Autor Tópico: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys  (Lida 81859 vezes)

arlei

  • Visitante
Este artigo do Falko Timme apresenta brevemente como usar o Remastersys para criar um live CD a partir da sua versão instalada do Ubuntu ou do Linux Mint, com ou sem inclusão dos arquivos do seu diretório home.

O sistema gera uma imagem ISO, que você pode em seguida gravar em um CD ou DVD, tornando-o assim bootável como um Live CD equivalente à configuração que você tiver instalado em seu computador.

Saiba mais aqui.

Fonte: BR-Linux.org

[EDIT]

Nova versão do Remastersys, agora com interface gráfica e com correção do problema da senha de root, conforme contribuição do colega sylvester no link abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29003.msg195393.html#msg195393

[/EDIT]

T+
Arlei
« Última modificação: 17 de MAR?O de 2008, 15:40 por arlei »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2007, 01:54 »
arlei, você já testou isso?

No tutorial, parece ser muito fácil. Se for, vai ser uma mão na roda.

arlei

  • Visitante
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2007, 08:04 »
arlei, você já testou isso?

No tutorial, parece ser muito fácil. Se for, vai ser uma mão na roda.

Olá Kamei.

Não, apenas li a noticia e resolvi compartilhar com os amigos. Concordo com vc, se funciona como anunciado realmente é uma "mão na roda".

T+
Arlei

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2007, 08:13 »
vou entrar de ferias daqui uns dias e com certeza irei "brincar" com isso
hehe
obrigado por compartilhar, arlei
[ ]s

editado: arlei, isso já vem incluso na ultima versão do opensuse, veja:

No OpenSuSE 10.3.
Abra o Yast> Vários (Outros) > Criador de Imagens. (é o Modulo kwi)

Lá você seleciona, se quer um live-cd, um boot para o xen, uma live USB, ou imagem de disco virtual.

agora que percebi isso tbm
[ ]s
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2007, 08:22 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline caynansousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux4ever
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2007, 20:54 »
ele seria como o nlite é para o win???

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2007, 19:30 »
Eu tentei... mas como eu ainda não resolvi a porcaria do reconhecimento do meu gravador de DVD, ele não pode copiar os arquivos...

Até onde eu vi, o programa funciona muito bem. Pena que para mim não vai servir para nada enquanto meu gravador não é reconhecido.

O engraçado é que para rodar o live e instalar o 7.04, ele funciona. Quando o sistema está instalado, morre.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:06 »
Olá Arlei

Testei o remastersys e criei um Live DVD da minha instalação Ubuntu 7.10.  O texto do artigo avisa que os arquivos /home/usuario não serão criados e que possivelmente terão que ser feitos de forma manual.

Existem apenas duas intervenções.  Uma para colocar o CD de instalação do Ubuntu 7.10 e a outra para retirar.

Testei duas formas:  sudo remastersys backup ubuteste.iso      e     sudo remastersys dist  (essa última fez o live DVD com 1.8GB).  Durante o boot do DVD alguma coisa saiu errada e houve um "crash" report que pedia minha password.  Coloquei a que utilizo normalmente e o sistema não reconheceu.

Conclusão:  apesar de um sucesso parcial parece-me que precisam mais testes e ajustes.  Outra coisa é que não houve a inclusão da minha configuração de video com os drivers restritos da nVIDIA.



Valeu pelo artigo.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 00:16 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:24 »
Criar o seu próprio Live-CD do Ubuntu 7.10 ou Linux Mint 4.0 com o Remastersys

O site HowtoForge teve o trabalho de fazer um tutorial muito bem explicado e simples onde é dito como fazer o seu próprio live cd, digamos que é uma espécie de backup dos seus ficheiros e definições para um imagem em .iso, isto tudo com o pequeno utilitário chamado de Remastersys.

No HowtoForge está lá explicado como adicionar este programa pelos repositórios do Linux Mint e também como utilizar este programa para fazer os tais live cd’s. É muito importante que tenha um CD de instalação do Linux Mint ou do Ubuntu à mão, porque durante o processo o Remastersys vai pedir que o insira na drive.

Atenção: Dependendo do tamanho da sua instalação, o processo demora algum tempo, e irá usar alguma memória devido aos ficheiros temporários. Não se esqueça de correr o comando sudo remastersys clean quando terminar.

http://www.howtoforge.com/ubuntu-linux-mint-livecd-with-remastersys

Fonte: open-mania.com

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2007, 01:47 »
Criar o seu próprio Live-CD do Ubuntu 7.10 ou Linux Mint 4.0 com o Remastersys

O site HowtoForge teve o trabalho de fazer um tutorial muito bem explicado e simples onde é dito como fazer o seu próprio live cd, digamos que é uma espécie de backup dos seus ficheiros e definições para um imagem em .iso, isto tudo com o pequeno utilitário chamado de Remastersys.

No HowtoForge está lá explicado como adicionar este programa pelos repositórios do Linux Mint e também como utilizar este programa para fazer os tais live cd’s. É muito importante que tenha um CD de instalação do Linux Mint ou do Ubuntu à mão, porque durante o processo o Remastersys vai pedir que o insira na drive.

Atenção: Dependendo do tamanho da sua instalação, o processo demora algum tempo, e irá usar alguma memória devido aos ficheiros temporários. Não se esqueça de correr o comando sudo remastersys clean quando terminar.

http://www.howtoforge.com/ubuntu-linux-mint-livecd-with-remastersys

Fonte: open-mania.com


????????????????????????

Piras

  • Visitante
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2007, 02:46 »
Testei e deu tudo certo. O Live CD rodou perfeitamente, já que o Compiz não estava ativado por padrão (no meu sistema original, é claro) e o driver da minha placa de vídeo já vinha instalado (idem, é preciso ressaltar que o sistema do disco remasterizado é o meu, restando muito pouco do Live Cd original do Ubuntu ou Mint). Único "senão": o instalador não abre, pois exige senha de root e esta vem desabilitada no Live CD. Então, a remasterização perde quase toda a sua razão de ser. Entretanto, deve tratar-se ainda de um script em desenvolvimento. Esperemos pela correção deste e de outros bugs. Por enquanto, é um projeto bastante animador.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 01:48 por Piras »

arlei

  • Visitante
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2007, 08:07 »
Valeu amigos csat e Piras pelos testes e principalmente, compartilhar conosco suas experiências com o aplicativo.

Abraços

Arlei

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2007, 08:21 »
adivinha quem está testando nesse momento? hehehe

está aparecendo no terminal algo do genero: lib dpkg etc zilhões de vezes aqui  ;)

já já posto os resultados  ;)

[ ]s arlei
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:31 »
Seria ótimo se algum colega que testou e rodou perfeitamente pudesse dar a informação como foi feito para que o diretório /home/usuário_xyz  foi carregado no CD ou DVD remasterizado, pois testei todas as formas e não vi nenhum "prompt" para isso e também não houve a carga dos dados desse diretório /home/usuario_xyz na mídia gerada.  Talvez informações adicionais como as configurações pessoais do desktop pudessem ser carregadas.  No meu caso não apareceu nenhuma das que criei, como, por exemplo o Skype, o Streamtuner, o Opera, etc.

No mais valeu a experiência e o "consumo" de um CD (foi usada a opção backup) e um DVD (foi usada a opção dist).

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil

Piras

  • Visitante
Re: Criando seu próprio Live CD do Ubuntu ou Linux Mint com o Remastersys
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:56 »
O que houve de positivo com a experiência com o Live CD remasterizado foi a certeza de que meus problemas com o Live CD original do Ubuntu 7.10 se deveram a ativação por omissão do Compiz, além, é claro, da necessidade de instalar os drivers adequados da placa de vídeo depois  do ingresso do usuário no ambiente gráfico.  Esta foi uma péssima opção por parte do pessoal do Ubuntu e espero que ela não se repita, sob pena de dificultar muito a vida de boa parte dos usuários.

E o script remastersys é realmente muito bom. Com poucos ajustes pode tornar-se uma excelente opção para o usuário que quiser personalizar o seu Live CD. Não precisa nem mesmo de interface gráfica, de tão fácil de usar.