Autor Tópico: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys  (Lida 81571 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2007, 08:28 »
Tem um link em Português? ;D ;D
http://www.howtoforge.com/ubuntu-linux-mint-livecd-with-remastersys
T+

tem o artifício técnico, mas deforma os codigos  ;) hehe os codigos vc copia do original  :D

http://64.233.179.104/translate_c?hl=en&langpair=en%7Cpt&u=http://www.howtoforge.com/ubuntu-linux-mint-livecd-with-remastersys

----------
ah, e eu q nao entendia onde estava errando, pois dava errado, daí lembrei que tenho só 800 MB livres, além da swap  ::) disfarça, faz de conta que não estive aqui  ::)

[ ]s
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 08:31 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:03 »
Valeu Eunir,

Seguinte pessoal, fiz a iso e o programinha é um programão, é porreta! :D :D

Preciso de outra orientação, me ocorreu uma duvida quanto ao Aptoncd, como devo proceder para que ele grave as atualizações do ponto onde fiz a iso para frente? Tenho que apagar alguma pasta? ??? ???

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:13 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get clean

Ou algo assim! hehehe
Mas dá mais detalhes de como foi o processo do uso do remastersys

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:39 »
Oi colega,

O processo foi muito tranqüilo, sem problema nenhum.
Agora da pra fuçar a vontade, sem medo de estragar, porque se estragar é só dar um boot no cd e tudo volta ao normal rapidamente, tudo configuradinho certinho, (do meu modo ;D ;D).
Agora só precisava ter certeza de como limpar o Aptoncd para não carregar um arquivo grande e completamente desnecessário, o que importa é daqui para frente, porque para trás esta tudo registrado num DVD, programas, codecs, vídeo, som e tudo mais.
T+

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2007, 00:37 »
Valeu Eunir,

Seguinte pessoal, fiz a iso e o programinha é um programão, é porreta! :D :D

Preciso de outra orientação, me ocorreu uma duvida quanto ao Aptoncd, como devo proceder para que ele grave as atualizações do ponto onde fiz a iso para frente? Tenho que apagar alguma pasta? ??? ???


de nada, nelson  ;) a gente podia era criar um tutorial bacana, sobre detalhes desse recurso. uma pergunta: funciona em distro rpm tbm, ou terei de descobrir?  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2007, 01:05 »
Oi Eunir,
Pelo que sei essa é uma ferramenta original do Mint e adotada também pelo Ubuntu, onde pode ser utilizada no 7.04 e 7.10.
Sou meio lamer em Linux, praticamente 6 meses, mas pelo que tenho lido acredito que não irá conseguir, talvez tenha que usar o Knoppix para rpm.
T+

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:17 »
Olá pessoal,

Depoimento: :D :D :D

Gravei a iso, conforme mencionei acima, rodei ela pelo DVD, mais ainda não tinha feito a instalação.
Eu tinha que testa-la, mas meu Ubuntu tava tão redondinho que não justificava eu simplismente reinstalar o SO, então resolvi por em pratica um projeto antigo, mexi no Ubuntu sem culpa, fiz modificações que antes não tinha coragem, (estava botando a maior fé no DVD gravado)
Eu sabia que instalar o CD é rápido, mas as atualizações e os programas que uso, multimidia e tudo mais leva um tempo consideravelmente grande, (mas, como mencionei, estava botando a maior fé no DVD gravado).
Bem, mexi tanto, fiz cada modificação (nesse momento eu estava me sentindo um programador, hehehe... ;D ;D ;D)
Qual foi o resultado, adivinhem, perdi conectividade, o pc passou a levar quase dois minutos para abrir, e por ai afora. (já não me sentia um programador, nesse momento eu estava sentindo um idiota  >:( >:( >:(
Veio o trauma, afinal meu pc estava muito bom, e se o disco que gravei não funcionar?
Nessa altura nada mais me restava, coloquei o disco e exatos 20 minutos depois eu estava com meu pc igualzinho como antes, inacreditável, meu DVD tabajara funciona :D :D :D

É uma ferramenta excelente!

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2007, 09:42 »
Ontem foi a minha vez de experimentar o Remastersys.

A instalação dele foi tranqüila. Muitas dependências vieram junto, mas todas instaladas sem problemas.

Seguindo o tutorial original, e tudo via terminal, o processo inteiro deve ter durado algo entre 1 hora. Foi necessário o Live-CD original do Ubuntu para criar sua iso particular. Simples.

No fim, e depois de limpar o cache tmp do Remastersys, foi me apresentado o meu Maudy_Ubuntu_710.iso!!!

Agora tenho um dvd com apenas 1.2gb de ISO, com uma imagem e cópia fiel do meu sistema atual, com todos os aplicativos, arquivos e defeitos (bugs), hehe.

Eu achei esse soft a coisa mais importante no ano de 2007, ao lado do IM Emesene!!

Abraços a todos e valeu a dica.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #23 Online: 17 de Dezembro de 2007, 04:22 »
No fedora existe um programa chamado revisor muito facil de trabalhar, pois não é preciso usar a consola.
É tudo feito de forma grafica e em muito pouco tempo.
http://www.youtube.com/watch?v=8yfcceZhEWU
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2007, 04:31 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

arlei

  • Visitante
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2007, 22:23 »
Amigos,

volto aqui apenas para informar que testei com muito sucesso o remastersys em meu notebook Acer com Gutsy. Para gerar a imagem ISO usei o parâmetro backup junto ao comando, e depois de uns 40 minutos a mesma já estava disponível para gravação.

Por padrão o remastersys cria um diretório de mesmo nome no /home, onde ira dispor todos arquivos temporários e a imagem ISO gerada. Portanto se for deixar para gravar em CD/DVD a imagem posteriormente, antes de executar o comando sudo remastersys clean, mova o arquivo ISO para outra pasta, pois o comando limpa tudo dentro da mesma incluindo a própria.

Não cheguei a testar a instalação a partir do DVD que gravei, mais funciona muitíssimo bem "bootando" normalmente e pude observar que o live CD/DVD contém todos aplicativos que vc tenha instalado. Portanto julgo que o processo de instalação a partir desta imagem, irá realmente recuperar na íntegra seu sistema como originalmente o tinha.

Com base nos meus teste, facilidade de uso e os fatos apurados com seus resultados, tenho que concordar com o maudy, realmente o remastersys é um dos melhores aplicativos que fiz uso neste ano de 2007.

Eu aprovo e recomendo.

T+
Arlei

Offline Snake87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2008, 17:44 »
Boas,
eu consigo fazer tudo, criar, gravar e fazer o boot do dvd mas quando tento fazer a instalação ele pede-me a password do root  :o.
Ou seja não consigo instalar  :'(.
Digam-me onde estou a errar :-[
Um abraço

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2008, 17:51 »
Acho que existem dois problemas aí...

Primeiro digite modprobe squashfs para testar se vc tem esse módulo operando...

Se não acontecer nada (como por exemplo FATAL blabla blabla) vc tem ele...

Segundo o problema com senha de rooot foi somente resolvido nas versões mais novas do remastersys a 2.0

Na mais antiga vc tem que ter a senha de root e não estou falando do sudo...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2008, 18:02 »
Olá colega,

Comigo também pede o password do root, é só fornecer sua senha e ele vai embora.
T+

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:48 »
Snake87 estou com o mesmo problema que você.

Criei o live numa boa, mas na hora de instalar ele pede a senha do root, que não é a mesma que eu usava.

O sistema cria um usuário ubuntu com uma senha que eu não sei qual é...

Isso torna o cd completamente inútil.  :(

tentei executar a instalação no terminal com o comando sudo mas também pede a senha.

alguem sabe a solução?
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 10:52 por jean.baldessar »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:23 »
Snake87 estou com o mesmo problema que você.

Criei o live numa boa, mas na hora de instalar ele pede a senha do root, que não é a mesma que eu usava.

O sistema cria um usuário ubuntu com uma senha que eu não sei qual é...

Isso torna o cd completamente inútil.  :(

tentei executar a instalação no terminal com o comando sudo mas também pede a senha.

alguem sabe a solução?
Experimenta o Reconstructor...

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,30163.0.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/