Autor Tópico: Ubuntu e a Receita Federal  (Lida 2532 vezes)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Ubuntu e a Receita Federal
« Online: 28 de Novembro de 2007, 10:33 »
Ubuntu e a Receita Federal
Por José Ferreira Machado

A distribuição Ubuntu tornou-se popular, entre outras coisas, por poder ser enviada gratuitamente pelo correio a quem estiver interessado, mas alguns usuários enfrentam problemas com a Receita Federal ao pegar a encomenda. Saiba por quê clicando em Leia Mais.
 
    A distribuição Ubuntu, criada pelo sul-africano Mark Shuttleworth, conquistou uma grande popularidade, dentre outros motivos por poder ser enviada gratuitamente a qualquer pessoa que desejar obtê-la, sem a necessidade de download, opção essa útil para quem não tem acesso a uma conexão de alta velocidade ou quer distribuir cds oficiais.

    Recentemente, entretanto, várias notícias deram conta de que a Receita Federal estaria apreendendo os cds da distribuição. A própria Canonical emitiu uma carta, em vários idiomas,como www.ubuntu.com/files/u1/CustomsSpanish-1.pdf , onde explica que os cds são material promocional.

    Na verdade, falta a nós entendermos um pouco da Legislação. Quando você pede cds do Ubuntu, você está importando o material. Você está trazendo um item que está em outro país para o território nacional. E essa operação é passível de cobrança de impostos.

    Aí você vai dizer: "Mas os cds são gratuitos!". Mais uma vez, repito, o que gera o imposto não é o fato de você ter pago pelos cds ou não mas, sim, o fato deles terem entrado em território brasileiro.

    Os cds não são gratuitos; na embalagem que você recebe, há o valor da encomenda, em euros. Esse valor é o custo de produção e envio dos cds, que você deveria pagar, mas que é pago pela Canonical.

    Na página http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/rts.htm , há uma explicação detalhada sobre esse assunto. Em resumo, você deverá pagar 60% sobre o valor declarado na encomenda se este for superior a US$ 50,00 (cinqüenta dólares nórte americanos). A lei é clara: "Quando a remessa contiver presentes," - que é o caso do Ubuntu - "o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;". No caso dos softwares, independente destes serem livres ou proprietários, o valor é calculado sobre o valor da mídia, se este for declarado, ou sobre o valor total da remessa, se estiver ausente.

    Logo, concluímos que aquele famoso documento da Canonical, perante a Lei, não tem valor algum, pois ele apenas explica que o material é promocional, o que também está previsto na legislação.

    Para saber se você deve pagar o imposto ou não, descubra o custo de um único cd. Converta esse valor para dólares e faça uma regra de três para descobrir quantos cds equivalem a 50 dólares. Arredonde para o menor valor inteiro e subtraia 1. Essa é a quantidade de CDs que você pode pedir sem se preocupar com a Receita. Se precisar pedir além disso, prepare-se para encontrar o Leão.

    Isso, é claro, considerando-se apenas a Receita Federal. Pode haver, ainda, tributações das Receitas Estadual e Municipal. Portanto, peça apenas se for necessário e faça downloads, se tiver condições. No caso de eventos, pode-se contratar uma empresa especializada em personalizar CDRs, o que dará a eles uma aparência mais profissional. A obtenção de qualquer mercadoria importada sem o pagamento dos devidos impostos é considerado crime de contrabando, sujeito à pena de 1 a 4 anos de prisão.

Fonte:
http://www.linuxvswindows.com.br/geral/geral/ubuntu_e_a_receita_federal.html
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:40 »
No meu caso, pedi 2 CDs do 7.10, chegaram sem cobrança de impostos.
Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:47 »
Olá,

Solicitei 10 CDs e até agora nada. Encaminhei a questão para o Fábio Filho, responsável pela Canonical na América Latina, para uma posição oficial sobre o caso.

Assim que obter a resposta do Fábio eu a postarei aqui.

Grande abraço,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr  /Brasil
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:03 »
Pessoal,

na página da Receita Federal, acima citada, diz o seguinte sobre a importação de software:

Tributação na Importação de Software

Softwares pagam 60% (sessenta por cento) sobre o meio físico, somente se o valor do meio físico vier discriminado separadamente na Nota Fiscal.

Eu recebi os cd,s e na embalagem vinha apenas os custos de embalagem e envio não havia nada sobre o meio físico tampouco havia nota fiscal pois são enviados como "presentes".

Dessa forma não há como computar o imposto de importação (é a minha interpretação do DL 37/66).

Abs.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2007, 12:28 »
Todos os CDs que pedi da versão 7.10 chegaram sem problemas. Nas verões anteriores a receita abria o pacote.  Foram uns 24 Cds desta vez.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2007, 14:11 »
ja que a canonical está no Brasil porque eles não enviam cds para o Brasil ?

assim seria mais rapido a chegada e ainda poderia "rolar" compra mais facil porque muita gente não tem cartão internacional(eu acho)
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2007, 15:36 »
Isso explica bem como é feita a tributação. Agora sei pq nunca fui cobrado, afinal sempre pedi quantidade pequena.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Ubuntu e a Receita Federal
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2007, 22:33 »
Citar
Isso explica bem como é feita a tributação. Agora sei pq nunca fui cobrado, afinal sempre pedi quantidade pequena.

pior..
eu também..