Autor Tópico: Falhanço do OLPC por culpa da Microsoft e da Intel  (Lida 1872 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Falhanço do OLPC por culpa da Microsoft e da Intel
« Online: 27 de Novembro de 2007, 05:21 »
ntel e Microsoft «causam falhanço» do OLPC
Data: 2007-11-26

Um artigo publicado este fim-de-semana pelo Wall Street Journal acusa a Microsoft e a Intel de estarem por detrás do falhanço do projecto One Laptop Per Child (OLPC), uma iniciativa do investigador do MIT Nicholas Negroponte que pretende levar portáteis de baixo custo às crianças dos países pobres.
De acordo com o artigo, citado pelo portal Inquirer , o jornal norte-americano defende que ambas as multinacionais, a que chama Aliança Wintel, começaram a minar o projecto, pois viram nele uma ameaça aos seus interesses, nomeadamente devido à utilização de um sistema opertivo Linux e de processadores AMD nos portáteis.
Uma das iniciativas foi terem começado a distribuir equipamentos semelhantes junto destas crianças. Estes «ataques» levaram aos escassos resultados da iniciativa OLPC, que apenas este mês começou a produção em massa dos portáteis, e ainda só conseguiu receber uma encomenda de 100 mil equipamentos.
O investigador reconhece esta realidade, mas também admite que não lhe tira horas de sono. Para Nicholas Negroponte, se os rivais conseguirem colocar 30 milhões de portáteis nas mãos das crianças no final de 2008 já é uma vitória para si próprio.
O idealista diz que o seu objectivo não é vender equipamentos, mas educação.

Fonte:http://www.i-gov.org/index.php?article=4910&visual=2

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Falhanço do OLPC por culpa da Microsoft e da Intel
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2007, 22:09 »
eu não percebo a supressa sinceramente. eu já estava a espera de ver poucas encomendas.

Um pais pobre precisa de comida, agua e educação para as crianças antes de um computador. o que serve a criança de um pais desses ter um OLPC se não sabe ler/escrever ou não tem comida?

O projecto pode ser interessante, mas para mim não tem sentido o objectivo.

Se o objectivo vosse criar Escolas com alguns computadores, seria mais lógico.

Mas isso é a minha ideia...

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Falhanço do OLPC por culpa da Microsoft e da Intel
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:19 »
um ministro da nigéria disse a seguinte frase: "Do que adianta computadores se as crianças não tem uniformes nem livros, e muitas vezes sequer mesas." Para mim levar esse projeto aos rincões dos paises pobres é colocar a carreta na frente dos bois. Nesse projeto muita gente vai granar dinheiro pagando de bonzinho, proselitismo escancarado.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 10:21 por Syph0s »