Autor Tópico: Macedônia: nasce um novo sol da liberdade Linux  (Lida 1995 vezes)

arlei

  • Visitante
Macedônia: nasce um novo sol da liberdade Linux
« Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:08 »
A República da Macedônia é uma das nações mais pobres do sudeste da Europa provenientes do desmembramento da antiga república iugoslava. Devido aos grandes problemas financeiros, os estudantes só vão para a escola em parte do dia; metade do corpo estudantil na parte da manhã, e a outra metade na parte da tarde, a exemplo do que ocorre em vários outros países do mundo.

Apesar dos recursos incrivelmente limitados da Macedônia, muito em breve, haverá computadores suficientes para cada aluno em cada sala de aula, graças a um programa, lançado em 2005, conhecido como o “Computador para Cada Criança” (CCC). De acordo com o Ministério da Educação e Ciência da Macedônia, mais de 180000 estações executando Edubuntu 7.04 já começaram a ser mobilizados para os estudantes da região.

Computadores nas salas de aula é uma prioridade para muitos países, e existem várias oportunidades para fazê-lo - o One Laptop Per Child e o projeto Mandriva/Classmate PC são dois dos mais bem conhecidos esforços. O programa dos macedônios pode ocupar o seu lugar neste grupo, tendo em conta a dimensão do projeto.

O projeto CCC é um dos maiores conhecidos em ambiente Linux e sua implantação nunca comprometeu, de acordo com a Canonical, a sociedade comercial por trás da distribuição Edubuntu. O Edubuntu (baseado no Feisty Fawn) vai correr em 160000 terminais virtuais e 20000 PCs fornecidos pelos NComputing. Os sistemas foram adquiridos e serão instalados pelo fabricante chinês de PC’s The Haier Company.

Este não é apenas um dos mais conhecidos destacamentos de desktop Linux mas, segundo o gerente de marketing da Canonical Gerry Carr, este é a maior implantação Edubuntu até esta data.

Esta não é apenas uma vitória para Linux, mas uma perda direta da Microsoft também. Em 2003, a Macedônia havia entrado em um acordo com a Microsoft para legalizar cópias do Windows, que eram nessa altura ilegais para o governo da Macedônia. A Microsoft passou, também, a dedicar mais recursos para a tradução do Windows para a língua macedônio. Os detalhes do acordo jamais foram divulgados, mas pode-se supor que o investimento tenha sido feito, já que Carr confirmou que, tal como Edubuntu, Windows XP estava disponível em macedônio.

Maiores detalhes: LinuxPlanet.com

Fonte: Under-Linux.org

T+
Arlei

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Macedônia: nasce um novo sol da liberdade Linux
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2007, 15:41 »
Arlei,

muito boa notícia essa, mas quando tenho tido tempo, tenho observado as mensagens do forum e NA MINHA OPINIÃO, se valoriza demais os produtos da Microsoft, com notícias, comentários, etc. Ora, o produto deles (M$) têm sua utilidade, embora eu pessoalmente discorde dos métodos por eles utilizados, mas vivemos no ocidente, em economias na maioria capitalistas o que gera essa espécie de empresa.

Poderia transpor esse pensamento para os grandes laboratórios de medicamentos que também têm atuação irresponsável, demagógica, para dizer o menos.

Acho importante é esse chegar "de mansinho" do GNU/Linux, com produtos de altíssima qualidade (a meu ver), sem especulação de valor, de comprar essa companhia, etc.

Quando ainda usava os produtos dessa companhia (M$), tive oportunidade de utilizar um antivirus, na minha opinião de muito boa qualidade, RAV Antivirus (http://www.ravantivirus.com/). O que aconteceu? Eles (M$) adquiriram essa empresa e sumiram com ela do mercado.

Todo esse rodeio para dizer que - ressalto: NA MINHA OPINIÃO - se tem dado muita atenção para os produtos deles, quando os derivados de Unix estão ótimos.

Abs.