Autor Tópico: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)  (Lida 15307 vezes)

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Online: 16 de Novembro de 2007, 00:43 »
Olá! tenho um notebook Positivo Mobile v52 equipado com uma placa de vídeo Via UniChrome 3D/2D graphics  - acelerador gráfico intergrado de 128 bits. Alguém sabe dizer se esta placa tem suporte à aceleração 3D no Ubuntu 7.10? Como posso configurá-la para obter a resolução máxima do monitor, que é de 1280x768, mas consigo apenas 1024x768? Agradeço qualquer ajuda!
Eduardo
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 06:37 por Eduardo André Viana »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2007, 00:58 »
Não sei se vai ajudar, mas fala da sua placa em um notebook positivo:

Notebook Positivo

Encontrei este tópico usando a Pesquisa do fórum. A sim, existem outros lá com o mesmo tema.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 06:46 »
Após uma enorme peregrinação por sites e tutoriais, baixando drivers e compiladores aqui e ali, percebi que terei que ser mais cuidadoso da próxima vez que u comprar um PC ou Notebook, pois existem certos equipamento cujo suporte no Linux ainda é bem precário (como todos sabemos, por culpa dos próprios fabricantes de hardware, que não dão o devido apoio à comunidade para o desenvolvimento de drivers apropriados). Não consegui a aceleração 3D, pois, apesar de ter instalado os drivers, eles não funcionaram. acabei conseguindo obter a resolução que eu queria (1280x800) forçando o driver  vesa e o xorg a aceitá-la, e até que não ficou ruim. Apenas segui esta dica, que encontrei na net após uma longa busca por diversos sites:

"Depois de muitos testes e pesquisa, eu descobri que o XOrg, ao contrário do XFree, precisa de algum tipo de confirmação da resolução seja via edid ou ddc por exemplo. Nos “tempos de XFree” isso não ocorria, você colocava um modeline e era por sua conta e risco. Como, por algum motivo, o XOrg se recusa a aceitar qualquer modeline que eu criasse como válida, a resolução nominal do LCD não era alcançada e o interessante é que isso parace ocorrer apenas nas resoluções widescreen como 1680×1050 e 1440×900 (...) mas não é sempre, pois meu notebook também é widescreen e funciona perfeitamente em 1440×900.

De qualquer modo, a solução que eu encontrei foi fazer o XOrg ignorar esta confirmação e aceitar o que eu disser, como o XFree faz. Esse comportamento é obtido incluindo-se a linha

Option "ModeValidation" "NoDFPNativeResolutionCheck"
na sessão Device. Após, acrescente a resolução correta do seu monitor ("1680x1050" ou "1280x800" ou qualquer outra suportada pelo seu monitor) em cada linha da Section "Screen", SubSection "Display"

Feito isso, o LCD passará a funcionar corretamente."

Realmente funcionou pra mim!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 19:24 por Eduardo André Viana »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:13 »
Eduardo acabou dando uma aula no final, parabéns!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2007, 19:27 »
Obrigado, mas, como frisei acima, a dica não é minha. Eu apenas fucei bastante por aí até encontrá-la. Só não coloquei os créditos porque eu me esqueci de acrescentar o autor do post original quando colei o texto no meu arquivo de dicas.

Offline herbivoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2007, 22:45 »
Cara, o meu note é um positivo v53.
Tem  a mesma placa. Mas ao fazer o sistema bootar pelo cd no modo live
meu note de 520 de ram deu um problema: ele carrega no modo live, mas a tela fica branca e cheia de barras coloridas verticais.

Eu baixei a versão 7.10 pra i386 e a barrinha laranja travou quando estava carregando no modo live.

Ainda mais: Eu testei a md5 da iso que eu baixei e ta ok. Mas quando mando verificar no boot se o cd está integro, encontro 469 arquivos corrompidos.

Poderia me ajudar com esses problemas? (Sou iniciante/intermediario)

Agradeço desde já.

boi

  • Visitante
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2007, 23:00 »
Não, no caso é um problema do Ubuntu mesmo.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-openchrome/+bug/138880

Esse driver, o openchrome, só passou a ser incluído no Ubuntu a partir do Gutsy, mas está com bug. A alternativa é o driver vesa, mas tem que ver se fica bom. Tenho um computador com uma Via onboard, e ficou inutilizável com o vesa, muito lento.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:02 »
Cara, o meu note é um positivo v53.
Tem  a mesma placa. Mas ao fazer o sistema bootar pelo cd no modo live
meu note de 520 de ram deu um problema: ele carrega no modo live, mas a tela fica branca e cheia de barras coloridas verticais.
Eu baixei a versão 7.10 pra i386 e a barrinha laranja travou quando estava carregando no modo live.
Ainda mais: Eu testei a md5 da iso que eu baixei e ta ok. Mas quando mando verificar no boot se o cd está integro, encontro 469 arquivos corrompidos.

No meu note positivo v43 tive um problema semelhante com o CD Live do Ubuntu 7.10. Ele trava na inicialização do gnome.
Acredito que o problema não seja o drive openchrome, ou mesmo o unichrome, pois tentei inicializar pelo modo "seguro" (que força a utilização de VESA), e mesmo assim o problema persistiu.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

boi

  • Visitante
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:31 »
Essas placas onboard da Via são um problema, realmente. No meu desktop tenho uma que não funciona com nenhum desses drivers, só com o vesa, e mesmo assim fica muito lento. É o mesmo sintoma que você descreveu num dos posts, você vai rolar as páginas no Firefox e fica muito lento. Segundo pesquisei há um suporte experimental no openchrome, mas precisaria compilar a versão cvs. Como não uso mesmo a onboard, já que tenho uma Nvidia offboard, acabei não me dando esse trabalho.
Agora, o que acho estranho é essas empresas menores como a Via e a Sis não darem quase nenhuma atenção ao Linux. Para uma Intel ou uma Nvidia até seria compreensível, pois o mercado de Linux é muito pequeno, não representa nada para elas. Mas para empresas menores, que já tem um mercado reduzido, o mercado de Linux poderia significar bastante. Vi recentemente uma notícia que dizia que a Via está quase no buraco, e uma das coisas que salvou a empresa este ano foi um computador popular da Everex, equipado com processador e chipset deles, e que justamente é vendido com Linux. Apostar no Linux poderia ser uma alternativa para essas empresas crescerem, mas parece que eles não têm essa visão.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:56 »
boi, até o momento, depois de muito penar, consegui instalar o openchrome. Está funcionando um pouco melhor do que o vesa, por exemplo: quando renderiza os screensavers opengl, faz mais lentamente que com o vesa mas as imagens são construídas de forma melhor (o euforia aparecia em wireframe com o vesa, com o openchrome aparece com textura...)...
Ainda assim não consegui habilitar a aceleração 3D direta (DRI/DRM).
Seguindo os passos do help do ubuntu para o openchrome, ocorreu um erro, previsto pelo help, que me levou a um forum, onde na segunda página dos replies dizia para instalar o kernel generic. Tentei instalar o tal kernel e não deu certo... Então não consigo terminar de compilar o tal drm. Embora  as tais das libs drm já estarem instaladas, segundo o meu synaptic... Então não entendo porque não funciona. Até os comandos modprobe para o drm não retorna erro algum. Apenas a aceleração não funciona...
Mas eu sou brasileiro... Não desisto nunca. (:
Vou continuar fuçando aqui.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline lucebass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #10 Online: 07 de MAR?O de 2008, 21:22 »
Pessoal

Tenho um note positivo V43 que é equipado com a mesma placa mencionada anteriormente. Tinha instalado nele o ubuntu 7.04 que, embora sem os efeitos 3D, funcionava corretamente. Comprei uma revista com o live cd do ubuntu 7.10 e tentei instalar. O note trava na inicialização com os mesmos sintomas já descritos: tela branca com rajadas coloridas. Não é problema do cd de instalação, pois chequei a integridade e inclusive instalei o ubuntu 7.10 num desktop e funcionou perfeitamente. Como sou usuário iniciante em linux, ficaria muito grato se explicassem como faço para configurar a inicialização do ubuntu 7.10 com a placa problemática em questão e conseguir instalá-lo. Abraço. Luis

Offline JLyrio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #11 Online: 12 de MAR?O de 2008, 16:38 »
Tenho um Positivo V42 e embora tenha feito o download do 7.10 para CD, resolvi deixar rodar a atualização automática. Demorou um pouco mas correu tudo bem e não mudou em nada a configuração que eu tinha no 7.04.

Offline JPetronetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2008, 23:23 »
boi, até o momento, depois de muito penar, consegui instalar o openchrome. Está funcionando um pouco melhor do que o vesa, por exemplo: quando renderiza os screensavers opengl, faz mais lentamente que com o vesa mas as imagens são construídas de forma melhor (o euforia aparecia em wireframe com o vesa, com o openchrome aparece com textura...)...
Ainda assim não consegui habilitar a aceleração 3D direta (DRI/DRM).
Seguindo os passos do help do ubuntu para o openchrome, ocorreu um erro, previsto pelo help, que me levou a um forum, onde na segunda página dos replies dizia para instalar o kernel generic. Tentei instalar o tal kernel e não deu certo... Então não consigo terminar de compilar o tal drm. Embora  as tais das libs drm já estarem instaladas, segundo o meu synaptic... Então não entendo porque não funciona. Até os comandos modprobe para o drm não retorna erro algum. Apenas a aceleração não funciona...
Mas eu sou brasileiro... Não desisto nunca. (:
Vou continuar fuçando aqui.

Tenho um Itautec Infoway Note W7635 e passei pela mesma peregrinação, pois a placa de vídeo é a mesma, ainda to nessa guerra, até o presente momento só aceleração 2D.  Segui o tutorial para o 3D mas como nosso colega disse apareceram erros diferente do previstos no tuto, depois de umas "gambiarras" nos fontes consegui compilar, e apesar de estar constando como tudo instalado....    NADA DE 3D!!!!

Bom, tbm sou brasileiro rsrsrs o jeito alguma novidade.
« Última modificação: 16 de Abril de 2008, 23:25 por JPetronetto »

Offline itornas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: placa Via UniChrome Pro 3D graphics (parcialmente resolvido)
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2008, 13:07 »
Via Unichrome (P4M890)
Tenho 3D no micro, não sei como.
Possuo 2 HDs. Em um deles está tudo habilitado: 3D desktop funcionando perfeitamente. Ao repetir a instalação em um HD maior, não houve jeito dos efeitos funcionarem.

O que eu devo conferir na instalação anterior para saber onde está a diferença? Essa é a minha dúvida.
Espero obter ajuda e dessa forma poder postar a solução para este chipset.