Ficou espaço no HD sem aproveitar. Dá pra incluir no Ubuntu?

Iniciado por volneilo, 07 de Dezembro de 2007, 00:24

tópico anterior - próximo tópico

volneilo

Pessoal, eu tenho XP e Ubuntu na minha máquina. Examinando a distribuição de uso do espaço do HD, notei que ficaram uns 3 gigas "no ar", pois não estão formatados nem para o XP, nem para o Ubuntu. Gostaria de "anexá-los" ao Ubuntu... É possível? Como fazê-lo?
  Bom... pela pergunta já deu pra notar que eu sou aprendiz de iniciante... portanto, por favor, peguem leve... ::).
  Gracias!!!!

clcampos

Pode sim. Precisa saber onde esta este espaço vago, e para não ter problemas você pode colocar ele como seu diretório /home, por exemplo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

volneilo

Puxa, clcampos, isso é que é agilidade.... obrigado pela resposta rápida  :D !

Estava mesmo olhando que tem um tópico do sabi, logo abaixo do meu, que trata de um assunto selelhante... tirar espaço do XP e acrescentar no Ubuntu. Mas, pra ser  bem franco mesmo, eu preciso de um passo-a-passo bem detalhado, senão acho que não consigo. Dá pra fazer pelo GParted? Ou é na base de comandos pelo terminal?

clcampos

Formatar o HD sim, mas acho que terá que passar pelo terminal para completar toda a operação. O ideal aqui é você dar todos os detalhes possíveis.

Particionamento do HD
Onde esta este buraco
Posta ai o resultado do comando: sudo fdisk -l e também do blkid

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

volneilo

Vamolá:

volnei@volnei-desktop:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for volnei:

Disco /dev/sda: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x2f679b6b

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        1912    15358108+   c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda2            1913        2936     8225280   83  Linux