Autor Tópico: Existe vida além do Windows  (Lida 5695 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Existe vida além do Windows
« Online: 19 de Novembro de 2007, 06:22 »
Linux e Macintosh lançam suas novas versões e ganham espaço como boas alternativas ao sistema da Microsoft

Pensou em computador, pensou Windows: em todo o mundo, mais de 90% dos micros rodam o sistema operacional da Microsoft. Seu domínio é tão grande, mas tão grande, que chegou a pôr em risco a própria Microsoft – no começo da década, acusado de concorrência desleal, Bill Gates quase viu seu império desfeito, cortado em pedacinhos, pela Justiça dos EUA. Mas a Microsoft sobreviveu à batalha judicial.

Agora, em 2007, a hegemonia do Windows volta a estar sob ameaça. Só que, desta vez, a pressão vem do próprio mercado: cresce o número de pessoas que decidem trocar o Windows por seus concorrentes – o Linux e o Macintosh, que pouco a pouco se tornam alternativas viáveis.
Mas não é só isso. Na seara dos PCs básicos (subsidiados pelo governo), a Microsoft também enfrenta um concorrente forte – o sistema operacional Linux. Entre em qualquer loja e você verá diversos micros equipados com esse sistema, sempre a preços muito convidativos (a partir de R$ 800).

Isso porque, como o Linux  é gratuito, o computador fica mais barato ( o Windows acresce de R$ 150 a R$ 400 ao preço do PC). E esse preço baixo é parcelado em prestações mínimas. Graças a tudo isso, o Linux é um megasucesso no Brasil, com 18% do mercado. É o maior rival que o Windows já teve.

Fonte: O Estado de S.Paulo de 19-11-2007 - Caderno Link
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 06:43 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2007, 08:07 »
Citar
Linux é um megasucesso no Brasil, com 18% do mercado.

18% do mercado é uma porcentagem fantástica.

De que fonte o Estado de S. Paulo tirou esse dado?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2007, 08:17 »
Uma coisa interessante é que vc não vê camelô vendendo cd de instalação de Linux ou de Mac OS, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2007, 08:58 »
Outro dia, eu vi um camelô vendendo o CD do Ubuntu, acho que era o 6.10 aqui em Campina Grande.  ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2007, 10:05 »
Uma coisa interessante é que vc não vê camelô vendendo cd de instalação de Linux ou de Mac OS, hehehe...

Vá a "Feira dos Importados" de Brasília! Já vi Ubuntu, Kurumin e etc por lá.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2007, 10:16 »
Não há como negar que que o Linux tem hoje uma grande participação no mercado, talvez até mais do que esses 18%. É só olhar nas lojas a quantidade de computadores que vêm com Linux atualmente. É claro que sabemos que a grande maioria acaba trocando o sistema por um Windows piratão. O Linux atualmente é muito vendido (acompanhando computadores novos), mas ainda muito pouco usado.
Sobre o pessoal que substitui o Linux por Windows piratão, outro dia vi num fórum um cara que dizia ter encomendado o Asus EEE. O cara foi no fórum perguntar como ele faria para instalar o XP no EEE, sendo que ele nem tinha recebido o computador e muito menos experimentado o sistema que vinha nele. Ele só tinha visto que era Linux, por isso queria trocar.

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:35 »
18% do mercado é uma porcentagem fantástica.

De que fonte o Estado de S. Paulo tirou esse dado?
Acredito que seja a porcentagem das vendas de PCs montados, com SO pré-instalado.

Uma coisa interessante é que vc não vê camelô vendendo cd de instalação de Linux ou de Mac OS, hehehe...
Não tem porque vender MacOS pirata, porque só roda nos Mac (eu sei que já conseguiram rodar em PC, mas é muita gambiarra) e os próprios computadores já vêm com esse SO de fábrica.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:53 »
Muito bom isso, mas eu acredito q para o linux emplacar de vez está se tornando cada vez mais urgente 4 melhorias essenciais, que são:

- Arrumar o bug do flash player
- Arrumar os bugs, e facilitar a instalação, do driver de vídeo da AMD
- Ajustar o Openoffice (para ler OpenXML e melhorar o design dele)
- Desenvolver mais a área de multimídia

Essas melhorias envolvem muito o visual e a impressão que o usuário final terá do sistema e não uma variação de 1 segundo no boot nem se existe ou não painel de controle, ele quer um sistema bonito e pronto para executar as operações básicas.

Eu acredito q se esses problemas não forem resolvidos logo, como o vídeo no skype ou o AIGLX na ATI ou mensenger descente como AMSN 0.97RC1 ou instalação de programas (.deb) etc que foram muito bem solucionados, o linux irá perder uma boa oportunidade.

[ ]'s

Gaulês
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 12:57 por gaules »

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:54 »
eu comprei meu notebook HP e veio com Mandriva 2007 Discovery e suporte pago e com varios programas \o\

ps:coloquei ubuntu pois fica mais facil de instalar programas (APTonCD rulleia)

eu comprei o OpenSuse 10.2 no camelô a algum tempo atras @_@
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:13 »
complementando o q o RC2006 postou tem mais comentários no site http://www.link.estadao.com.br/

Ficha técnica: UBUNTU 7.10

PREÇO | Gratuito
SITE | www.ubuntu.com
REQUISITOS | Requer 256 MB de memória RAM (recomendam-se 512 MB) e pelo menos 5 gigabytes de espaço livre no disco rígido. Roda com qualquer processador à venda hoje no mercado e mesmo em computadores um pouco mais antigos.

AVALIAÇÃO
PRÓ | Interface gráfica com efeitos animados; facilidade de uso; dificilmente pega vírus; vem com buscador integrado; conta com um excelente conjunto de aplicativos.
CONTRA | Pode ter problemas de compatibilidade com o PC ou periféricos; instalação da versão 7.10 nem sempre funciona; difícil de configurar a web.
VEREDICTO | Mesmo com alguns defeitos, é o melhor Linux que já foi feito.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12420

Existe vida além do Windows: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12408

Veja como é o Ubuntu: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12439

CD Live permite ‘provar’ sistema sem instalação: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12412

entre outras matérias

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2007, 16:23 »
Kublin, obrigado pela complementação.
É que as notícias do jornal foram postas bem cedo e, alguns links, ainda estavam em construção.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2007, 17:29 »
hahahaha!!
eu comprei o Estadão hj só por causa do Ubuntu!!  ;D
mais vcs foram mais rápidos rs!
eu gostei muito da materia, mais eu acho que eles deveriam direcionar para o site brasileiro do Ubuntu, e não para o .com  8)
mais é bom do mesmo jeito, o importante é todo mundo usar Linux! rs
abraços  :)

Offline Rafael...

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2007, 19:49 »
Será que não está na hora de começar trabalho de Marketing para diminuir esse "medo" dos usuários comuns?
Algo para informar e corrigir a visão degenerada que eles tem do Linux. Algo bem atrativo, seria um bom começo.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2007, 20:05 »
Pessoal,

Aproveitando o assunto, abri uma enquete para saber quantas pessoas já foram convencidas através de vocês para migração Windows > Linux!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28261.0.html

Abrs.
Junior

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Existe vida além do Windows
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2007, 22:25 »
Citar
- Ajustar o Openoffice (para ler OpenXML e melhorar o design dele)

No OpenSuse 10.3, o Open/BrOffice já reconhece o OOXML. No nosso caso, é preciso baixar o conversor e instalar.