Autor Tópico: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?  (Lida 21928 vezes)

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Online: 18 de Novembro de 2007, 17:04 »
como uso em dual-boot com WVista, essa perg faz sentido, inclusive estou tendo um baita trabalho pra instalar o Clam-AV e não estou conseguindo... :-\
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:15 »
A sua pergunta me parece um pouco estranha. Afinal, você quer um firewall ou um antivírus? Pois o clamav é um anti vírus.



Sobre antivírus:

Não é preciso usar antivírus no Linux.


Os antivírus feitos para linux são para escanear máquinas windows numa rede.

O clamav é uma boa opção. Há também o AVG e o F-spot.

O clamav está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto, você pode instalá-lo indo em: Aplicações > Adicionar/remover programas.



Sobre firewall:

O kernel Linux já possui um firewall embutido, no entanto, é preciso usar um script para habilitá-lo a cada inicialização.

O melhores script para isso são o Firestarter (GTK-GNOME) e o Guarddog (QT-KDE).

Tanto o Firestarter quanto o Guarddog também estão nos repositórios oficiais do Ubuntu. Para instalá-los vá em: Aplicações > Adicionar/Remover programas
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:22 por gabriel0085 »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:19 »
complementando o nosso colega gabriel, se vc quiser estudar sobre o funcionamento do firewall no linux, instale o firestarter, mas se nao quiser fazer nada, nao faça, pois o iptables, que é o firewall genuino e ativo, já está instalado e funcionando, sem q tu saiba  ;)

pesquise sobre SELinux, que é um complemento de segurança que a RHL está desenvolvendo, e que não chegou aqui pra gente (pelo menos que eu saiba), mas que muita gente desabilita, desistala ou coloca no modo permissivo pra entender o funcionamento da coisa

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alarcon

  • Visitante
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:27 »
complementando o nosso colega gabriel, se vc quiser estudar sobre o funcionamento do firewall no linux, instale o firestarter, mas se nao quiser fazer nada, nao faça, pois o iptables, que é o firewall genuino e ativo, já está instalado e funcionando, sem q tu saiba  ;)

pesquise sobre SELinux, que é um complemento de segurança que a RHL está desenvolvendo, e que não chegou aqui pra gente (pelo menos que eu saiba), mas que muita gente desabilita, desistala ou coloca no modo permissivo pra entender o funcionamento da coisa

[ ]s


Tem certeza que é assim como você fala, pois que eu saiba o iptables está presente sim em qualquer distribuição linux, mais é preciso configurá-lo, ou seja, ditar as regras e ativá-lo. O Firestarter faz exatamente isso configura o iptables e é uma interface gráfica para ele.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:58 por alarcon »

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:30 »
complementando o nosso colega gabriel, se vc quiser estudar sobre o funcionamento do firewall no linux, instale o firestarter, mas se nao quiser fazer nada, nao faça, pois o iptables, que é o firewall genuino e ativo, já está instalado e funcionando, sem q tu saiba  ;)

pesquise sobre SELinux, que é um complemento de segurança que a RHL está desenvolvendo, e que não chegou aqui pra gente (pelo menos que eu saiba), mas que muita gente desabilita, desistala ou coloca no modo permissivo pra entender o funcionamento da coisa

[ ]s
Tem certeza que é assim como você fala, pois que eu saiba o iptables está presente sim em qualquer distribuição linux, mais é preciso configurá-lo, ou seja, ditar as regras e ativá-lo. O Firestarter faz exatamente isso configura o iptables e é uma interface gráfica para ele.

fala Alarcon, ainda n consegui rodar o ClamAV, quem dera atualizar... =(

baixei o firestarter, q passos agora para configurar?
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:35 »
complementando o nosso colega gabriel, se vc quiser estudar sobre o funcionamento do firewall no linux, instale o firestarter, mas se nao quiser fazer nada, nao faça, pois o iptables, que é o firewall genuino e ativo, já está instalado e funcionando, sem q tu saiba  ;)

pesquise sobre SELinux, que é um complemento de segurança que a RHL está desenvolvendo, e que não chegou aqui pra gente (pelo menos que eu saiba), mas que muita gente desabilita, desistala ou coloca no modo permissivo pra entender o funcionamento da coisa

[ ]s
Tem certeza que é assim como você fala, pois que eu saiba o iptables está presente sim em qualquer distribuição linux, mais é preciso configurá-lo, ou seja, ditar as regras e ativá-lo. O Firestarter faz exatamente isso configura o iptables e é uma interface gráfica para ele.

fala Alarcon, ainda n consegui rodar o ClamAV, quem dera atualizar... =(

baixei o firestarter, q passos agora para configurar?

Para configurar  vá em: sitema > administração > firestarer

E siga os passo indicados.

Se tiver algum dúvida durante algum dos passos, é só postar.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:40 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:38 »
complementando o nosso colega gabriel, se vc quiser estudar sobre o funcionamento do firewall no linux, instale o firestarter, mas se nao quiser fazer nada, nao faça, pois o iptables, que é o firewall genuino e ativo, já está instalado e funcionando, sem q tu saiba  ;)

pesquise sobre SELinux, que é um complemento de segurança que a RHL está desenvolvendo, e que não chegou aqui pra gente (pelo menos que eu saiba), mas que muita gente desabilita, desistala ou coloca no modo permissivo pra entender o funcionamento da coisa

[ ]s
Tem certeza que é assim como você fala, pois que eu saiba o iptables está presente sim em qualquer distribuição linux, mais é preciso configurá-lo, ou seja, ditar as regras e ativá-lo. O Firestarter faz exatamente isso configura o iptables e é uma interface gráfica para ele.


Na verdade o mestre Eunir se confundiu agora.  ;D

O iptables não é configurado automaticamente. Para configurá-lo é preciso usar um script como o firestarter e esse scrpit precisa ser carregado a cada boot.

Olha Eunir, essa a gente deixa passar porque você tem sido um bom menino aqui no fórum, mas da próxima vez você fica de castigo viu. >:(

 ;D :D :P

alarcon

  • Visitante
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:42 »

fala Alarcon, ainda n consegui rodar o ClamAV, quem dera atualizar... =(

baixei o firestarter, q passos agora para configurar?


veja este link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26028.msg148478.html#msg148478

ou aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26028.msg148489.html#msg148489

que você saberá como usar o firestarter.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:44 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:03 »
A sua pergunta me parece um pouco estranha. Afinal, você quer um firewall ou um antivírus? Pois o clamav é um anti vírus.



Sobre antivírus:

Não é preciso usar antivírus no Linux.


Os antivírus feitos para linux são para escanear máquinas windows numa rede.

O clamav é uma boa opção. Há também o AVG e o F-spot.

O clamav está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto, você pode instalá-lo indo em: Aplicações > Adicionar/remover programas.



Sobre firewall:

O kernel Linux já possui um firewall embutido, no entanto, é preciso usar um script para habilitá-lo a cada inicialização.

O melhores script para isso são o Firestarter (GTK-GNOME) e o Guarddog (QT-KDE).

Tanto o Firestarter quanto o Guarddog também estão nos repositórios oficiais do Ubuntu. Para instalá-los vá em: Aplicações > Adicionar/Remover programas

Caro gabriel0085 penso que é bom ter um antivírus no linux, não para se evitar pegar vírus, mas para evitar a sua distribuição com pessoas do seu convívio, seja pessoal ou profissional, e que possuem o sistema operacional Windows.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:05 »

fala Alarcon, ainda n consegui rodar o ClamAV, quem dera atualizar... =(

baixei o firestarter, q passos agora para configurar?


veja este link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26028.msg148478.html#msg148478

ou aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26028.msg148489.html#msg148489

que você saberá como usar o firestarter.

vlw  ;)
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:45 »
A sua pergunta me parece um pouco estranha. Afinal, você quer um firewall ou um antivírus? Pois o clamav é um anti vírus.



Sobre antivírus:

Não é preciso usar antivírus no Linux.


Os antivírus feitos para linux são para escanear máquinas windows numa rede.

O clamav é uma boa opção. Há também o AVG e o F-spot.

O clamav está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto, você pode instalá-lo indo em: Aplicações > Adicionar/remover programas.



Sobre firewall:

O kernel Linux já possui um firewall embutido, no entanto, é preciso usar um script para habilitá-lo a cada inicialização.

O melhores script para isso são o Firestarter (GTK-GNOME) e o Guarddog (QT-KDE).

Tanto o Firestarter quanto o Guarddog também estão nos repositórios oficiais do Ubuntu. Para instalá-los vá em: Aplicações > Adicionar/Remover programas

Caro gabriel0085 penso que é bom ter um antivírus no linux, não para se evitar pegar vírus, mas para evitar a sua distribuição com pessoas do seu convívio, seja pessoal ou profissional, e que possuem o sistema operacional Windows.

Nesse sentido você tem razão alarcon.

Acho até bem bacana essa sua preocupação em não contaminar os outros. respeito bastante pessoas com senso de coletividade.

No meu caso eu não uso antivírus, pois não baixo, nem repasso arquivos de sites desconhecidos.

A única fonte de vírus que eu poderia transmitir seria através dos spans no e-mail. No entanto, eu uso o yahoo-mail que verifica com antivírus online todos os arquivos que se recebe ou envia por e-mail.

Mas de qualquer forma vou seguir sua sugestão e testar alguns antivírus por aqui, para ver se meus arquivos pessoais andam limpos.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 18:48 por gabriel0085 »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:14 »
Na verdade o mestre Eunir se confundiu agora.  ;D

O iptables não é configurado automaticamente. Para configurá-lo é preciso usar um script como o firestarter e esse scrpit precisa ser carregado a cada boot.

Olha Eunir, essa a gente deixa passar porque você tem sido um bom menino aqui no fórum, mas da próxima vez você fica de castigo viu. >:(

 ;D :D :P

hehehehehe de vez em qdo eu erro, gente, normal  ;)

mas entao: eu uso ubuntu no trabalho e o fedora em casa (ou seja, desde quarta-feira passada que não logo no ubuntu, e vou acessar só amanhã as 8 da matina rsrs).

no ubuntu, realmente, eu havia me esquecido deste detalhe  ;) no fedora ele vem habilitado, e somado a um complemento chamado SELinux, que tbm é habilitado durante a instalação. esse complemento está na mandriva, no pclinux, no fedora, no centos e tbm no red hat, que eu saiba, demais distros nao-rpm nao sei  :)

tirem-me uma duvida: se eu nao fizer nada no default do ubuntu, nao tenho nada de firewall rodando?  ??? ixii, eu nem me atentei para esse detalhe  :D

ah, a importancia disso pra gente, no linux, é conhecimento ou gestão de depto de TI, pra desktop residencial pouca utilidade tem, pelo menos eu acredito nisso... rsrsrs

mil perdões pelo erro, galera  :D abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alarcon

  • Visitante
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:18 »

Nesse sentido você tem razão alarcon.

Acho até bem bacana essa sua preocupação em não contaminar os outros. respeito bastante pessoas com senso de coletividade.

No meu caso eu não uso antivírus, pois não baixo, nem repasso arquivos de sites desconhecidos.

A única fonte de vírus que eu poderia transmitir seria através dos spans no e-mail. No entanto, eu uso o yahoo-mail que verifica com antivírus online todos os arquivos que se recebe ou envia por e-mail.

Mas de qualquer forma vou seguir sua sugestão e testar alguns antivírus por aqui, para ver se meus arquivos pessoais andam limpos.

Na verdade quem começou essa discussão foi o nobre colega Eunir Augusto que me fez enxergar a necessidade de usar um antivírus antes pensava exatamente como você pensa hoje. Vejo só como o  Eunir Augusto, que cometeu esse erro do iptables, tem créditos e para ele é permitido cometer alguns equívocos. ;D :P

Já estava até duvidando dos meus conhecimentos e pensando que o iptables era configurado por padrão mais você veio ao meu socorro.

alarcon

  • Visitante
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:21 »
Na verdade o mestre Eunir se confundiu agora.  ;D

O iptables não é configurado automaticamente. Para configurá-lo é preciso usar um script como o firestarter e esse scrpit precisa ser carregado a cada boot.

Olha Eunir, essa a gente deixa passar porque você tem sido um bom menino aqui no fórum, mas da próxima vez você fica de castigo viu. >:(

 ;D :D :P

hehehehehe de vez em qdo eu erro, gente, normal  ;)

mas entao: eu uso ubuntu no trabalho e o fedora em casa (ou seja, desde quarta-feira passada que não logo no ubuntu, e vou acessar só amanhã as 8 da matina rsrs).

no ubuntu, realmente, eu havia me esquecido deste detalhe  ;) no fedora ele vem habilitado, e somado a um complemento chamado SELinux, que tbm é habilitado durante a instalação. esse complemento está na mandriva, no pclinux, no fedora, no centos e tbm no red hat, que eu saiba, demais distros nao-rpm nao sei  :)

tirem-me uma duvida: se eu nao fizer nada no default do ubuntu, nao tenho nada de firewall rodando?  ??? ixii, eu nem me atentei para esse detalhe  :D

ah, a importancia disso pra gente, no linux, é conhecimento ou gestão de depto de TI, pra desktop residencial pouca utilidade tem, pelo menos eu acredito nisso... rsrsrs

mil perdões pelo erro, galera  :D abraços

Faz um tempo que fiz uns testes aqui com e sem firewall e colei umas screenshots dos resultados aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,6125.msg129641.html#msg129641

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Que firewall é recomendado pro Ub 7.10 - GG?
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:35 »
Vejo só como o  Eunir Augusto, que cometeu esse erro do iptables, tem créditos e para ele é permitido cometer alguns equívocos. ;D :P

hahahahah eu me senti o Rogerio Ceni agora: o cara leva frango e a torcida são-paulina nem pega no pé do cara, pelos créditos q ele tem com o time  :D  :D  :D vlw pela consideração, amigos!

mas entao: pelo que entendi, vc pode ajustar o firewall no linux pelo firestarter, que modificará o iptables no formato gráfico, ou senao ir na unha alterar isso, pelo vi msmo hehehe

abraços, gente, desculpa o vacilo lá em cima  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)