Como fazer para o "man" não sumir ao sair dele?

Iniciado por marciovinicius, 18 de Novembro de 2007, 04:45

tópico anterior - próximo tópico

marciovinicius

No terminal, quando entro com "man 'comando'" e aparece o manual do comando ele não fica na tela ao sair (teclando 'Q').
Como faço para o terminal continuar a mostrar o texto do "man" mesmo depois de sair do "man"?
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

gabriel0085

É só redirecionar a saída do comando man para o comando more.

Exemplo com o comando "cp":
man cp | more

* O símbolo acima se chama pipe. NO meu teclado ABNT2 o pipe fica sobre a barra invertida (na mesma tecla) e ao lado do Shift-esquerdo. 

Kamei Hyoga

Ou vc pode abrir uma nova aba no mesmo terminal e ir testando (acredito que seja isso) os comandos em uma e tirando dúvidas em outra aba.

Shift+Control+T para abrir uma nova aba.

arlei

Olá marciovinicius,

existe também a possibilidade de vc consultar o manual do comando desejado pela internet, como na Super ManPages [1] que foi usado como referência principal para nosso Wiki Comandos Básicos [2].

[1] - http://linuxcommand.org/superman_pages.php
[2] - http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

E não esqueça, vc pode também salvar o manual do comando desejado como um arquivo TXT para consulta futura, como no exemplo abaixo.

man ls > /diretorio/ls.txt

T+
Arlei

marciovinicius

Antigamente eu usava o Conectiva e o hoje o CentOS (sem interface gráfica) na empresa onde trabalho e nessas distros, quando se sai do man, aparece o prompt de comando, mas a o texto do man continua na tela (sem que eu precisasse evocar nenhuma opção extra). Me parecia mais prático já que me permitia olhar as opções enquanto digitava o comando que me gerava dúvida.

Obrigado a todos! Vou testar pra ver qual é a melhor opção pra mim...

Kubuntu 9.04 amd64

Kamei Hyoga

Opa, já que vc trabalha sem interface gráfica, as dicas do gabriel0085 e do arlei, são as melhores pra vc.

tfmoraes

Se você estiver utilizando o screen o conteúdo man não some da tela ao sair dele. Neste link http://gentoo-wiki.com/TIP_Using_screen tem um monte de dicas sobre o screen, ele é muito interessante.

marciovinicius

Citação de: Kamei Hyoga online 18 de Novembro de 2007, 15:35
Opa, já que vc trabalha sem interface gráfica, as dicas do gabriel0085 e do arlei, são as melhores pra vc.

é... mas, talvez, com interface gráfica a dica mais válida pode ser a que vc deu mesmo...
mas o comportamento que eu esperava era justamente o que se consegue com a dica do gabriel0085... poderia ter um jeito de colocá-lo como padrão....

bom, também não sou nenhum expert em linha de comando... só vinha sentindo falta desse comportamento no terminal do Ubuntu, pois sempre que tinha que dar um comando novo (que eu não conhecia) eu tinha que anotar as letrinhas das opções em um papelzinho ::) depois de dois anos de Ubuntu, nunca tinha sequer me dado conta de que o terminal trabalhava com abas (aliás, nesse caso especificamente pode ser melhor usar janelas separadas, pois posso digitar o comando olhando para o man) talvez o tal "screen" indicado pelo tfmoreas possa ser a solução, vou dar uma estudada.

Valeu!
Kubuntu 9.04 amd64