Cinco novidades no Gmail que poucos conhecem.

Iniciado por nq6, 19 de Novembro de 2007, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Recentemente, o Gmail passou por algumas atualizações, colocando na interface uma séria de pequenas novidades que devem ajudar muito quem precisa gerenciar milhares de mensagens em sua caixa de correio. Porém, muitos destes recursos se transformaram em motivos de reclamação de alguns leitores aqui do blog. Segundo eles, a interface está muito instável e muitas vezes nem carrega corretamente, tornando a experiência um tanto quanto desagradável.

Problemas à parte, o Blog oficial do Gmail fez uma lista de 5 recursos lançados com a nova interface e que ainda não foram muito comentado. Segue abaixo um resumo de cada função:

1. Atalho: "Archive and next" - Já imaginou poder ler suas mensagens e em seguida arquivá-las, tudo com a ajuda do teclado? Esta é a função da tecla "]" ! À medida que você vai lendo as mensagem, não precisa voltar para a caixa de entrada para arquivá-la e abrir a próxima. Existem vários atalhos, que podem ser ativados através das Configurações do Gmail.

2. Que tal compartilhar suas buscas dentro do Gmail? Quantas vezes você não passou pelo problema de algum amigo procurar uma mensagem e não achar, mas você, buscando em sua conta conseguir achar normalmente a mensagem? Para resolver este problema, o Gmail possui a possibilidade de compartilhar as buscas, simplesmente enviando a URL da barra de endereço logo após uma busca. Vamos testar? Que tal ver quantas mensagem da sua conta possuem a palavra Undergoogle? Basta você colar a seguinte URL em seu navegador: http://mail.google.com/mail/#search/undergoogle

3. Use o botão voltar! Um dos sérios problemas de aplicações em AJAX é a ausência da função da tecla voltar, já que muitas atualizam dentro do próprio Browser, e quando pressionada a tecla voltar do navegador, simplesmente a aplicação desaparece. No Gmail a tecla voltar funciona perfeitamente, inclusive fornecendo o histórico de navegação, como você pode ver na imagem. Demais, não?

4. Já pensou em guardar uma mensagem nos favoritos de seu navegador favorito? Com a reformulação da interface, cada mensagem ganhou uma URL separada, tornando possível armazenar uma mensagem importante nos favoritos em vez de criar uma etiqueta separada somente para aquela mensagem.

5. "Filter messages like this": Você sabe para que serve este novo recurso? Filtros realmente ajudam muito a gerenciar todas as mensagem que recebemos diarimamente no Gmail, o problema é que as vezes criar filtros torna-se uma tarefa um tanto quanto complicada. Para isso a opção "Filter messages like this" cria automaticamente filtros para mensagens semelhantes às que você está lendo.

Fonte: http://www.undergoogle.com/blog/2007/11/cinco-novidades-no-gmail-que-poucos-conhecem.html
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

gabriel0085

nq6,

Tenho uma dúvida sobre o Gmail será que você poderia me tirar?

É que sou usuário do yahoo-mail e estou pensando em migrar pro Gmail, mas eu preciso saber o seguinte para migrar:

-No Gmail é possível criar "pastas" para armazenar mensagens, como no yahoo, ou você só pode criar filtro de busca?

celsofaf

Citação de: gabriel0085 online 19 de Novembro de 2007, 10:50
-No Gmail é possível criar "pastas" para armazenar mensagens, como no yahoo, ou você só pode criar filtro de busca?

O Gmail não usa o (ultrapassado, eu diria) conceito de pastas. Você pode colocar etiquetas nas mensagens (como as "tags" que há em muitos blogs), quantas etiquetas quiser, com o nome que quiser. Bem mais eficiente que o sistema de pastas: é como se você pudesse colocar a mesma mensagem em várias pastas, mas sem ter que copiá-la várias vezes.

Sim, também pode-se criar filtro de busca.

A única vantagem que vejo do yahoo em relação ao gmail é o espaço infinito para armazenagem. Mas estou satisfeito com os atuais 5 gigas (e crescendo) do gmail.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Darcamo

Aproveitando seu tópico de novidades do Gmail resolvi postar uma dúvida relacionada.
Recentemente li uma notícia de que o Gmail passo a suportar o protocolo IMAP além do pop3 que já suportava, mas nas minhas configurações só aparece a opção para habilitar o pop.

Parece que a opção do imap só apareceu para algumas pessoas, provavelemnte deva ser alguma fase alfa de testes (já que os programas do google são todos beta então essa funcionalidade deve ser alfa  :P). Alguém aqui possui a opção de usar IMAP com seu Gmail?

gabriel0085

Citação de: Darcamo online 19 de Novembro de 2007, 20:03
Aproveitando seu tópico de novidades do Gmail resolvi postar uma dúvida relacionada.
Recentemente li uma notícia de que o Gmail passo a suportar o protocolo IMAP além do pop3 que já suportava, mas nas minhas configurações só aparece a opção para habilitar o pop.

Parece que a opção do imap só apareceu para algumas pessoas, provavelemnte deva ser alguma fase alfa de testes (já que os programas do google são todos beta então essa funcionalidade deve ser alfa  :P). Alguém aqui possui a opção de usar IMAP com seu Gmail?

Pelo que li para habilitar o suporte ao protocolo IMAP é preciso selecionar sua língua padrão como inglês.

Testa aí e diz pra gente se funcionou.

[EDITADO]

Fonte: http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=79344

Por que não tenho um IMAP na minha conta?

Se a opção de ativar o IMAP não estiver disponível nas configurações de "Encaminhamento e POP" de seu Gmail, basta ativar o acesso POP para que o IMAP também seja ativado em sua conta. Estamos trabalhando para simplificar a ativação do IMAP para todos os usuários.

[/EDITADO]

celsofaf

Minha língua padrão é inglês, no entanto não aparece tal opção para mim ainda.

Alysson Neto

Estou usando aqui no evolution normamente o imap. E não acho pastas ruim não.. reclamo a tempos do gmail não ter isso.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

celsofaf

Citação de: n3t0 online 19 de Novembro de 2007, 21:22
Estou usando aqui no evolution normamente o imap. E não acho pastas ruim não.. reclamo a tempos do gmail não ter isso.

Eu não falei que acho ruim. :) Apenas enxergo o sistema de etiquetas do Gmail como uma evolução do sistema de pastas. Vá marcando as mensagems com etiquetas (manualmente, ou segundo filtros) e arquivando, tirando da caixa de entrada. Cada etiqueta, nessas circunstâncias, funciona como uma pasta. Só que você pode ter uma mensagem marcada com várias etiquetas diferentes (não com apenas uma - caso das pastas), e isso é muitíssimo útil.

Talvez ficasse ainda melhor se houver um sistema de subetiquetas, ou algo do tipo. Etiquetas que só façam sentido quando consideradas dentro de outra, criando assim uma espécie de árvore (não é exatamente uma árvore) de etiquetas, e emulando uma árvore de pastas (só que melhor). Mas também ficaria tudo muito complicado! :D

fabio_k

Citação de: celsofaf online 19 de Novembro de 2007, 10:55
Citação de: gabriel0085 online 19 de Novembro de 2007, 10:50

O Gmail não usa o (ultrapassado, eu diria) conceito de pastas. Você pode colocar etiquetas nas mensagens (como as "tags" que há em muitos blogs), quantas etiquetas quiser, com o nome que quiser. Bem mais eficiente que o sistema de pastas: é como se você pudesse colocar a mesma mensagem em várias pastas, mas sem ter que copiá-la várias vezes.

Sim, também pode-se criar filtro de busca.

A única vantagem que vejo do yahoo em relação ao gmail é o espaço infinito para armazenagem. Mas estou satisfeito com os atuais 5 gigas (e crescendo) do gmail.

ultrapassado mais ajuda muito na hr de organizar os emails, meu gmail ta com uns 500 emails na caixa de entrada, seria bem mais pratico heheheh  ;D

celsofaf

Citação de: fabio_k online 19 de Novembro de 2007, 22:04
ultrapassado mais ajuda muito na hr de organizar os emails, meu gmail ta com uns 500 emails na caixa de entrada, seria bem mais pratico heheheh  ;D

Use as etiquetas e vá arquivando. :) Eu mantenho pouquíssimos na caixa de entrada. Tá bem organizado. Levo poucos segundos para achar o que quero.

fabio_k

ai vem a pergunta..
como cria etiquetas ???
hehehe

celsofaf

Não sei como eles traduziram para português, mas em inglês é "Label". Dê uma olhadinha no menu que tem lista de ações (marcar com estrela, marcar como lido, arquivar, etc) e você vai ver. E veja à sua esquerda também, abaixo da lista de contados rápidos.

clcampos

Citação de: fabio_k online 19 de Novembro de 2007, 22:28
ai vem a pergunta..
como cria etiquetas ???
hehehe

Na coluna da esquerda do gmail tem a caixa Marcadores.

Nela tem o link Editar marcadores. Clique neste link.

Na nova tela tem uma caixa Criar novo marcador

Citação de: celsofaf online 19 de Novembro de 2007, 23:05
Não sei como eles traduziram para português, mas em inglês é "Label". Dê uma olhadinha no menu que tem lista de ações (marcar com estrela, marcar como lido, arquivar, etc) e você vai ver. E veja à sua esquerda também, abaixo da lista de contados rápidos.

Sempre usei como disse o celsofaf. No combo Mais Ações... clique em Novo Marcador.

Só que não funcionou aqui. Deve ser algum problema comigo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

fabio_k

consegui criar os marcadores e mover as mensagens para o marcador, no entanto, os emails continuam na caixa de entrada, tem como retira-las de la?

EDIT: já consegui, é marcar os emails, mandar para o marcador, ir ao marcador, selecionar os emails e clicar e mais ações e arquivar  ;D

thanks povo, agora vai ehehe!

celsofaf

Obrigado pela correção, não sabia que em português eles usam "marcador". :)