Autor Tópico: a provável descontinuação do Kurumin  (Lida 22995 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
a provável descontinuação do Kurumin
« Online: 17 de Novembro de 2007, 16:41 »
Com relação aos comentários recentes penso que se o Morimoto for realmente descontinuar o Kurumin fica aqui o meu (e creio de todos aqueles que tiveram seu primeiro contato com o GNU/Linux) agradecimento a todo empenho dele e de sua equipe pra levar a todos os interessados um conhecimento maior do SO
Desde já o meu agradecimento

Só para dar uma satisfação com relação ao lançamento de novas versões, estou atualmente trabalhando em outros projetos (os livros impressos e as atualizações do site), por isso não estou tendo tempo para trabalhar no sistema.
Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico.
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas.
Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos. Carlos Morimoto


fontes: http://br-linux.org/linux/havera-uma-proxima-versao-do-kurumin-linux

http://www.maxraven.info/duvidas-pairando-sobre-a-continuacao-do-kurumin-linux.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 16:50 por KubLin »

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2007, 20:09 »
Que pena, eu comecei pelo kurumin e até hoje uso um cd em live cd as vezes quando o computador tem pouca memoria, e saber que o projeto é brasileiro tambem é legal. Mas Parabens ao Morimoto, e que ele tenha alcançado seu objetivo!!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 01:25 »
Morimoto é meu ídolo.

Graças ao Kurumin eu conheci o Linux em 2004. Uma pena isso acontecer, mas eu na posição dele não teria feito diferente eu acho.

  :-\

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 05:06 »
Pessoal,

já há um tópico sobre isso, aqui mesmo no café com Ubuntu:

    
Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28004.0.html



[EDITADO]

Vamos usar este tópico mesmo para discutir esse assunto, pois o tópico anterior foi trancado.

Muito bem trancado por sinal, pois a ofensas pessoais ao Morimoto já haviam passado dos limites.


[EDITADO]
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 11:09 por gabriel0085 »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2007, 06:04 »
Realmente é uma pena a descontinuação do Kurumin Linux, mas ele cumpriu seu papel, que era o de divulgar o Linux e o open source no Brasil. Quem, daqueles com mais de cinco anos em Linux, não iniciou sua aventura pelo universo GNU através do Kurumin e dos artigos do Moriomoto?
Apesar do advento do Ubuntu (possível motivo para a descontinuação) o kurumin continua a ser uma das distros que melhor reconhece o hardware e é a mais fácil de instalar.
Sempre terei essa dívida com o Kurumin e o Moriomoto.
Ateh!

Piras

  • Visitante
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2007, 10:41 »
Penso que o Morimoto fez um exame muito sensato da situação. De fato, até dois ou três anos atrás, quando pouquíssimas distribuições eram realmente amigáveis, o Kurumin fazia um belíssimo papel e sua contribuição para a difusão do Linux entre nós pode ser considerada inestimável.

Mas hoje em dia a situação é bem diferente. Há muitas distribuições tão ou mais fáceis de usar que o Kurumin, inclusive no Brasil, onde distros como Dreamlinux, Resulinux ou BIG Linux fazem um excelente papel. Isto para não falar do PCLinuxOS ou do Mint, que já vêm com o Flash da Adobe, Ambiente Java Sun e quase todos os codecs necessários pré-instalados. Com distros como estas e a abundante informação disponível na Web sobre a configuração do Linux não há dúvida que o "mercado" do Kurumin vem se estreitando bastante.

Mas acho que o Morimoto faria muito bem se, ao invés de descontinuar o seu projeto pura e simplesmente, ele reunisse um grupo capaz de lançar a próxima versão e agrupar uma comunidade em torno do projeto. Desse modo, no final das contas, caberia aos próprios usuários do sistema decidir o seu destino.

E espero que o próximo projeto do Morimoto seja tão bem-sucedido quanto o Kurumin!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2007, 11:17 »
Pessoal,
Vamos usar este tópico mesmo para discutir esse assunto, pois o tópico anterior foi trancado.
Muito bem trancado por sinal, pois a ofensas pessoais ao Morimoto já haviam passado dos limites.

[EDITADO]
Espero que este tópico evolua de maneira civilizada.
Sem agressões a pessoas ou a distros.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

boi

  • Visitante
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:54 »
Realmente, a coisa passou muito dos limites. Tá certo que um usuário do Ubuntu seja apaixonado pela distro, mas não a esse ponto de querer que as outras distros acabem. Já não basta fecharem os olhos para todos os defeitos do Ubuntu, e agora isso. Esse fórum começa a parecer as comunidades de Linux do Orkut.
E sobre o Kurumin, acho que não dá para manter um mínimo de qualidade numa distro baseada no Debian unstable. Ou o Morimoto muda a base, ou então é melhor mesmo parar.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:31 »
É uma pena que ele acabe. Foi a primeira distro de muita gente (a minha foi um Slack 8.1) e ajudou a popularizar um sistema operacional, até então, desconhecido dos "usuários normais".

Seria uma boa se o Morimoto voltasse a distro de menos de 200 megas. Daria menos trabalho para ele manter, já que viria só com as ferramentas necessárias para um usuário básico.

Ou

Como já foi dito, criar um grupo que manteria o Kurumin ativo.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:34 »
Citar
E sobre o Kurumin, acho que não dá para manter um mínimo de qualidade numa distro baseada no Debian unstable. Ou o Morimoto muda a base, ou então é melhor mesmo parar.

O Kurumin 7 é baseado no Debian estável. A base foi mudada.

E o Ubuntu é baseado no Debian instável e tem qualidade, ao menos eu penso que tem (e não sou, quero frisar, um "usuário fanático").

No mais, dou meus parabéns aos que postaram aqui até agora. É bom ler "comentários" em vez de "ofensas gratuitas" que só vão trazer má-fama ao Ubuntu e a este Fórum.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 23:13 »
Eu não gostei nem um pouco de dizerem que o Big Linux deveria ser extinto >:(, fiquei "mordido" com essa opinião, haja vista que indico muitos dos posts aqui deste fórum para resolver os problemas de informática dos outros e meus também, mas opinião é opinião, vamos respeitar mas sem mais "ofensas"...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2007, 09:04 »
Vejam o prestígio internacional do  Kurumin.

Apenas a possibilidade de que a distro fosse descontinuada ou o projeto fosse modificado, já foi motivo para render uma notícia no respeitado site Distrowatch.com. E vale dizer que várias distros são descontinuadas todas as semanas e nem sequer são citadas no Distrowatch.

Esta notícia saiu no boletim do distrowatch.com dessa semana:



Citar

"Será o fim do Kurumin?" This was a question many Brazilian Linux web sites asked last week. The Debian-based Kurumin Linux, created by Carlos Morimoto (pictured on the right), has become one of the most widely used Linux distributions in Brazil since its launch in 2003, largely due to its compact size, attractive artwork, custom configuration tools, and excellent support for popular Brazilian hardware (e.g. "winmodems" and USB ADSL modems). But in a forum post last week, Morimoto hinted at a possible change in direction or even a complete closure of the project. As the main reasons he cited lack of time and availability of well-localised, easy-to-use distributions, such as Mandriva Linux or Ubuntu. As expected, the announcement was greeted with mixed reactions in the Brazilian Linux community. If you understand Portuguese, you can follow the discussion in this thread, with additional commentary and reaction by BR-Linux and MaxINFO.


Fonte: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20071119#news

boi

  • Visitante
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2007, 09:10 »
Pinduvoz:

O Kurumin sempre foi baseado no Debian unstable. O 7.0 foi exceção porque a versão estável tinha acabado de sair e estava bem atualizada. Mas se o Kurumin continuar, o mais provável é que volte a se basear no Debian unstable, já que sabe-se lá quando a Debian lançará outra versão, quem sabe na próxima década.
Sobre o Ubuntu, gostaria de saber de onde veio essa informação de que é baseado no Debian unstable. O Ubuntu foi baseado no Debian, assim como o Mandrake, atual Mandriva, foi baseado no Red Hat. Mas ao que eu saiba, hoje o Ubuntu usa repositórios e pacotes próprios, sendo independente do Debian. Já o Kurumin, como outras distros parecidas, usa pacotes do Debian. Eu acho que nem deveria ser chamado de distro, é mais uma customização.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2007, 09:29 »
Pinduvoz:

O Kurumin sempre foi baseado no Debian unstable. O 7.0 foi exceção porque a versão estável tinha acabado de sair e estava bem atualizada. Mas se o Kurumin continuar, o mais provável é que volte a se basear no Debian unstable, já que sabe-se lá quando a Debian lançará outra versão, quem sabe na próxima década.
Sobre o Ubuntu, gostaria de saber de onde veio essa informação de que é baseado no Debian unstable. O Ubuntu foi baseado no Debian, assim como o Mandrake, atual Mandriva, foi baseado no Red Hat. Mas ao que eu saiba, hoje o Ubuntu usa repositórios e pacotes próprios, sendo independente do Debian. Já o Kurumin, como outras distros parecidas, usa pacotes do Debian. Eu acho que nem deveria ser chamado de distro, é mais uma customização.

Boi,

na verdade o ubuntu é, ainda hoje, baseado no Debian Unstable.

No período de desenvolvimento de cada nova versão do Ubuntu uma das etapas a serem cumpridas sincronizar os repositórios de testes com o Debian Unstable. Reaproveitando pacotes e poupando trabalho.

Mas até que nível se dá isso, eu não sei. 

boi

  • Visitante
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2007, 09:59 »
Boi,

na verdade o ubuntu é, ainda hoje, baseado no Debian Unstable.

No período de desenvolvimento de cada nova versão do Ubuntu uma das etapas a serem cumpridas sincronizar os repositórios de testes com o Debian Unstable. Reaproveitando pacotes e poupando trabalho.

Mas até que nível se dá isso, eu não sei. 
Caramba, então se é assim, está explicada a instabilidade do Ubuntu. Aí não tem jeito, a tendência é o Ubuntu lançar versões cada vez mais instáveis e bugadas, como é a 7.10 e foram as anteriores, com exceção da 7.04.
O Morimoto também estava analisando a possibilidade de mudar a base para o Ubuntu. Mas se é assim, seria trocar seis por meia dúzia.