/sda3            3001        4088     8739360    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda4            2937        3000      514080   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda5            3001        4088     8739328+   b  W95 FAT32

Partições lógicas fora da ordem do disco
volnei@volnei-desktop:~$

E do blkid:

volnei@volnei-desktop:~$ blkid
/dev/sda1: LABEL="SISTEMA" UUID="888B-DC5E" TYPE="vfat"
/dev/sda2: UUID="01b15f4d-2f22-4c8a-961c-8c1b04c37e90" SEC_TYPE="ext2" TYPE="ext3"
/dev/sda4: UUID="f32dbdf3-3a17-49a7-a39d-71a193f258e2" TYPE="swap"
/dev/sda5: LABEL="DADOS" UUID="188B-CC17" TYPE="vfat"
volnei@volnei-desktop:~$

É isso...

clcampos

É... cola aqui um screenshot do gparted... assim a gente ve onde esta a partição não formatada.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

volneilo

Finalmente consegui.....

clcampos

O ideal ao mexer em um HD é usar o LiveCD, mas como no caso você vai mexer em uma parte não usada do HD não acredito que tenha problemas. Para formatar esta parte você pode sim usar o gparted.

No seu caso eu criaria uma partição /home separada, assim facilitaria sua vida, até mesmo em uma mudança de versão do Ubuntu.

E o ideal é que você faça isto tudo de uma vez só, pois ao criar esta partição as informações de UUID podem mudar, ou até mesmo como estas partições são vistas pelo sistema (/dev/sda1, /dev/sda2 ....).

Vou ser franco, eu acho que mexer nisto é mesmo uma tarefa delicada. Você pode usar o tutorial do wiki apresentado abaixo, mas se quiser posso tentar ajudá-lo, e sei que existem muitas pessoas aqui no fórum que também estão disponíveis.

Mover o /home para uma nova partição

Quando for fazer a tarefa procure fazer tudo de uma vez. Os passos de forma bastante reduzidos são:

• "Criar" a partição
  • Descobrir como ficaram as informações sobre as partições no sistema. Isto é feito através dos comandos:

• blkid
    • sudo fdisk -l
  • Alterar o arquivo /etc/fstab para a montagem automática da nova partição
  • Verificar as informações de UUID no arquivo /etc/fstab
  • Verificar as informações de UUID no arquivo /boot/grub/menu.lst
  • No caso de estar criando uma partição para o /home atente ainda para:

• Copiar (ou mover) todo o conteúdo do diretório /home para esta nova partição (não o diretório /home, apenas seu conteúdo)
    • Verificar as permissões destes arquivos (devem estar intactas)
    • Manter na partição raiz (/) o diretório /home, que servirá de ponto de montagem para a nova partição

É mais ou menos isto.

[]'s e estou a disposição para ajudá-lo

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!