Autor Tópico: Wordpress: Diversas dúvidas de iniciante...  (Lida 2062 vezes)

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Wordpress: Diversas dúvidas de iniciante...
« Online: 14 de Novembro de 2007, 16:56 »
Olá pessoal, resolvi criar um blog pra mim, mas como não entendo nada de blogs, e muito pouco de html, estou aqui pedindo ajuda.

Espero que este tópico também seja útil a outros com dúvidas semelhantes as minhas, e para que isso aconteça, gostaria que outros iniciantes postem seus problemas aqui também, de modo que possamos todos crescer juntos.

----------------------
Muito bem, vamos ao que interessa: o Blog!

-> Criei uma conta no Wordpress (que aparenta ser hoje a melhor opção para se começar a blogar, devido a infinidade de opções que o script oferece), e já criei um blog pra mim: o blog InfoTechnos(um nome un tanto idiota, mas foi o que consegui achar disponível :D);

-> Selecionei o tema que mais me agradou e criei páginas e categorias de posts para deixar o blog do meu jeito; e por sinal o tema e as páginas que criei deixaram o blog bem organizado (estou adorando o Wordpress, pela organização).

-> Já sei os rumos que o blog tomará: Criei uma lista de assuntos a serem abordados (Tecnologia, Windows e Linux, no meu caso) e tracei metas de crescimento (pretendo gerar uma comunidade de bloqueiros envolvidos uns com os outros com posts e assuntos comuns; buscando assim, aumentar o tráfego entre os blogs participantes).

---

Ótimo! Já sei o que fazer com o blog, mas... Só me falta aprender como fazer um bom blog...

Traçar metas foi fácil, mas se não colocar a mão na massa, naum sai nada. E é por isso que criei esse tópico aqui. Surgem então as dúvidas agora:

-> Para facilitar a compreensão do caso, peço que tomem por base diretamente o meu blog (lembre-se que este tópico foi criado em 14/11/07, então, se vc está lendo este tópico muito tempo depois da data de criação, é óbvio que o blog não será mais apenas um esboço):

http://infotechnos.wordpress.com/

-> Observem que criei diversas páginas, para organizar bem o espaço; e são nas páginas criadas no Wordpress que tenho diversas dúvidas:

+ Algumas das páginas que criei não poderão ser feitas apenas com texto puro e imagens; precisarei usar algum script para, por exemplo, criar um formulário de contato na página "Contato". Então preciso saber o que tipo de scripts o Wordpress suporta (HTML, JavaScript, PHP...) e como inserir esses scripts na página de modo a funcionarem corretamente;

+ Além do formulário de contato, na página "Contato", queria colocar um aplicativo para contato via messenger, o Plugoo;

+ Como colocar a Nuvem de Tags na página que denominei como "Tags" (por favor, observe meu blog para compreender bem do que falo :D)?

+ Como colocar um script de busca avançada na página "Busca"? Pensei em usar o Google Co-op para isso, mas não sei como colocar o script na página;

+ Como substituir o ícone do Wordpress (favicon.ico) por um personalizado?

+ Seria possível colocar as categorias de posts na barra de navegação (substituindo a página "Categorias" que criei por não saber como fazer isso)?

+ Barra lateral: Como fazer modificações nela, para colocar widgets encontrados na web (leitores e rss, players, estatísticas avançadas do blog...)?

+ Imagens e Arquivos no blog, onde hospedá-los com qualidade?

+ Propaganda, como juntar alguma grana blogando? Pensei no Google AdSense, mas naum sei como distrinuí-lo nas páginas e nos posts...

????????????

----------------------

Dúvidas é o que não me falta :), resolvi expô-las todas em um tópico só, pra organizar tudo e, sei que sempre alguém tem alguma dúvida semelhante, e poderá usar este tópico para buscar a solução.

--> Por favor, se forem citar algo desta primeira parte do tópico, não citem uma parte muito grande de texto, muito menos o texto todo :O, pra evitar que isso aqui vire uma bagunça e ningém entenda nada ;) ...

---

Aquardo por respostas da comunidade. Um grande abraço.