Autor Tópico: Ubuntu instalado... e para instalar o xp agora?  (Lida 3714 vezes)

grilo.sbc

  • Visitante
Ubuntu instalado... e para instalar o xp agora?
« Online: 09 de Janeiro de 2006, 11:29 »
Olá pessoal sou novo com o ubuntu, e em um momento decidi ficar sem windows, entao formatei todo meu hd e instalei apenas o ubuntu, só que agora eu vi que é necessario o windows pois nao existe driver para minha impressora, e o pessoal aqui de casa já tah reclamando.

Gostaria de saber como eu faço pra instalar o xp no mesmo hd que esta instalado o ubuntu, eu tentei criar uma fat32 pelo gparted e pelo qtparted e nao deu certo, nao aparece as opçoes para particionar, no gparted por exemplo exibe um cadeado ao lado da particao ext3. tentei dar um sudo gparted no terminal e nao adiantou

também tentei dar um unmount pelo proprio gparted mas mostrava um erro, algo de que a particao requerida estava em uso.

voces podem me explicar passo a passo? naum estou acostumado com o ubuntu ainda.

tambem keria saber como fazer o dual boot... tipo OU iniciar com ubuntu OU iniciar com o xp

agradeço a todos.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Ubuntu instalado... e para instalar o xp agora?
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2006, 11:57 »
o cadeado aparece pq a partição está sendo utilizada pelo sistema

vc vai precisar de um live-CD (Ubuntu/Kubuntu, Kurumin ou outro) e a partir dele vai definir uma partição pro Windows, outra pra swap (memória virtual) e outra pra raiz do sistema (/) e se quiser outra pro home (arquivos pessoais)

swap (até 1 GB)
/ (a partir de 2 GB)
home (a partir de 5 GB)
windows
(a partir de 2 GB)

3 ou 4 partições, no tamanho que desejar

dei apenas um exemplo, depende de vc

abraços