Info Exame está apoiando o Linux???

Iniciado por LedStyle, 08 de Janeiro de 2006, 19:44

tópico anterior - próximo tópico

LedStyle

Nossa... opinião minha e apenas minha que a Info Exame nunca foi séria. Não gosto das matérias e eles insistem na "fórmula mágica do sucesso" pregada pela revista "Exame" que acha que existem 10 passos para tudo.

10 passos para arrumar o PC, 10 passos para baixar musicas, 10 passos para empinar a nádegas, 10 passos para entrar em forma... pra mim é tudo a mesma coisa hahaha. Mas blz...

Bom... sempre conheci a Info Exame como uma revista preconceituosa quanto ao Software Livre, pois sempre descia o pau nas alternativas livres. Ja chegaram a entrevistar o Balmer e na mesma edição colocar matérias que desbancam o software livre perante a Microsoft. É o famoso "jabá" né? rsrs

Bom... mas eu vi na última edição uma matéria muito boa mostrando que Linux deixou de ser um sistema "underground" e ja dominou grande parte das empresas. Na matéria eles afirmam que 74% das 100 maiores empresas usuárias de tecnologia no país ja utilizam Linux e aponta as empresas Casas Bahia, Lojas Rener, Carrefour, Pão de Açúcar e Shop Tour como grandes usuárias da tecnologia Open Source.

Na matéria seguinte, eles ainda dizem que o perfil de quem se especializa no sistema Linux deixou de ser aquele "nerd autodidata tão apaixonado por Linux que comia pizza fria sobre o teclado e deixava a namorada esperando para compilar o kernel" e passa agora a ser aquele que "se torna um profissional ajustado às necessidades do mercado e que está tentando comer na hora certa". A matéria ainda fala que antigamente se precisava de administradores de sistemas Linux, mas hoje o que mais se solicita é desenvolvedores para o sistema do pinguim. A matéria aponta para um grande crescimento em empregos nesta área.

Como se não bastasse, estas 2 matérias são seguidas por uma terceira que aponta para o crescimento do Software Livre no governo brasileiro, mostrando que o sistema do pinguim funciona perfeitamente num desktop para ler e-mails, navegar, criar planilhas, redigir textos, etc. Apontam ainda o Metro de SP como exemplo.

Segue-se ainda uma 4ª matéria dizendo que "O Linux se Descomplica" e demonstra que a cada dia o sistema fica mais fácil de se usar. Analisam o Freedows, Mandriva, Edubuntu e Librix.

Será que eles estão aprendendo a fazer matérias para os 2 lados tentando mostrar ambos lados da moeda ou estão apenas tentando engolir mais uma faixa de consumidores em potencial que utilizam software livre?

De qualquer forma é uma ótima matéria. Recomendo a todos.

[]s

KubLin

cara

muito bom ter diversas reportagens na INFO

penso que estão pegando mais uma fatia de leitores que utilizam SL ou que querem utilizá-lo, ou seja, vender revista

outro que fala muito pouco de SL/CA é o jornal Folha de SP, já mandei diversos mail

agora é o seguinte: não tem mais volta, ou falam do Pinguim ou vão ficar pra trás, pois a tendência é de crescer a passos de gigante  

abraços

RC2006

Sobre o jornal Folha de S.Paulo, eu também mandei um e-mail para eles pedindo que colocassem alguem na Folha de Informática que realmente entendesse de linux. Há algum tempo,faz quase 1 ano, algum jornalista resolveu escrever sobre o linux demonstrando que pouco sabia sobre o SO. Parece que melhoraram na qualidade, mas na quantidade de notícias ainda deixam a desejar.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

LedStyle

Bom... a verdade é que estou notando um aumento significativo de publicações voltadas pra Linux. Basta ir até a banca de jornal mais próxima e ver.

Ou eles se adaptam ou ficam pra traz.

LaSSarD

É claro que eles fazem tudo pensando em vender mais, mas eu não me importo desde que tenham páginas falando bem de Linux (e não mal de Windows) e vice-versa. Cada sistema tem suas virtudes, cada um escolhe o que quiser baseado nos seus pontos fortes e não nos fracos.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

galactus

O mundo dá muitas voltas, há 1 ano quando eu postava no Fórum PCs defendendo o Software Livre e que os sistemas Linux iriam crescer, um monte de gente achava graça, diziam que Linux não ia dar em nada. Infelizmente, o pessoal que comanda o Fórum PCs, que é um dos grandes formadarores de opinião, além do Clubdohardware e do Laércio Vasconcelos; não escrevem matérias sobre Linux, até alguns meses atrás, nem as notícias eram postadas.  Até o Skull Devill que defende abertamente a Microsoft com unhas e dentes, é o maior postador de notícias do Fórum PCs.

Mas as coisas mudaram, quem não se interessar em aprender um pouco de Softaware livre vai ficar para trás.

O caso das Casas Bahia é exemplar, os caras rodam 100% Linux, milhões de transações por dia, com um CPD mostruoso, com máquinas redundantes e tudo.
Aqui em SC tem o exemplo das lojas Koerich, já vi palestra com os donos falando como tudo mudou pra melhor quando migraram tudo pra Linux, até os vendedores com Notebooks usam Linux.

Quero ver agora o monte de gente que descia o Pau em Linux, que Linux não prestava. Pode até não servir para a Empresa ou o usuário em questão, mas não podem mais falar que Linux não presta.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

GDA

Citação de: "galactus"Quero ver agora o monte de gente que descia o Pau em Linux, que Linux não prestava. Pode até não servir para a Empresa ou o usuário em questão, mas não podem mais falar que Linux não presta.

Eu sempre senti falta deste tipo de postura mais profissional em relação à informática, ao menos nas conversas aqui, no território nacional. A coisa sempre ficou muito no plano do entusiasmo, do "presta ou não presta", mas quase nunca se via uma avaliação isenta e técnica (e até de princípios) das necessidades e recursos disponíveis. Acho que já passou da hora de parar de tratar a informática como futebol ou religião.
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

LedStyle

Bom... eu não quero ser o advogado do diabo nem mesmo o acusado hehehe. Mas vcs repararam que a capa é do Google? E o google é detentor de tecnologia Open Source total, a única excessão é o Orkut que eles ja compraram pronto.

Fica no ar o cheiro de Jabá, mas espero que não. Vamos ver as próximas edições se tudo volta como antes num conteúdo 99% Windows ou se realmente eles estão jogando pros 2 lados, o que seria (esta segunda opção) fantástico para todos nós. Receberiam meu total apoio.

[]s

mestre-kame

As vezes compro a revista info. Uma edição que eu tenho aqui, de novembro de 2002 tem na capa a matéria: 'Linux, o que vc ganhar ou perder com a revolução do penguim.'

E são 11 páginas de matéria sobre o Linux, entrevista com Marcelo Tosatti e mostrando empresas que usam Linux.
Lojas Colombo, HSBC, Casas Bahia, Droga Raia e o Metro de SP.

As últimas páginas das matérias eh um tutorial pra instalar o Conectiva8. Isso em 2002.

Ou seja, não gosto da info e não tou defendendo ela, só estou mostrando que não tem como ficar sem falar do Linux, e eles sabem disso.

Não vi a de janeiro, mas a de Dezembro na página 120 traz a matéria:

"Windows e Ubuntu no mesmo pc"

Falando da instalação do Ubuntu num pc com windows... É um tutorial muito podre... rs.

Enfim, o Ubuntu tá lá sendo mencionado na revista... quem sabe num ajudou a divulgar o Ubuntu e alguém istalou por ai...

Uma coisa eh certa, a revista é feita pra vender, e eles só dão destaque pro assunto que ELES ACHAM que vai vender...

Mas gostaria muito de ver o Ubuntu na capa dela... e num ta difícil de acontecer naum, pq o Ubuntu vai fazer muito barulho em 2006!!!

E viva o Ubuntu, e Viva o Linux!!!

LedStyle

Se eles ganharem os leitores do Linux, vão conseguir muito mais anunciantes em potencial.

KubLin

não sei se a galera viu mas na revista SuperInteressante, do mesmo grupo empresarial que a Info, também fala do Linux/SL

diz que cresceu muito seu uso e fala sobre as licenças em que se baseiam o Software Livre onde o próprio Gilberto Gil teve problemas com sua gravadora pra liberar sua música sob uma licença (common)

não lembro de tudo pq emprestei a revista....rs

abraços

alexbcc

a revista info parece as vezes q faz muito jaba mesmo . tem muitas poucas reportagens sobre o linux, tem mes que nao sai uma linha . mas eu ainda acredito na credibilidade da revista. quando é pra falar mau eles falam mesmo. :o

dop182

Eu tenho aqui uma revistinha "Info Exame 2004",  todas as paginas são sobre Linux. Desde a capa até a ultima folha
Mais mesmo assim a Info publica mais matérias sobre os problemas do Windows (como sempre).  :?

Ubuntu User Nº:

alexbcc

Citação de: "dop182"Eu tenho aqui uma revistinha "Info Exame 2004",  todas as paginas são sobre Linux. Desde a capa até a ultima folha
Mais mesmo assim a Info publica mais matérias sobre os problemas do Windows (como sempre).  :?
so passei a comprar a revista a partir de 2005 . perdi essa sobre o linux

Fisico_UEM

Sei que o tópico tá morto.... mas como tava lendo.. decidi responder......

Na edição de Julho/2006 a Info Exame traz 2 matérias sobre linux...

1 na parte das 200 maiores empresas de TI com o título:

O Pinguim puxa as vendas

e com 3 tópicos:
- na dell, o linux já corresponde a 25% das vendas da empresa no mundo
- o pinguim gera mundialmente 2 bilhões de dólares em negócio por ano na HP
- só no Brasil, a IBM está investidno 2,2 milhões de dólares em Linux em 2006

e a outra reportagem é

Ubuntu para servidores

Na de agosto mais matéiras sobre linux e OpenSource...

trazendo uma reportagem sobre a itauc e seu linux o Librix e uma outra sobre o OpenOffice (esse já saiu diversas vezes na revista)

Flw
Ubuntu Breezy... num teve jeito de usar outro...
Asus K8N4-E DELUXE
Sempron 64 3000+
1 Gb 400Mhz PC 3200 Corsair
HD SataII 250 Gb
XFX 6600GT PCI-E