Autor Tópico: NVidia - qual drive instalar?  (Lida 7649 vezes)

Offline alternatribe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
NVidia - qual drive instalar?
« Online: 25 de Julho de 2008, 17:21 »
Boa tarde pessoal,

Ao instalar o ubuntu, ele reconhece a minha placa de vídeo nvidia geforce 6600GT, mas não habilita. Tenho que entrar no gerenciador de drive restrito e habilitá-lo. Minha dúvida, esse drive que ele instala é melhor que o drive proprietário da nvidia? Ele habilita todos os recursos de minha placa? Ou seria melhor instalar o proprietária da nvidia?
Pergunto isso pois estou tendo problemas ao instalar o drive proprietário da nvidia. Ele instala normalmente, mas quando reinicio o computador, o ubuntu diz que está sendo executado em baixa resolução. Vendo a configuração, ele não está reconhecendo o drive da nvidia. Alguem sabe como resolver?

At.

AlternaTribe

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2008, 17:36 »
Eu uso o envyng. Se quiser segue abaixo:

Para instalar o envyng:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install envyng-gtk envyng-core
Depois no terminal digite:

Código: [Selecionar]
sudo envyng -t


Editando...

Só para citar que tenho uma 8500GT (acho que é isso) e funciona 100%
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 17:40 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2008, 18:41 »
Esse driver que você habilita é o driver propritário da NVidia, não é ultima versão, mas sim a versão mais testada, pelo que se a sua placa é reconhecida e funciona correctamente não deve utilizar outro driver.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2008, 00:30 »
Esse driver que você habilita é o driver propritário da NVidia, não é ultima versão, mas sim a versão mais testada, pelo que se a sua placa é reconhecida e funciona correctamente não deve utilizar outro driver.


Isso se funcionar né, no meu caso não funcionou.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2008, 02:31 »
O método recomendado( e mais fácil) é a instalação pelos drivers restritos mas como o clcampos disse, por vezes o gerenciador de drivers restritos pode não funcionar.
Comigo funcionou sempre ;D
Por isso se os drivers restritos não funcionar usa o envy.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2008, 10:49 »
Sempre usei o Envy pra instalar drivers de placas da nVidia, mesmo as on boards (chipset NF2 ou NF4, por exemplo), ao invés de usar os drivers restritos. Inclusive o Envy instala também o nVidia Settings, que permite habilitar a saída de vídeo sem estresse, coisa que eu acho que os restritos não faz.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2008, 11:01 »
Olá Velox,

Estava lendo este post antes de você postar e surgiu a curiosidade pelo driver mais novo via Envyng. Sempre usei o driver restrito sem problemas mas como sou curioso quis testar.

Pois bem testei a cerca de 1 hora. Com o driver mais novo instalado pelo envy (173.xx) ele no Glxgears dava 1400 FPS enquanto que o do drivers restritos (169.12) dá 1450 a 1470 FPS... Minha placa é uma Gforce 6200.

Testei também com meu note que tem uma ATI X200Press e com o driver restrito fico com 1200 FPS enquanto que com o driver do Envy (testei ontem) fica com apenas 880 FPS em média.

Tanto no ATI quanto no Nvidia ele instala o painel proprio (Catalist ou Nvidia Settings).

Para usar o Nvidia settings pelo driver restrito, é só instalar o pacote nvidia-settings do repositório do Ubuntu.

Conclusão: Como os drivers mantidos pela Canonical em drivers restritos são testados antes de serem disponibilizados para a comunidade, recomendo sempre o uso deles! Recomendo o uso do Envy somente em casos onde a instalação dos drivers restritos não rodar legal!

Abraço
Junior

Offline Daekdroom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: NVidia - qual drive instalar?
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2008, 11:41 »
Isso não é uma questão de que o driver nos drivers restritos é mais testado. Ele não é atualizado, apenas isso. Vai ser o Catalyst 8.3 para placas ATI enquanto o Hardy estiver de pé.

E aqui o 8.7 aumentou a performance :P