Autor Tópico: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?  (Lida 36991 vezes)

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #30 Online: 14 de Novembro de 2007, 21:17 »
A primeira distro que instalei em meu computador, há 03 anos foi o Kurumin. Cheguei a comprar livros do guia do Morimoto.  Hoje uso Ubuntu, por questão de escolha. Sou grato pelo que aprendi com o Kurumim, com a comunidade do GDH e com o Morimoto. Só tenho a dizer muito obrigado.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


boi

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #31 Online: 14 de Novembro de 2007, 21:32 »
Oh my God! Como tem gente aqui que adora um monopólio. Mas podem tirar o cavalinho da chuva, pois as mini e micro distros não vão acabar. Basta ver as várias distros que surgiram baseadas no Ubuntu ultimamente. E a "inocula" (seja lá o que for isso) PCLinuxOS, que é uma das melhores e mais badaladas distros da atualidade, muito melhor que o Ubuntu em todos os aspectos, se querem saber, vai muito bem. O Kurumin só vai acabar, se é que vai acabar, porque é uma distro de um homem só, e esse homem está de saco cheio. O Morimoto nunca quis transformar o Kurumin numa distro profissional, nem mesmo num projeto comunitário, se quisesse ele teria feito. Sempre foi apenas um projeto pessoal dele, que por acaso acabou fazendo muito sucesso, mas que nunca deixou de ser apenas um projeto pessoal.
Ah, eu comecei no Linux bem antes do Kurumin. Foi com uma mini distro, mini distro mesmo, era em quatro disquetes, chamada Mini Linux. Minha segunda distro foi o Conectiva Marumbi (2.0). Acho que estou pra lá de dinossauro.

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #32 Online: 14 de Novembro de 2007, 21:42 »
Hehehe, Tiranossauros bove, boi.É, se acabar, encerra-se um ciclo e agradecimentos ao Morimoto. Agora também comungo da idéia de diminuir as distros, mas quem quiser inovar, deve.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 21:57 por Ioca »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #33 Online: 14 de Novembro de 2007, 22:34 »
Oh my God! Como tem gente aqui que adora um monopólio. Mas podem tirar o cavalinho da chuva, pois as mini e micro distros não vão acabar. Basta ver as várias distros que surgiram baseadas no Ubuntu ultimamente. E a "inocula" (seja lá o que for isso) PCLinuxOS, que é uma das melhores e mais badaladas distros da atualidade, muito melhor que o Ubuntu em todos os aspectos, se querem saber, vai muito bem. O Kurumin só vai acabar, se é que vai acabar, porque é uma distro de um homem só, e esse homem está de saco cheio. O Morimoto nunca quis transformar o Kurumin numa distro profissional, nem mesmo num projeto comunitário, se quisesse ele teria feito. Sempre foi apenas um projeto pessoal dele, que por acaso acabou fazendo muito sucesso, mas que nunca deixou de ser apenas um projeto pessoal.
Ah, eu comecei no Linux bem antes do Kurumin. Foi com uma mini distro, mini distro mesmo, era em quatro disquetes, chamada Mini Linux. Minha segunda distro foi o Conectiva Marumbi (2.0). Acho que estou pra lá de dinossauro.

Boi,

Monopólio jamais, já vimos onde isso vai parar. Concorrência é sempre muito salutar para o mercado e consequentemente para o consumidor.

A questão é: Uma distro só deveria ser criada e mantida se tivesse algo a acrescentar em relação às opções que já temos. O kurumin tinha algo a acrescentar quando foi criado, hoje não tem mais, por isso deveria acabar.

O que as distros que citei têm a acrescentar?


-BIG Linux (3.440 usuários cadastrados no fórum)
-Kalango (1.598 usuários cadastrados no fórum)
-Resulinux (746 usuários cadastrados no fórum)
-Famelix (214 usuário cadastrados no fórum)
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 02:21 por gabriel0085 »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #34 Online: 14 de Novembro de 2007, 22:38 »
gabriel0085 a Muriqui é usada/mantida/criada em uma faculdade, e só por isto já acho ela excelente. Se os alunos sairem de lá com um bom conhecimento na área terá feito algo grande para  a comunidade.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #35 Online: 14 de Novembro de 2007, 23:23 »
   Coincidência ou não, o Meio Bit traz um artigo sobre o assunto, com a seguinte citação do Morimoto extraída do FórumGdH:

"Só para dar uma satisfação com relação ao lançamento de novas versões, estou atualmente trabalhando em outros projetos (os livros impressos e as atualizações do site), por isso não estou tendo tempo para trabalhar no sistema.
Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico.
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas."


   Pelo que entendi, ele deixa claro que não está podendo trabalhar no sistema atualmente, e que hoje existem outras alternativas viáveis dentro do universo Linux, diferente de como era quando ele começou o Kurumim. Dá a entender que, mesmo que o sistema não seja extinto, ele não fará mais parte de seu desenvolvimento, pelo menos nesse momento.

   Tenho uma consideração especial pelo Kuruma, que foi a primeira distro que testei, e me introduziu ao Linux. Concordo com o Morimoto quando diz que o cenário das distros hoje é diferente, e felizmente, é diferente no melhor sentido da palavra. Temos distros maduras e direcionadas ao desktop que aos poucos vão ganhando seu espaço entre os usuários comuns. Fiquei muito feliz quando semana passada entrei na Digimer, uma loja grande de informática aqui de Porto Alegre, e no estande havia um computador top de linha, bem destacado, onde o sistema operacional instalado era o Ubuntu. Aos poucos, penso que a palavra monopólio vai se tornando cada vez mais sinônimo da palavra passado. E que assim seja!

Fontes: Meio Bit, FórumGdH

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2007, 23:28 »
   Pessoal, não tinha me dado conta que este tópico já estava na página 3... :-[ Agora que li tudo, peço que considerem o que escrevi acima apenas como complemento do que já foi iniciado pelo grande galactus! ;)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #37 Online: 15 de Novembro de 2007, 02:21 »
gabriel0085 a Muriqui é usada/mantida/criada em uma faculdade, e só por isto já acho ela excelente. Se os alunos sairem de lá com um bom conhecimento na área terá feito algo grande para  a comunidade.

clcampos,

você tem toda a razão. Ao contrário das outras distros que citei, o Muriqui tem um propósito bastante válido para existir. Vou removê-lo dos meus posts anteriores.

Obrigado pelo toque, eu estava sendo injusto. 



Citar
Link: http://www.muriquilinux.com.br/projeto

Projeto

Inciado com um propósito interno, o projeto Muriqui Linux tinha como principal objetivo atender às necessidades dos laboratórios de ensino dos campi Doctum, por isso seu principal foco é o ambiente educacional e a inclusão digital, áreas onde se concentram a grande parte dos projetos desenvolvidos pela DoctumTec.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #38 Online: 15 de Novembro de 2007, 02:56 »
Bem, não acho que se deve concentrar apenas nas 4 distros citadas anteriormente (Ubuntu, Fedora, Opensuse e Mandriva).

Projetos pequenos tem muito a acrescentar, dando uma maior liberdade aos desenvolvedores de tentarem idéias inovadoras. O projeto PClinuxOS, mesmo que pareça algo de comunidade, é um sistema completo, fácilimo de usar, atualizado semanalmente, estável e muito bonito. É muito melhor do que qualquer outra distro que eu já tenha usado com ambiente KDE (inclusive, é claro, Kubuntu). Consegui deixá-lo facilmente em português do Brasil seguindo o tutorial do fórum deles. Recomendo a todos usarem, é a distro que uso junto com o Ubuntu (que aliás, está cada vez mais pesado para meu PC...e por incrivel que pareça, KDE é muito mais leve que Gnome, pelo menos aqui).

Portanto, acho que esse preconceito com pequenos projetos deve ser banido, pois através deles que grandes coisas são feitas.
Outro projeto que eu apoiava, mas atualmente não posso por falta de tempo, é a distro BIGLinux. Infelizmente hj em dia sao poucos os desenvolvedores que ajudam (inclusive eu, que nao sei programar e nao tenho mais tempo, pois trabalho e estudo). Mas o BIG, quando idealizado, foi um projeto revolucionario e sua ultima versao trouxe um sistema quase perfeito, nao fosse a falta de colaboradores e a falta de repositorio proprio (ate mesmo pela falta de recursos financeiros para tal).

Portanto, acho que o melhor mesmo a se fazer é que os desenvolvedores das distros brazucas se juntem, mas acho que o ego irá atrapalhar um pouco nessa hora. Mas eu sou a favor de nao se monopolizar, ja que a maravilha do Linux são as opções.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

isdiru

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #39 Online: 15 de Novembro de 2007, 08:10 »
Boas,é uma maravilha.projetos pequenos,grandes etc e viva o Linux,enquanto isso o Windows fica com photoshop ,99.99% dos jogos iinteressantes etc etc etc
Até quando vão ficar apoiando uma politica que leva um sistema operacional a ter 3% do mercado a anos e anos.
Com essa mentalidade quem sabe nos proximos 20 anos chegaremos a 6%,e viva o Linux  e seu monte de Distros.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 08:14 por isdiru »

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #40 Online: 15 de Novembro de 2007, 08:20 »
Eu acho que um bom conselho é que ao invés de se criar uma nova distro, seria melhor apoiar as que já existem, desse modo teríamos equipes maiores trabalhando num mesmo projeto e, conseqüentemente, mais bugs corrigidos, maior qualidade do software, melhor reconhecimento perante as empresas de hardware, ou vocês acham que a dell escolheu o ubuntu apenas pela enquete ou por causa do tema marrom?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #41 Online: 15 de Novembro de 2007, 10:42 »
Oh my God! Como tem gente aqui que adora um monopólio. Mas podem tirar o cavalinho da chuva, pois as mini e micro distros não vão acabar. Basta ver as várias distros que surgiram baseadas no Ubuntu ultimamente. E a "inocula" (seja lá o que for isso) PCLinuxOS, que é uma das melhores e mais badaladas distros da atualidade, muito melhor que o Ubuntu em todos os aspectos, se querem saber, vai muito bem. O Kurumin só vai acabar, se é que vai acabar, porque é uma distro de um homem só, e esse homem está de saco cheio. O Morimoto nunca quis transformar o Kurumin numa distro profissional, nem mesmo num projeto comunitário, se quisesse ele teria feito. Sempre foi apenas um projeto pessoal dele, que por acaso acabou fazendo muito sucesso, mas que nunca deixou de ser apenas um projeto pessoal.
Ah, eu comecei no Linux bem antes do Kurumin. Foi com uma mini distro, mini distro mesmo, era em quatro disquetes, chamada Mini Linux. Minha segunda distro foi o Conectiva Marumbi (2.0). Acho que estou pra lá de dinossauro.

Boi,

Monopólio jamais, já vimos onde isso vai parar. Concorrência é sempre muito salutar para o mercado e consequentemente para o consumidor.

A questão é: Uma distro só deveria ser criada e mantida se tivesse algo a acrescentar em relação às opções que já temos. O kurumin tinha algo a acrescentar quando foi criado, hoje não tem mais, por isso deveria acabar.

O que as distros que citei têm a acrescentar?


-BIG Linux (3.440 usuários cadastrados no fórum)
-Kalango (1.598 usuários cadastrados no fórum)
-Resulinux (746 usuários cadastrados no fórum)
-Famelix (214 usuário cadastrados no fórum)

Parabéns Gabriel por mais esse raciocínio.
Que me desculpem os defensores das distros de comunidades, mas profissional/ eu ñ recomendo mesmo a nínguem, pois acho que o problema de comunidade é exata/ a falta de responsabilidade; tipo brigas internas, produzindo rachas e distros derivadas etc e tal.
A medida que os investidores chegaram no mundo do Linux e como estão chegando hj c/ muita força e sede de ganho financeiro, essa é uma área que irá se isolar a meros abnegados.
Bom exemplo é essa tal PCLinuxOS, quero ver até onde isso vai dar. Até torço p/ uma empresa o adotar, pois já o vi e gostei. O projeto técnico é muito bom mesmo, mas o gerenciamento de administrativo do projeto ñ me agradou.
Me desculpem, penso assim. Já disse que vejo o Linux como um produto e ñ como filosofia de vida ou ideologia.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #42 Online: 15 de Novembro de 2007, 16:03 »
Eu acho que o próprio Morimoto foi muito feliz em seus comentários. O Kurumim, se continuar a existir, terá que mudar seu foco. Hoje, uma distro boa não precisa ser necessariamente complicada e o Ubuntu é o melhor exemplo.
Eu sempre vou bater palmas pro Morimoto e seu brilhante Kurumim, pois ele foi um dos primeiros a mostrar que o Linux pode sim ser configurado de maneira fácil. Mas, reforçando minha opinião, só tinha mercado quando não haviam outras opções mais profissionais fazendo a mesma coisa.
Ele até abriu espaço para que a comunidade tome a dianteira no projeto (página 3 do tópico do adiamento no Fórum GDH), mas sem uma alteração significativa no foco da distro, continuará perdendo muito espaço.
De todo modo, é uma pena não termos uma distro verde e amarela que tenha uma fatia significativa do mundo Linux.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #43 Online: 15 de Novembro de 2007, 17:00 »
Concordo com  o amigo clcampos!
Realmente o jeito que está sendo levado este tópico pode sujar a imagem dele e da comunidade Ubuntu. Que o Ubuntu é infinitamente melhor e mais instável que o Kurumin, tudo bem, concordo, porém o Kurumin não é nenhum lixo e não podemos tentar queimar a imagem de uma distro para promover a nossa!

O Kurumin foi minha primeira distro, pela qual conheci o mundo Linux e aprendi muita coisa com ele e com a comunidade do Kurumin. Migrei para o Ubuntu depois de testar várias distros e vi que realmente, na minha opinião, é a mais estável, fácil, amigável e com maior suporte, mais temos que entender que o Kurumin tem o  seu valor, e tem os seus usuários, que devemos respeitar!

Quanto a suposta decisão do Morimoto de não continuar o projeto ou mudar o foco, realmente se for verdade será uma pena, pois o Kurumin poderia evoluir bastante com a ajuda da comunidade (que não é nenhuma porcaria), e é claro se o Morimoto estivesse aberto à ouvi-la.

Abraços
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #44 Online: 18 de Novembro de 2007, 06:25 »
Realmente é uma pena a descontinuação do Kurumin Linux, mas ele cumpriu seu papel, que era o de divulgar o Linux e o open source no Brasil. Quem, daqueles com mais de cinco anos em Linux, não iniciou sua aventura pelo universo GNU através do Kurumin e dos artigos do Moriomoto?
Apesar do advento do Ubuntu (possível motivo para a descontinuação) o kurumin continua a ser uma das distros que melhor reconhece o hardware e é a mais fácil de instalar. Quando apresento o Linux a alguém, sempre tento instalar em sua máquina o Ubuntu, e quando não dá certo é o Kurumin que entra em cena.
Reconhecer a contribuição do esforço de alguém por uma causa não custa nada, além do quê é uma obrigação daqueles que desfrutam dos resultados daquele esforço. Mesmo que muitos atualmente já iniciem no Ubuntu sempre recorrem ao legado de artigos produzidos pelo GDH. Iniciei no Kurumin e aprendi muito com o Moriomoto. Apesar de suas falhas, ele não merece as injúrias de alguns por aqui.
Sempre terei essa dívida com o Kurumin e o Moriomoto.
Ateh!