Autor Tópico: no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???  (Lida 19566 vezes)

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Online: 05 de Janeiro de 2006, 00:45 »
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa ( ou poderia ) melhorar???


1. NAUTILUS - eu acho que o Nautilus deveria ser muito mais poderoso e funcional. Acho que o Windows Explorer do windows e o conqueror do KDE dão de 10 a zero no Nautilus, incluindo aí a interação com browser e outras partes do sistema. Além disso acho ele bem feinho comparado ao Windows Explorer. Também poderia ter mais opções de customização.

2. SEARCH FILES - procura de arquivos deveria ser mais completa, ter mais opções de procura e visualização dos arquivos. Deveria ter mais interação com o Nautilus também.

3. Área de transferência mais eficiente, permitindo maior interação entre os programas e também uma área de transferência múltipla ( poder copiar mais de 1 coisa ao mesmo tempo e poder escolher qual eu quero colar depois ). Outro problema: ao copiar um texto em algum programa e fechá-lo eu perco o que havia copiado ( e eu fazia isso direto pq estava acostumado com o windows ).

4. GNOME - acho ele show de bola em termos de praticidade, mas acho que poderia melhorar um pouco no acabamento visual, alguns detalhezinhos que fazem a diferença principalmente na hora de "encher os olhos" do usuário à primeira vista.

5. Desktop do GNOME - os programas deveriam "lembrar" a posição das suas janelas ( onde foram posicionadas na última utilização ). Já me explicaram aqui como fazer isso, mas acho que deveria ser algo que já viesse pronto no GNOME.

6. INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS - deveriam estabelecer um padrão pra instalação de programas ( estilo NEXT -> NEXT -> FINISH do windows ou algo alternativo, mas que fosse padronizado ), pra facilitar as coisas. Poderia ser integrado com o próprio Synaptic. O jeito atual é prático, mas muitas vezes instalamos um programa no Synaptic e ele não mostra nada, nem sabemos para onde foi o icone ou o programa, ou até como rodá-lo. Acho que já estão melhorando isso com o utilitário de Instalação de Aplicativos.

Também acho que a comunidade linux deveria se esforçar um pouco pra criar alguma padronização entre as distribuições, pelo menos na forma como funcionam os principais pontos do sistema, pra que o usuário não seja um especialista nesta ou naquela distribuição mas se sinta um bobo quando vai usar  uma diferente. Talvez já exista algo nesse sentido e eu desconheça. :?

PS: Se falei algo com que não concordem sintam-se à vontade pra criticar.


E aí, o que vcs sugerem?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2006, 03:20 »
NAUTILUS - só o que eu acho que poderia ser adicionado seria suporte a abas, para assim abrir várias pastas no mesmo programa. Acho que como browser o Firefox já é suficiente, não precisa disso no Nautilus.

PROCURAR POR ARQUIVOS - realmente deveriam ter mais opções de procura, como tipo de arquivo e tal. Com certeza dá pra fazer isso refinando o que você digita, mas para usuários mais leigos algo parecido com o Windows seria ótimo (pra quem não viu ou não sabe, no Windows você escolhe se quer procurar por áudio, vídeo, pastas, ...)

ÁREA DE TRANSFERÊNCIA - no XFCE e no KDE já tem um plugin pro painel exatamente pra isso, é muito estranho o Gnome não ter.

GNOME - suporte estável à transparência e sombras, melhor transparência no painel (fica só uns pedaços transparentes e quando o painel usa uma imagem de fundo não fica nada transparente). Melhor gerenciador de janelas, de forma que dê para arrastar as janelas somente até a borda da tela e quando ultrapassar enviar para outra área de trabalho, assim como no XFCE. O gerenciador também deve lembrar as posições das janelas, embora aqui ele sempre lembrou de todos os programas :?: Ainda gostaria que fosse implementado um sistema de barra de progresso melhor que o atual (zenity), onde a barra simplesmente fica indo e voltando ao invés de mostrar o progresso (vocês podem testar essa barra usando o Synaptic para instalar algum programa ou o Update Manager para atualizar).

INSTALAÇÃO DO UBUNTU - deixar de forma mais clara para o usuário como fazer o particionamento e, se possível, criar um instalador que rode do sistema Live, sendo assim 100% gráfico (este último vai acontecer no Dapper).

USPLASH - a barra de progresso deve ser relativa com o tempo de carregamento, aqui metade do tempo de boot ela está em torno de 10% carregada e de repente acelera e os outros 90% levam o mesmo tempo para carregar que esses primeiros 10... Deve ser possível sair da tela de splash sempre que desejar apenas apertando F2 como é na maioria dos programas de splash.

OPENOFFICE - suportar macros e ficar com anti-alias assim como o resto do Gnome quando se habilita o modo auto-hinter.

TOTEM - função de reprodução rápida.

BEEP MEDIA PLAYER - um equalizador descente, suporte a skins Modern do Winamp (atualmente apenas Classic é suportado).

GAIM - webcam, voz, smilies personalizados, winks, nudge, mensagem pessoal, etc.

SISTEMA - suporte a webcams que estão embutidas em câmeras digitais.

movido para Bodega
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2006, 03:55 »
Bem quanto ao Copiar e colar no Gnome é só instalar o Clipboard Daemon for GNOME.

Sigam os passos do Ubuntu Guide 5.04. http://www.ubuntuguide.org/#clipboard-daemon  (não testei no 5.10 ainda).

Ou vejam aqui:  http://members.chello.nl/~h.lai/gnome-clipboard-daemon/
Assim vocês poderão fazer como fazem no Windows, copiar, fechar o programa e colar em outro. Pelo menos com um arquivo de cada vez.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2006, 04:11 »
muito bom o tópico

o Nautilus pra mim está beleza, este lance das abas é interessante, novo até para mim, acho que a unica coisa que falta nele é ser mais rápido, bem mais rápido, sinto ele meio pesadão, e navegador web como mencionado pelo colega, firefox já tá loco de baum

nos gerenciadores de e-mail gostaria que eles tivessem a opçao de apenas aparecerem no tray, o xmms tambem, o thunderbird tem essa extensão no windows, mas não funciona no linux (DLL)

bom eu aqui o gnome tambem está lembrando da posição das janelas, apenas o terminal não, gostaria que os paineis do gnome tivessem a oção back e top, e tambem implementa-se um troço que vi em uma outra interface o square e o circle, que são tipo paineis só que no formato de quadrado e circulo, no demais acho ele bem organizado, bem intuitivo e bonito tambem, porem o som do sistema eu não gosto, talvez seja poluição, mas preferia o som do "click" do que "thumb", na verdade não curto muito o tema do Ubuntu, mas não deixo de perceber que é inovador, diferente e combina com seu nome

bom este lance do padronizar um "setup", não sei como ainda não fizeram isso, eu agora me habituei com os pacotes, acho que o mais complicado desse lance de setup é as dependencias e as ditribuições diferentes mesmo, para resolver o problemas das dempendencias acho que poderia vir junto todos os pacotes e suas dependencias, ou o fornecedor do programa ter um repositório próprio, que caso o sistema não contivesse a versão ou o pacote equivalente ele exibiria préviamente esta informação e pediria a confirmação para o download (ou ter as duas opções com dependencias ou sem), porem a diferença entre as distribuições reinaria, eu pelo menos já tentei instalar um programa na marra e catar as dependencias que faltavam no Debian e não obtive sucesso tive que desistir, pois começou a ocorrer uma reação em cadeia de conflitos entre pacotes, uma coisa que acredito que pode prejudicar o desempenho de um programa (na verdade o que acontece é deixar de aproveitar um pacote já existente no sistema) mas resolveria isso, era criar programas que rodassem estaticamente, tipo o blender static, basta você descompacta-lo e pronto é só executar, o que mais me preocupa em relação a essa diferença nas distribuições é que foi assim que o Unix afundou, mas com o Linux não irá acontecer isso, pelo menso os desenvolvedores lembram da história

totem, gostaria que fosse substituido pelo mplayer ou xine, acho o totem muito pesado, não gosto dele

Gaim, realmente tem muito o que amadurecer, não é querer ser chato, mas teclar via MSN no Linux não tem a mesma graça que no Windows, tirando a Gaim quando tento enviar algum arquivo pelo Kopete ou aMSN geralmente falha e o Mercury é pesado demais

gostaria que o Midi viesse já configurado, pois pelo menos tive de configura-lo

bom fora isso estou satisfeito, faz muito tempo que não uilizava Linux por isso nem tenho muito o que opnar, minha visão ainda está muito superficial

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2006, 04:43 »
GAIM, Kopete, Mercury, AMSN, e todos os outros: Video, Audio, e todas as frescuras do MSN, mesmo o mercury, que é o que tem mais frescuras, ainda não satisfaz o bom e velho usuário MSN/Windows.

Instalador do Ubuntu: Como o ubuntu é uma distro que tenta ser amigável com o usuário iniciante, o mínimo que eles deveriam fazer é um instalador gráfico, e um particionador menos confuso. Pois particionar é a etapa em que os iniciantes tem mais dificuldade. Porque no resto, a instalação do linux, é tão ou mais facil que a do WIndows.

Instalar programas no Linux/Ubuntu: Bom, isso é bastante fácil, se o usuário procurasse algum tutorial na internet, mas as pessoas não gostam muito disso.
É bastante difícil para um leigo, adicionar os repositórios universe e outros no apt.
O melhor a fazer seria, assim que o Ubuntu detectasse uma conexão à internet, ele abriria um assistente que adicionaria estes repositorios.
E também, que já está sendo desenvolvidos, um programinha que instala os pacotes DEB com um duplo-clique e já soluciona suas dependencias... Isso vai ser bom para os usuarios iniciantes também.
Seria interessante também, a opção de criar ícones (no menu ou no desktop), como ocorre nas instalações do Windows.

USPLASH: Bom, a tela de splash do ubuntu/kubuntu é bem feia comparando-se com o SuSe, Mandriva, Fedora e outros. Outra coisa, é colocar um splash no desligamento do ubuntu.

GRUB: O ubuntu deveria vir com um tema no GRUB por padrão.

Tema do GNOME: O ubuntu deveria adotar de vez o Clearlooks 2, mesmo que com aquelas cores "Human".

Gnome Splash: O splash do gnome no ubuntu é bem feio, deveria utilizar a tela inteira e com mais efeitos de animação. Como o Windows e o splash do KDE no Suse.

Outra coisa essencial, os pacotes deveriam ser compilados para i586, não i386 como acontece hoje.
Acho que o Ubuntu não excluiria "quase" ninguém compilando os pacotes para 586 ou 686.
E os usuários com uma máquina mais "potente" teriam um ganho de performance considerável.

Bom, não lembro de mais nada, mas, apesar de tantos "pequenos defeitos", o Ubuntu/Linux está(ão) muito bom(ns)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2006, 10:59 »
Pra quem queria pesquisa no Nautilus:

http://blogs.gnome.org/view/alexl/2005/12/07/0

Sai na versão 2.14 do Gnome. Ou seja no Ubuntu 6.10.

Eu prefiro o Nautilus ao Konqueror. É simples. A idéia de abas não me atrai, eu fico perdido no Konqueror :)

Eu também ouvir falar que a versão 6.10 vem com instalação gráfica.

SPLASH e TEMAS :: Também acho horríveis. É a primeira coisa que mudo.

CONFIGURAÇÃO ADSL :: É um dos pontos fracos do Ubuntu. Quem instalou ADSL pelo SUSE ou Fedora, sabe a diferença.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Yuran

  • Visitante
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2006, 11:14 »
Poderiam tambem explorar melhor as funcionalidades de gravação de cds e dvds, alem de menus mais especificos um programinha de gravação centralizado (no estilo do k3b e nero for windows), copiar, gravar e montar imagens de cds e dvds com facilidade e praticidade seria um chamariz enorme de algo bem inovador para o nautilus.

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2006, 13:11 »
Definitivamente tem que melhorar a integração com os periféricos(tanto no reconhecimento quanto na instalação). Eu, por exemplo tenho aqui uma webcam(Gotec) e uma multifuncional(x1195) que acho que nunca vou conseguir fazer funcionar no ubuntu. Uma pena, pois só por isso ainda mantenho o meu XP aqui instalado.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2006, 14:22 »
eita, esqueci de falar um monte de coisa antes, então vamos por partes lendo o que vocês falaram:

@unfear, dá pra colocar qualquer coisa na tray, tem uma dica do LedStyle sobre isso :)

@carminati, o USplash realmente precisa de uma reformulação no seu tema e deveria ser habilitado também ao desligar, além de tudo que eu já falei antes sobre ele...
A splash do Gnome também tá feia, mas não acho que ela deveria ocupar a tela toda... tem uma bem legal no Gnome-Look chamada Gnome Clear, dá uma olhada lá ^^
essa idéia de já vir compilado pro 586 eu até já tinha falado aí pelo fórum, acho impossível um usuário 486 conseguir rodar o Ubuntu, a não ser que queira ele como server o que é tão impossível como o anterior, já que o "tchan" do Ubuntu está justamente no desktop... pensando bem, talvez eles poderiam lançar versões separadas, uma como está agora e outra já compilada para 686, que acho que daria menos trabalho do que compilar para 586 e atingiria um número maior de usuários :)

@agente100gelo, o Gnome 2.14 e a instalação gráfica já virão no 6.04 que lança agora em abril :)
Os TEMAS também são a primeira coisa que mudo, a começar pelo Metacity que parece coisa do Gnome 1... Eles podem muito bem manter o marrom, mas colocando temas mais modernos, como o Clearlooks 2 indicado pelo carminati.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2006, 19:05 »
Outra coisa interessante, que deveria melhorar no LINUX, e não só no Ubuntu, é o suporte aos Modems ADSL USB, é um sofrimento pra configurá-los, no Ubuntu, Suse, Fedora, Mandriva, essas principais distros, tem tutoriais em um site para meu modem, mas as distros que aparecem menos, não consigo configurar o modem nunca (mesmo usando um script de configuração automatica que um cara fez ae... mas não consigo).

O ideal seria que conectar-se com um Modem USB fosse fácil como conectar-se com um modem adsl normal no linux.

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #10 Online: 05 de MAR?O de 2006, 08:20 »
Na ordem de importancia das coisas que deveriam ser implementadas/mudadas:

1º) Melhor suporte a multimedia desde o início. Esse negócio de ficar pegando codecs e mais codecs n tah com nada. Deveria vir com um ultra-mega-super-plus-advanced pacotão que rodasse TODO TIPO de vídeo e audio que usuário possa se deparar na internet. Eu realmente n suporto ficar procurando codecs.. sorte q tem o AUTOMATIX aí.

2º) A configuração de conexão com a internet ADSL (akele tal de pppoe) deveria ser completamente gráfico, bonito e intuitivo. Evitando perguntas q o novato n sabe responder. Dificuldade para configurar a conexão com a internet pode ser motivo para o usuário largar de mão o ubuntu logo de primeira vista.

3º) Desde o início com todas as partições montadas para leitura e escrita e já com lançador no desktop. Pra evitar o dúvida do noob: kd meu "hd do windows" ?! sumiu !? Daki q ele aprenda a configurar a partição windows pra ser montada ele já perde a paciencia.

4º) Disponibilizar mais de um gerenciador de janelas já pré-configurado e instalado. Exemplo: Gnome e Openbox, explicando ao usuários quais as vantagens e desvantagens de cada um e qual dois o ubuntu recomenda para haver um bom desempenho no computador do usuário. Alguma coisa tipo "deixar o ubuntu escolher a melhor opção para o meu computador"...

5º) Melhorias no aspecto visual. Como vc se sente com um sistema operacional todo marrom ?! Marrom é cor de SO desde quando ?! E essa história de ficar aparecendo um bocado de letrinhas q vc nem sabe o q significa na hora de ligar e desligar o pc ?! Tem q por splashs mais bonitos ! É consenso q a melhor cor para qualquer SO é azul. Todo sistema operacional q quer ser amigável tem q ter animações, cor azul, tela de boas vindas na primeira vez q entra (com explicações básicas para quem está migrando) essas coisas...

6º) Um particionador gráfico bonito e intuitivo.

Eu enumerei essas coisas acima baseado-me nas minhas próprias dificuldades quando eu começei a usar o SO. Hoje ainda sou noob, mas por ter sido muito persistente eu n desisti e consigo usar o SO "quase" sem problemas. Qualquer outra pessoa teria desistido facilmente. Sinal de que o Ubuntu ainda tem muito no que melhorar se quer realmente ser a distro mais amigável... Sinto dizer aos amantes do ubuntu q "quem tem o ubuntu como amigo n precisa de inimigo".

Matheus

  • Visitante
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #11 Online: 06 de MAR?O de 2006, 16:36 »
"3º) Desde o início com todas as partições montadas para leitura e escrita e já com lançador no desktop. Pra evitar o dúvida do noob: kd meu "hd do windows" ?! sumiu !? Daki q ele aprenda a configurar a partição windows pra ser montada ele já perde a paciencia."

Isso ja existe!!!
Uso o Ubuntu5.10 ^^

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #12 Online: 06 de MAR?O de 2006, 17:59 »
Citação de: "Matheus"
"3º) Desde o início com todas as partições montadas para leitura e escrita e já com lançador no desktop. Pra evitar o dúvida do noob: kd meu "hd do windows" ?! sumiu !? Daki q ele aprenda a configurar a partição windows pra ser montada ele já perde a paciencia."

Isso ja existe!!!
Uso o Ubuntu5.10 ^^


Montadas para leitura e escrita não vem... pelo menos no Kubuntu...
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #13 Online: 06 de MAR?O de 2006, 18:59 »
Eu acho engraçado algumas coisas que vocês acham ruim. Por exemplo, porque raios o Linux é obrigado a montar automaticamente as partições do Windows em leitura e gravação desde o início  ( e isso já existe em outras distros), se o Windows não faz nada disso com as partições Linux?

E os famigerados Codecs proprietários de Áudio e Vídeo? Não acho que seja um defeito, se você quer isso tudo ativo de cara, usa o Mandriva, o Linspire ente outras distros PAGAS! Por isso que os Codecs proprietários não vêm instalados como padrão em muitas distros NÃO PAGAS!!!

Como a maioria absoluta ( quer dizer, pelo menos mais de 60%) dos usuários do Windows no Brasil usam uma cópia Pirated Edition, fica fácil reclamar do Linux já que muitos não pagaram pelo seu Windows recheado de Softwares proprietários, sem falar no próprio Windows.  Quanto custa o Ubuntu?  ZERO! Quanto custa um XP com Offfice? Pelo menos 1500 paus!!!

Pelo menos pra mim o custo/benefício de ter que customizar a distribuição depois da instalação, sai de graça ainda!!!!

Como eu não gosto de deixar as coisas em meia palavra, não me referi a nenhum de vocês aqui, quanto ao uso de Windows pirata!  

Mas concordo plenamente que o Ubuntu ainda têm muito o que melhorar, ele não é uma distribuição das mais fáceis para novatos, mas existem outras mais fáceis que ele, bem mais, mas são pagas!!!!!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
no que vc acha que o Ubuntu/Linux precisa melhorar???
« Resposta #14 Online: 06 de MAR?O de 2006, 19:25 »
kra concordo com vc, só mesmo quem ta na 'frente' do trabalho sabe como é dificil fazer alguma coisa (seja tecnicamente, filosoficamente ou qualquer outro mente aheaheahe), mas sugestões é sempre bom, principalmente quando são construtivas
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/