Autor Tópico: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?  (Lida 37016 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #45 Online: 18 de Novembro de 2007, 07:24 »
gabriel0085 a Muriqui é usada/mantida/criada em uma faculdade, e só por isto já acho ela excelente. Se os alunos sairem de lá com um bom conhecimento na área terá feito algo grande para  a comunidade.

Só para registrar, o Famelix foi criado é é mantido por duas faculdades ou universidades, situadas em países distintos.

E quanto ao Kurumin, também conheci o Linux pelas mãos do Morimoto e do GDH, sendo ele a primeira distro que instalei mas não consegui usar, trocando-a pelo Ubuntu (também não consegui usar aquela versão, 5 alguma coisa) e estacionando no Fedora para aprender.

Na verdade, só voltei a usar Ubuntu com o Dapper e testei inúmeras distros, dentre as quais o Big Linux 3 que da minha parte só merece elogios.

O kurumin tem defeitos, é claro, mas ainda não vi uma distro que não os tenha, especialmente se forem usados "pacotes novos", como é o caso de todas as distros do citado G4: Mandriva, Fedora, Ubuntu e OpenSuse.

Cabe lembrar aqui, ainda, que o Kurumin, a exemplo do Ubuntu, foi sempre baseado do Debian Sid, o "instável para sempre". Só recentemente (versão 7) ele passou a apoiar-se no Debian "estável", que, ouso afirmar, ninguém aqui gostaria de usar. E digo isso porque, embora essa última versão do Debian seja até "moderninha" para os padrões deles, tem coisas que nós ubunteros estamos acostumados a usar que exigem upgrade para o Lenny, que para mim é tão estável quanto o Ubuntu.

Em suma, ninguém é perfeito ou mesmo "dono da verdade", razão pela qual acho injustas críticas do tipo que eu li aqui, especialmente as eminentemente pessoais.

Ainda que o Morimoto seja tudo o que disseram dele (eu não o conheço e não posso julgá-lo), é fato que ele contribuiu, e muito, para difundir o Linux. E também é fato que o Kurumin é a distro eleita por muitos usuários de Linux brasileiros que merecem o respeito da nossa comunidade.

Estou com o Cristiano e com outros aqui que repudiaram as mensagens que, como também já dito acima, "chutaram o pau". Isso não acrescenta nada à comunidade Linux e mesmo à nossa (a deste Fórum), que é conhecida por tratar bem todos que aqui comparecem por um motivo ou por outro.

Desculpem-me por escrever tanto, pedindo a todos que compareceram a este tópico que não tomem a minha bem ou mal expressada opinião como crítica pessoal.

[ ]s.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 08:13 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #46 Online: 18 de Novembro de 2007, 07:38 »
Acrescentando, vejam o que este tópico causou: http://www.maxraven.info/

Podíamos dormir sem essa...
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #47 Online: 18 de Novembro de 2007, 07:52 »
Acrescentando, vejam o que este tópico causou: http://www.maxraven.info/

Podíamos dormir sem essa...

'Tá aí o post que o piduvoz recomenda no post acima:

Citar
Repercussão do post sobre o Kurumin:

Dá para entender bem os variados motivos que levam o Morimoto a desanimar a dar continuidade ao Kurumin, postei aqui e mandei a indicação para o Br-Linux e o brain publicou, de lá a coisa se espalhou para o NoticiasLinux, GNUtopia, para o Fórum PCs e de lá para o Meio Bit, sem contar outras referencias que não consegui seguir, afinal não sou o Google, me desculpem os que não coloquei.

Mas o que me deixou indignado, para não dizer coisa pior, foram os comentários postados em um tópico do fórum nacional do Ubuntu. Tudo bem que tenho uma certa birra desta distribuição, mas agora encontrei um motivo a mais para não usar, pessoalzinho nojento que frequenta por lá, o fórum pelo visto não tem moderação. A última vez que fui lá foi para ajudar um user do Ubuntu que estava com problemas e tinha postado no GdH, vi que o FabMak, que conheço da comunidade Joomla!, era um dos administradores, não entendo como podem admitir tanta bobagem, trollagem e o pior, falta de respeito e nem digo quanto ao Kurumin, tem um user propondo e outros concordando que distribuições não comunitárias e/ou que não sejam de empresas sejam extintas, desde as menores até as de nicho, para eles todas tem de acabar, no lista estão as brasileiras Big Linux, Kalango, Muriqui, mas a idiotice chega a se superar, um disse que essa tal de PCLinuxOS também tem de acabar e, continuando o raciocionio dele, outras estão no mesmo barco, o Slackware é um exemplo, afinal quem manda ali é só o Patrick e não tem nenhum milionário ou mega-ultra-hiper-empresa para bancar.
Depois disso sou obrigado a concordar com o comentário postado pelo Lucas Timm na postagem sobre o assunto no Br-Linux, já tinha visto outros comentários dele bem parecidos, mas não acreditava, afinal tenho contato com vários usuários do Ubuntu aqui (não é Beco?) e no GdH, mas nunca tinha visto uma coisa dessas.

Criticas sim, tanto a distribuição quanto ao Morimoto, mas ofensas generalizadas e sem nenhum argumento técnico válido ainda não tinha visto. Me fez pensar, com esta nova safra de usuários, quais serão os caminhos que o Linux irá tomar no futuro, imaginem se ideias como a desses usuários do Ubuntu se disseminar, como ficará?

É de se temer o futuro.


Concordo inteiramente com as críticas do blogueiro acima.

Este post se excedeu, a falta de respeito chegou ao limite.


Todos aqueles que fizeram críticas grosseiras e de caráter pessoal ao Morimoto têm obrigação moral de se retratarem.


Deveriam ter vergonha de ataques descabidos a um figura que tem uma história importante no software livre nacional.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 07:59 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #48 Online: 18 de Novembro de 2007, 08:16 »
Citar
tem um user propondo e outros concordando que distribuições não comunitárias e/ou que não sejam de empresas sejam extintas, desde as menores até as de nicho, para eles todas tem de acabar, no lista estão as brasileiras Big Linux, Kalango, Muriqui, mas a idiotice chega a se superar, um disse que essa tal de PCLinuxOS também tem de acabar e, continuando o raciocionio dele, outras estão no mesmo barco, o Slackware é um exemplo, afinal quem manda ali é só o Patrick e não tem nenhum milionário ou mega-ultra-hiper-empresa para bancar.

Apenas um esclarecimento em relação a essa crítica que parece ter sido, em parte, direcionada a mim.


- Eu não acho que pequenas distros devem acabar.

- E também não prefiro distros controladas por empresas.

- Eu prefiro distros que tenham um propósito para existir, para que não haja trabalho desperdiçado e um dispersão desnecessária de usuários.

- Eu gosto de distros de comunidade bem trabalhadas e direcionadas. Há vários projetos de comunidade que eu admiro: Debian, Gentoo, Sabayon, Damn Small Linux, Arch Linux, Dream Linux...

- Eu gosto bastante de projeto de distros de nicho: linuX-gamers (jogos), DreamLinux (multimídia), Gentoox (roda no xbox), Puppy (máquinas antigas)...

- Eu acho o PCLinuxOS uma distro excelente. Inclusive eu mesmo escrevi um tópico na qual elogio bastante o PCLinuxOS.

- Eu respeito muito o trabalho realizado pelo Patrick e por aqueles que o ajudam a construir o Slackware e acho uma ótima distro.


- Só para finalizar: Eu acho que o Linux ter mais 100 distros é um fato positivo, como reafirmo neste tópico, apenas  acho que algumas distros não têm motivo para existir.



« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 08:19 por gabriel0085 »

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #49 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:29 »
Vou destrancar o tópico mas espero realmente que saibam usar ele. Pessoal aprendam a falar de uma noticia sem parecer trolls. Vivo falando isso e vou repetir. Critica construtiva ou comentario que vale a pena manda ver postem, mas bancar o TROLL ou ofender algum outro projeto, usuário ou quem for NÃO É PERMITIDO. Será que vamos ter que mudar as regras novamente por causa de alguns TROLLS.
Deu vergonha ver o que vi aqui.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 13:33 por n3t0 »
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,