Autor Tópico: Não confunda defensor Linux com defensor de software livre!!  (Lida 1541 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Não confunda defensor Linux com defensor de software livre!!
« Online: 27 de Novembro de 2007, 09:32 »
Eu, particularmente, não concordo com algumas colocações do texto do uplink, mas resolvi postá-lo aqui pois acho que está é uma questão interessante a ser discutida.




Autor: uplink

Fonte: http://uplink-for-ever.blogspot.com/2007/10/no-confunda-defensor-linux-com-defensor.html




Não confunda defensor Linux com defensor de software livre!!


o que há muito hoje em dia é o crescimento massivo do linux e junto o crescimento do movimento do software livre.

Gnu/Linux um dos maiores triunfos dos defensores de software livre,um sistema poderoso que esta crescendo bastante nos desktops ultimamente. só que uma coisa que já é rotina é confundir defensor linux com defensor opensouce.

a analize...
Defensor do Linux



que todo o defensor de linux sabe que um dos triunfos de seu crescimento foi o software livre,isso todos sabem.mas a questão é que os defensores linux (que não são defensores opensouce) querem o crescimento do linux,não se importando se o produto é 100% opensource,como por exemplo usar um driver de vídeo proprietário ou até mesmo um jogo ou até quem sabe um office de código fechado.

visando normalmente as funcionalidades,rapidez,etc. não se preocupando em si se for proprietário ou opensouce,desde que o produto seja de qualidade e é claro tenha versão para linux

pois se todo o usuario linux fosse só usuário opensouce.não existiria drivers de vídeo proprietário como da nvidia e ati.



ou até jogos que foram criados para linux como Unreal Tournament 2004,Doom3 Quake4,American Army,etc.


Defensor do Software Livre



movimento em que tem o objetivo de sempre utilizar só aplicativos opensource, promover e ajudar no desenvolvimento. e de nunca utilizar aplicativos proprietários mesmo em que em alguma coisa aquele aplicativo seja superior (velocidade,funções,etc.). normalmente fazer campanha contra empresas que não aderem ao movimento ou que de algum maneira prejudicam o movimento.

o que sempre se acha é que todo o defensor software livre é um defensor de linux que também não é verdade. um exemplo é a comunidade do sistema operacional: ReactOS. que é um sistema operacional sob GPL,que procura criar um sistema totalmente compatível com windows®.e que se encontra muitos defensores do software livre que simplesmente não gostam de linux


Conclusão

defensor de linux e defensor de software livre na sua grande maioria estão unidos pela mesma causa.lutando junto mas veja que apesar de que você pode ser o defensor dos 2,são coisas diferentes que deve ser levado em conta.

uma das causas que criei este tópico é que tenho muitos conhecidos que são só defensores linux (não são defensores opensource) e o pessoal teimam em reclamar ou até mesmo querer exigir que eles só utilizem programas opensouce no linux por confundir defensor linux com opensource.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 09:34 por gabriel0085 »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Não confunda defensor Linux com defensor de software livre!!
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2007, 13:39 »
Eu sou um defensor Linux e um simpatizante do Software Livre. Acho que a maioria é assim.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum