Apple patenteia tecnologia de memória flash multinível

Iniciado por RC2006, 16 de Novembro de 2007, 23:18

tópico anterior - próximo tópico

RC2006

Patentes dizem que tecnologia pode ser aplicada a computadores desktop, servidores, roteadores sem fio e até automóveis.
"Em 15 de novembro o escritório americano de marcas e patentes revelou o registro de pedidos de patente feitos pela Apple no início deste ano para oito grandes células de memória flash", informa Neo em artigo publicado no MacNN.

Segundo ele, várias das implementações dizem respeito a dispositivos com memória não volátil, enquanto outras podem relacionar-se a sistemas e métodos para a operação de múltiplos níveis de células de memória flash.

As patentes da Apple apontam para várias aplicações para sua tecnologia baseada em memória flash, incluindo computadores desktop, servidores, roteadores sem fio e aplicações embutidas (por exemplo, automotivas)", diz Neo.

http://applemania.info/?p=1163
http://www.macnn.com/blogs/?p=467
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

ucastrobr

No caso de patentes de softwares, programas, comandos, quanto tempo dura?
Visto que sabemos que mesmo uma patente mecânica ou dum eletrodoméstico, dura vários anos.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

RC2006

Citação de: ucastrobr online 17 de Novembro de 2007, 01:07
No caso de patentes de softwares, programas, comandos, quanto tempo dura?
Visto que sabemos que mesmo uma patente mecânica ou dum eletrodoméstico, dura vários anos.
Boa pergunta. Tambem gostaria de saber o prazo.
A memoria flash é tida como uma tendencia futura. O laptop popular da Asus, recem lançado nos Estados Unidos por US$ 399,00, vem com Linux e esta tecnologia. Talvez esta notícia venha dificultar ou encarecer projetos como este.
O desenvolvimento de memórias flash deve estar focada na produção dos Ipods, mas como era de se esperar de algo desta natureza está pondo lenha na fogueira dos rumores acerca dos sub-notebooks da Apple.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Darcamo

Se não me engano patentes podem ser prorrogadas por uns 20 anos (o detentor da patente tem que renovar para ela durar isso tudo). Acho que isso é independente de ser de software ou não.

Patentes como essa não são "maléficas". Certamente houve muito investimento em pesquisa para desenvolver a tecnologia e a patente é uma compensação para tornar esse invéstimento rentável. Os fabricantes de equipamentos podem avaliar se é vantajoso pagar pelo uso da tecnologia devido a essa ou aquela vantagem, ou simplesmente usar outra tecnologia de memória.

Já as patentes de software não lhe dão escolha. Se não for quebrando ou pagando pela patente X você não lê o arquivo no formato Y ou usa o protocolo Z e assim por diante. Não dá pra usar um outro programa que não quebre a patente para ler o arquivo no formato Y porque o único jeito de ler o arquivo Y é usando o algoritmo da patente X. Essas patentes sim, eu acho que são "maléficas" (nem toda petente de software é assim).

Mas isso é só minha opinião e não sou nenhum conhecedor profundo de patentes.

Pedro Martins

Citação de: RC2006 online 17 de Novembro de 2007, 10:52
A memória flash é tida como uma tendência futura.
Memória flash não é tida como uma tendência futura, ela é o futuro, futuro próximo para ser ainda mais exato. A tendência é baratear com o tempo e em pouco tempo substituirão os HDs, que além das falhas mecânicas que fazem perder dados ainda têm o fato de ser um dos maiores consumidores de energia dos computadores. Acredito que em uns dois ou três anos começarão a substituir os arcaicos HDs por algum armazenamento baseado na memória flash.

Já vemos dispositivos de mídia (iPod e similares) com 60 GB, mais do que os HDs de muita gente por aí. E até pouco tempo atrás diziam que era "impossível" chegar a 1 GB. É questão de tempo para criarem uma espécie de "HD" com memória flash, mas para isso será preciso mexer nas placas-mães, que precisarão vir com uma entrada apropriada para esses novos dispositivos. Não há razão para usar as entradas IDE. Talvez dê para adaptar para o SATA, mas não tenho o conhecimento adequado sobre essa entrada. Usar na USB só como armazenamento externo, pois para usar no dia-a-dia é preciso ter acesso rápido e alta velocidade, o que é conseguido usando uma conexão direta com a placa-mãe.

Obviamente, o consumo dos computadores diminuirá muito, além de ser possível reduzir ainda mais o tamanho deles, tanto desktops quanto notebooks, já que não será preciso guardar tanto espaço para um troço mecânico e sensível demais.

Será que em uns cinco ou seis anos teremos 1 também de armazenamento disponível no computador, sem correr riscos de perder o dados em pequenas pancadas no PC? Eu acredito nessa possibilidade.