Autor Tópico: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre  (Lida 54307 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:42 »
Idéias Centrais do Capítulo 02:


Este capítulo constará as desvantagens de se utilizar Software Livre. Irei colocando as melhores idéias abaixo, sendo que as três mais relevantes serão trabalhadas no artigo, separadas acima.

  • Pouca oferta de suporte e, em consequência disso, alto custo do suporte:
    (Provavelmente em grandes cetros urbanos esse problema não seja tão perceptível, mas também há empresas fora destes espaços, em lugares onde não há empresas prestando suporte a redes Linux, ou quando há os custos são tão altos que não compensam a migração.) - sugestão de Gabriel0085
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 13:54 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:44 »
Idéias Centrais do Capítulo 03:


Este capítulo constará os desafios para implantação do SL nas empresas, escolas, repartições públicas, etc. Irei colocando as melhores idéias abaixo, sendo que as três mais relevantes serão trabalhadas no artigo, separadas acima.

  • Sistemas Legados - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_legado - sugestão minha
  • Empresas que utilizam softwares proprietários que não possuem substitutos a altura em software livre (Empresas que trabalham com edição avançada de imagens, edição de vídeos, editoração...) - sugestão de Gabriel0085
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 16:32 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:44 »
Idéias Centrais da Conclusão:

Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:45 »
Prováveis Referências Bibliográficas:

BECKER, B. A emergência do Brasil como potência reginal na economia-mundo. In: Brasil, uma potência regional na economia mundo. Rio de Janeiro: Bertrand  Brasil, 1994. pp. 123-168.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 01:19 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:48 »
Reservado - 01:
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:49 »
Reservado - 02:
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:49 »
Reservado - 03:
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:54 »
Reservado - 04:
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:58 »
Reservado - 05:
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:59 »
Orientações:

Bem, nobres colegas. Fui solicitado pela Dra. Rita de Cássia Martins de Souza, do Depto. de Geografia Política do Instituto de Geografia da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) a redigir um artigo científico sobre geopolítica. Pensei: aff, que que eu falo? daí começaram a surgir as idéias (minhas, claro, nao quero contrariar politicamente ninguem): Internacionalização da Amazônia, o mané do Hugo Chavez desrrespeitando o rei da Espanha nessa semana, o Evo Morales achando que é a reencarnação do Bolivar (ele deve pensar que pensou no bolivarismo antes do proprio Bolivar) e fui tentando vários temas para abordar... Aí veio o estalo!!!

Poderia montar um artigo, relacionando o Software Livre e as medidas governamentais relacionadas a isto hoje, afinal, tem tudo a ver com Geografia Política um assunto relacionado a "quebras de monopólios" (não sei pq lembrei da MS  :D)

Continuei pesquisando, pensando sobre o assunto e tive outro clique, antes do forum ficar off: E se, ao invés de eu ler um monte de coisas e criar o artigo, se eu fizer esse artigo de dentro da comunidade? Teria um ponto de vista diferente de tudo que se tem documentado, e ainda mostraria a capacidade das comunidades de software livre!  :D  :D  :D

Se vcs olharem, o primeiro topico, que tras até aqui, terá os agradecimentos a todos os que contribuiram com o artigo. Os demais já estão no formato científico, até o 9º tópico. Antes de escrever estes primeiros, irei definindo, com ajuda de vcs, as ideias centrais que vou tratar no artigo a partir do 11º topico. Pra quem quiser participar, claro  ;) Pelo menos acho que vai servir pra alguma coisa.

Toda a discussão com a Dra. será documentada, inclusive as duas que ela e eu já tivemos.

Abaixo seguem os principais acessos e direcionamento de todo o trabalho.

Muito obrigado a todos
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 00:26 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:59 »
Links para navegação neste tópico:

(o ultimo link é o local onde estão as idéias levantadas neste tópico)
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 00:00 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #26 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:25 »
Pedidos:

Amigos, este é um artigo sério, que pretendo disponibilizar com espírito de linuxista a todos, sob paradigma GNU. Portanto, peço colaboração de todos para não "encherem lingüiça" com coisas irrelevantes, por favor. A idéia e abertura do tópico é exatamente disponibilizar a confecção do artigo, já que trata de um tema tão importante para nós, e mostrar para as comunidades acadêmicas a força do Software Livre. Este artigo será publicado dentro da Universidade Federal de Uberlândia-MG, sendo que toda a discussão realizada neste topico será impressa e anexada ao trabalho, para referência futura de graduandos e pós-graduandos de quaisquer unidades de ensino.

Desde já agradeço a boa vontade de todos. pretendo levar mais enfoque sobre SL às universidades públicas através dos cursos de ciências humanas, e conto com a compreensão de todos.

Muito obrigado, gente. [ ]s
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 00:27 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:51 »
Reservado: (os topicos reservados são para eventual falta de espaço para alguma coisa que eu não tenha pensado ainda) Abaixo está aberto a todos. Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2007, 07:38 »
Idéias Centrais do Capítulo 02:


Este capítulo constará as desvantagens de se utilizar Software Livre. Irei colocando as melhores idéias abaixo, sendo que as três mais relevantes serão trabalhadas no artigo, separadas acima.


Tratando-se de software livre genericamente não há desvantagens, por isso eu acho que você deveria especificar alguns detalhes neste capítulos. De qualquer forma, eis as minhas sugestões para esse capítulo  - com a ressalva das circunstâncias específicas em que cada item que irei citar se enquadram: 


- Pouca oferta de suporte e, em consequência disso, alto custo do suporte:
(Provavelmente em grandes cetros urbanos esse problema não seja tão perceptível, mas também há empresas fora destes espaços, em lugares onde não há empresas prestando suporte a redes Linux, ou quando há os custos são tão altos que não compensam a migração.)

- Empresas que utilizam softwares proprietários que não possuem substitutos a altura em software livre
(Empresas que trabalham com edição avançada de imagens, edição de vídeos, editoração...)


ps. Eunir, como todo bom artigo científico, o que eu te apresentei acima foram apenas hipóteses, depois irei faz uma pesquisa para embasá-las ou não. 

Quando eu 'tiver com mais tempo essa semana ajudo em outros tópicos e complemento esse.

Boa sorte Eunir, 'tou torcendo aí pelo resultado. Não esquece de postar pra gente ler quando estiver pronto.  :)





Bem legal essa sua proposta de organizar as idéias para o seu artigo científico com a ajuda do pessoal daqui do fórum. Isso vai ser divertido.  ::)
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 08:12 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Artigo Científico - Geografia Política e Software Livre
« Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2007, 08:10 »
Outro detalhe importante Eunir, que faz referência a essência de todo o artigo, é que as questões ideológicas sejam deixadas de lado. Isso, é claro, se o seu foco forem empresas.

Nesse sentido o direcionamento ideal seria em torno das preocupações com custo (de licenças, manutenção e treinamento), possibilidade de adaptar o software às necessidades da empresa, não estar preso a formatos fechados de documentos, entre outros. (Acho que isso já se enquadra no tópico das vantagens)

Coloco essa questão, pois outro aspecto importante do uso de softwares livres trata-se dos princípios de propagação de conhecimento, não menos importantes que os antes citados, que no entanto não se enquadra ao escopo de interesses de uma empresa.

ps. Vale lembrar, que esse tipo de delimitação que fiz nesse post, se realmente se alinhar a sua proposta de artigo, merece ser citado numa possível introdução geral ou introdução de capítulo. Uma vez que um detalhe importante como a relação do software livre com o conhecimento não pode ser simplesmente ignorado, mesmo que este não chegue a ser desenvolvido no artigo, se esse não for o enfoque do mesmo.           
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 12:10 por gabriel0085 »