Autor Tópico: Como posso avaliar?  (Lida 7841 vezes)

Offline nabase

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Como posso avaliar?
« Online: 04 de Novembro de 2007, 10:52 »
Pessoal, sou um usuário de Linux, que fiz a opção pelo Ubuntu e me considero um principiante, pois ainda não consegui trabalhar com comandos, só via gráfico.
Dentro do meu pouco conhecimento, gostaria de saber de voces, como é que se faz um bom teste em dua distro para poder avaliá-la.
Vejo muita gente criticando o Ubuntu 7.10, enquanto outras só o elogiam. Como pode ser isto? se funciona bem com muitos, indica que alguma coisa esta errada com aqueles que tiveram problemas. E que problemas são esses? Estou usando do 7.10 - 64 bits, e dentro daquilo que conheço tudo está 100%.
Por isso volto à perguntar: Como faço um teste para avaliar minha distro?
Aguardo respostas. Um abraço à todos

boi

  • Visitante
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2007, 12:38 »
Isso é completamente subjetivo. O que uns consideram uma boa distro, outros consideram uma porcaria. O melhor jeito é você mesmo testar várias distros, o que é relativamente fácil depois que inventaram o livecd, e ver por você mesmo qual é a melhor para o seu gosto e suas necessidades.
Quanto à última versão do Ubuntu, realmente ela está problemática. Quem reclama é quem teve problemas, encontrou muitos bugs. Quem diz que ela é perfeita são os fanáticos, os famosos fanboys, que existem entre os usuários de qualquer distro de Linux, e que se recusam a admitir que sua distro preferida tem falhas. Eu não recomendaria que ninguém por enquanto instalasse nem atualizasse o Ubuntu para a versão 7.10. Mas se você já instalou e não apresentou problemas na sua máquina, tudo bem, não há motivos para mudar.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2007, 13:50 »
Podes avaliar se uma distro é boa ou não por testar varias e depois comparar os prós e os contras de cada uma. Acho que será mais uma questão de gosto pessoal assim como a "guerra" kde vs gnome, firefox vs opera, etc.
Também depende do hardware. Por exemplo o gusty no meu portatil funcionou 100 por cento, já no desktop tive alguns problemas(nem parecia a mesma distro).

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2007, 14:37 »
alguns acharam ruim pela instabilidade

ex:

o sistema "quebrar" sozinho

erro no modo gráfico

etc.

se nada disso (qualquer bug tosco) aconteceu está tudo bem
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:46 »
Como nosso amigo boi mencionou acima, isso é completamente subjetivo.  Uma característica pode agradar vc e não agradar a mim; logo um sistema pode ser bom pra vc e ruim pra mim.  Outro detalhe são as necessidades de cada um para o sistema.  Talvez vc use algumas funcionalidades que não se comportam direito ou simplesmente não funcionam.  Daí vc rotula o sistema como ruim.  Eu se quer preciso dessas coisas e todo resto funciona numa boa.  Pronto, pra mim o sistema é perfeito.

A discussão sobre o 7.10 ser excelente ou problemático decorre justamente por isso.  Aqueles que instalaram e acharam ele uma maravilha provavelmente usam somente recursos básicos como navegar rede, manusear documentos comuns e jogos.  Aqueles que dizem que ele possui problemas com certeza experimentaram problemas em coisas mais específicas, como wireless e/ou AIGLX por exemplo.

Em um outro tópico eu vi um amigo indignado reclamando que o sistema trava se vc tentar renomar o mesmo arquivo mais de três vezes consecutivas.  Isso pra mim é meio ridículo (sem querer ofender o amigo), pois eu nunca precisei renomear um mesmo arquivo com essa freqüência, mas talvez ele precise desse tipo de coisa.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

isdiru

  • Visitante
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 03:18 »
Isso é completamente subjetivo. O que uns consideram uma boa distro, outros consideram uma porcaria. O melhor jeito é você mesmo testar várias distros, o que é relativamente fácil depois que inventaram o livecd, e ver por você mesmo qual é a melhor para o seu gosto e suas necessidades.
Quanto à última versão do Ubuntu, realmente ela está problemática. Quem reclama é quem teve problemas, encontrou muitos bugs. Quem diz que ela é perfeita são os fanáticos, os famosos fanboys, que existem entre os usuários de qualquer distro de Linux, e que se recusam a admitir que sua distro preferida tem falhas. Eu não recomendaria que ninguém por enquanto instalasse nem atualizasse o Ubuntu para a versão 7.10. Mas se você já instalou e não apresentou problemas na sua máquina, tudo bem, não há motivos para mudar.

Boas,a instalação do 7.10 não apresentou problema na maquina dele,seria ele um fanatico ou fanboy?
Para alguns aqui no forum Ubuntu 7.10 instalado que não deu problema, é coisa de fanatico.Ahhh faz favor.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 03:43 por isdiru »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 05:52 »
Quanto mais "nova" a distro, ou seja, quanto mais novos sejam os pacotes principais usados por ela, maior a probabilidade de hardwares "antigos" (com dois anos ou mais) sofrerem.

Isso eu aprendi por experiência própria e também vendo como a turma do Debian monta a distro estável. Como todos sabem, para a maior compatibilidade possível com o hardware espalhado pelo mundo, a turma do Debian prefere pacotes antigos e muito bem testados.

E o Slackware também segue a mesma linha, razão pela qual é difícil ouvir falar em incompatibilidade entre essas duas distros e hardware, exceção feita aos "lançamentos" ("cutting edge hardware"), que não costumam ser suportados de pronto pelo Linux por culpa exclusiva dos respectivos fabricantes.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline nabase

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2007, 20:13 »
Pessoal, embora eu seja um inexperiente em termos de Linux, acho que "avaliar" uma distro é algo meio subjetivo.
Tenho visto inúmeras pessoas criticando o Ubuntu 7.10, enquanto muitas outras elogiarem o Fedora 8. Pois bem, instalei ambos.
Primeiro o ubuntu 7.10 - 64 bits, e tudo funcionou perfeitamente, dentro daquilo que eu conheço e sou capaz de realizar com o Linux. Não tive nenhum problema. Aí instalei o Fedora 8 - 64 bits - KDE - ..... uma lástima, não reconheceu nada, extremamente pesado, não consegui atualizar para o português, mesmo seguindo todas as indicações, nada funcionava quando eu queria atualizar ou alterar.
O que aconteceu? Voltei correndo ao Ubuntu 7.10 - 64 bits, e tudo funcionou9 corretamente.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2007, 08:36 »
Pois é, eu já testei Red Hat, Slack, Mandriva, Suse, Conectiva, Kurumim, Ubuntu, Debian, Insigne e mais um trolhão de distros e a que eu mais odiei foi o Slackware, ô sisteminha mais &¨%$$#*!! de ruim, pra internet banda larga funcionar tinha que rodar o comando 'route add default', isso pra não dizer outras coisas. Aí, qdo procurava ajuda em fóruns de Slack, era possível ver a impáfia desses usuários de Linux que tem inclusive o hábito de execrar usuários de outras distros de Linux se não o Slack. Dizem que não gostam de 'viadagem' nas máquinas deles e que isso é coisa de usuário Windows.
De todas essas distros, a que me abriu os caminhos DE VERDADE para o Linux foi o Debian (a versão anterior ao Etch), essa sim foi a distro com que mais me identifiquei. Quase tudo funcionou nela (hehehe...) mas foi uma distro (e é ainda...) para quem não quer se decepcionar com o Linux, até que conheci o Ubuntu e não troco ele por nada. também sou usuário de Windows (XP), mas apenas entro nele qdo quero jogar ou tenho que converter vídeos para ver no meu mp4. Sei que há a opção de emular as coisas dentro do Linux, mas sinceramente prefiro fazer direto no Windows mesmo do que fazer emulação de algo.
Como sou técnico, também instalo o Ubuntu nas máquinas de quem quer conhecer o mundo Linux e uma coisa eu posso dizer: até hj, NUNCA precisei atender um cliente usuário de Linux com problemas de vírus ou de invasão, trojan, malware, WGA nem nada disso. No máximo sou chamado pra instalar um driver qq e que na maioria das vezes pode ser feito por telefone, ou então para fazer manutenção na rede (administrar usuários, bloquear recursos e acessos, etc), instalar certos programas e tal.
Com isso, eu elejo o Ubuntu como a minha distro preferida até o aparecimento de outra que me dê o que o Ubuntu ainda não me disponibiliza. A minha versão do Ubu é o Gutsy e aqui tudo está rodando perfeitamente, de ripagem de dvd até compilação de programas.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

cadiles

  • Visitante
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2007, 13:53 »
Pois é, eu já testei Red Hat, Slack, Mandriva, Suse, Conectiva, Kurumim, Ubuntu, Debian, Insigne e mais um trolhão de distros e a que eu mais odiei foi o Slackware, ô sisteminha mais &¨%$$#*!! de ruim, pra internet banda larga funcionar tinha que rodar o comando 'route add default', isso pra não dizer outras coisas. Aí, qdo procurava ajuda em fóruns de Slack, era possível ver a impáfia desses usuários de Linux que tem inclusive o hábito de execrar usuários de outras distros de Linux se não o Slack. Dizem que não gostam de 'viadagem' nas máquinas deles e que isso é coisa de usuário Windows.
De todas essas distros, a que me abriu os caminhos DE VERDADE para o Linux foi o Debian (a versão anterior ao Etch), essa sim foi a distro com que mais me identifiquei. Quase tudo funcionou nela (hehehe...) mas foi uma distro (e é ainda...) para quem não quer se decepcionar com o Linux, até que conheci o Ubuntu e não troco ele por nada. também sou usuário de Windows (XP), mas apenas entro nele qdo quero jogar ou tenho que converter vídeos para ver no meu mp4. Sei que há a opção de emular as coisas dentro do Linux, mas sinceramente prefiro fazer direto no Windows mesmo do que fazer emulação de algo.
Como sou técnico, também instalo o Ubuntu nas máquinas de quem quer conhecer o mundo Linux e uma coisa eu posso dizer: até hj, NUNCA precisei atender um cliente usuário de Linux com problemas de vírus ou de invasão, trojan, malware, WGA nem nada disso. No máximo sou chamado pra instalar um driver qq e que na maioria das vezes pode ser feito por telefone, ou então para fazer manutenção na rede (administrar usuários, bloquear recursos e acessos, etc), instalar certos programas e tal.
Com isso, eu elejo o Ubuntu como a minha distro preferida até o aparecimento de outra que me dê o que o Ubuntu ainda não me disponibiliza. A minha versão do Ubu é o Gutsy e aqui tudo está rodando perfeitamente, de ripagem de dvd até compilação de programas.





Pela sua incopetência não pode julgar que um sistema é ruim. Atualmente uso o Ubuntu mas muito tempo fui usuário do Slackware, e pra sua interminável incopetência (a se todos os técnicos forem assim) nunca precisei digitar um route add para usar minha banda larga.


Eu respeito os usuário de todas as distribuições, mas me senti ofendido com suas palavras.

É por incopetentes como vocês que tem gente que não adere ao Linux.

Slackware não é para amadores como vocês Velox.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2007, 14:15 »
Como pode ser isto? se funciona bem com muitos, indica que alguma coisa esta errada com aqueles que tiveram problemas. E que problemas são esses?

sim claro, seguindo tua linha de raciocínio: alguma coisa = hardware incompativel

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2007, 14:43 »
Olá colegas,
Estou começando a ficar com medo de expressar minha opinião nesse fórum.
Pois é, eu já testei Red Hat, Slack, Mandriva, Suse, Conectiva, Kurumim, Ubuntu, Debian, Insigne e mais um trolhão de distros e a que eu mais odiei foi o Slackware, ô sisteminha mais &¨%$$#*!! de ruim, pra internet banda larga funcionar tinha que rodar o comando 'route add default', isso pra não dizer outras coisas. Aí, qdo procurava ajuda em fóruns de Slack, era possível ver a impáfia desses usuários de Linux que tem inclusive o hábito de execrar usuários de outras distros de Linux se não o Slack. Dizem que não gostam de 'viadagem' nas máquinas deles e que isso é coisa de usuário Windows.
De todas essas distros, a que me abriu os caminhos DE VERDADE para o Linux foi o Debian (a versão anterior ao Etch), essa sim foi a distro com que mais me identifiquei. Quase tudo funcionou nela (hehehe...) mas foi uma distro (e é ainda...) para quem não quer se decepcionar com o Linux, até que conheci o Ubuntu e não troco ele por nada. também sou usuário de Windows (XP), mas apenas entro nele qdo quero jogar ou tenho que converter vídeos para ver no meu mp4. Sei que há a opção de emular as coisas dentro do Linux, mas sinceramente prefiro fazer direto no Windows mesmo do que fazer emulação de algo.
Como sou técnico, também instalo o Ubuntu nas máquinas de quem quer conhecer o mundo Linux e uma coisa eu posso dizer: até hj, NUNCA precisei atender um cliente usuário de Linux com problemas de vírus ou de invasão, trojan, malware, WGA nem nada disso. No máximo sou chamado pra instalar um driver qq e que na maioria das vezes pode ser feito por telefone, ou então para fazer manutenção na rede (administrar usuários, bloquear recursos e acessos, etc), instalar certos programas e tal.
Com isso, eu elejo o Ubuntu como a minha distro preferida até o aparecimento de outra que me dê o que o Ubuntu ainda não me disponibiliza. A minha versão do Ubu é o Gutsy e aqui tudo está rodando perfeitamente, de ripagem de dvd até compilação de programas.





Pela sua incopetência não pode julgar que um sistema é ruim. Atualmente uso o Ubuntu mas muito tempo fui usuário do Slackware, e pra sua interminável incopetência (a se todos os técnicos forem assim) nunca precisei digitar um route add para usar minha banda larga.


Eu respeito os usuário de todas as distribuições, mas me senti ofendido com suas palavras.

É por incopetentes como vocês que tem gente que não adere ao Linux.

Slackware não é para amadores como vocês Velox.

Até um mês atrás esta era uma casa tão boa, havia respeito entre os usuários, realmente não sei o que está acontecendo. >:(
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 14:48 por Nelson Quintanilha »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como posso avaliar?
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2007, 15:23 »
Tópico trancado.
Partiu para ofensas pessoais, que foge do bom andamento do fórum.
Cadiles, sua palavras foram desproporcionais. Favor não repetir este tipo de atitude.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 21:16 por FaBMak »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson