Autor Tópico: Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede  (Lida 6346 vezes)

Offline Br1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Online: 03 de Janeiro de 2006, 22:30 »
Olá.

Como sou muito corioso e fuçador baixei o Mandriva 2006 free livecd.
Dei boot,  funcionou tudo bem (aparentemente). Tentei entrer na internet pelo Firefox, não consegui. Entrei em alguns aplicativos e joguinhos, mas como não tinha internet rebutei o PC  para voltar para o XP.
Funcionou normal até que recebi um aviso que um cabo de rede estava desconectado.

Estranhei, tentei fazer uma nova conexão e nada. Coloquei o CD do Kurumin e rebutei. Nada de conseguir achar modem conectado na eth0.

Mudei o modem para outra máquina que fica pendurada na do XP e tudo funcionou bem. Comprovando que a placa de rede onboard da motherboard ASUS K8V-X tinha falecido.

Fiz uma pesquisa na net e encontrei mais um com o mesmo problema. Segue a descrição do problema do espanhol que está no forum Espacio Linux http://www.espaciolinux.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=54796#54796:

Citar
Publicado: Lun Dic 26, 2005 9:46 am    Asunto: Mi tarjeta de red murió por culpa de Mandriva LiveCD     Responder citando
Pues como lo oyen, tengo una placa Asus A8V deluxe que trae integrada una tarjeta de red Marvell 100/1000, tarjeta que nunca había dado problemas y funcionaba en windows y linux. Bueno pues cargué la Mandriva LiveCd y perfectamente me detectó la tarjeta y funcionaba la red. El caso es que vuelvo a Windows y la tarjeta no me detecta enlace, no se enciende la luz de la red y en Windows me dice que está desconectada la red. Vamos mosqueo que me cojo, verifico los cables de red, reinstalo la tarjeta en windows, pero nada. La tarjeta la reconoce y todo pero sigue empeñada que no tiene cable conectado. Me da por volver a Mandriva LiveCd y si me reconoce el enlace y la red. Me da por cargar la Knoppix y no me funciona tampoco. Vamos que sólo tengo red ahora en la puñetera Mandriva. No se que coño a pasado, como si la Mandriva me hubiera modificado algún parámetro del hardware de red, porque no me enciende las luces de la tarjeta de red en windows ni en knoppix parece que ha muerto...


A minha intenção é alertar aos colegas deste forum que tenham a mesma mobo, para não tentarem o Mandriva2006 LiveCD.

Aos Moderadores do forum se acharem conveniente podem mudar este post para outro local para que mais pessoas possam ser alertadas.

Estou tentando também postar diretamente no site da ASUS para saber se outros usuários já tiveram este problema.

[]'s

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:48 »
caramba que bugaço, se for verdade, estragando hardware, que coisa hein! espero que não seja drastico assim o problema, mas se for...!!! se tiver algo mais concreto poste ai!
[]"s

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2006, 14:02 »
Sinistro! Vc já viu se existe um nova versão de BIOS para a sua motherboard ? De toda forma tente regravar a BIOS e efetuar um CLEAR CMOS na motherboard.

Talvez funcione.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Br1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:08 »
Citação de: "FaBMak"
Sinistro! Vc já viu se existe um nova versão de BIOS para a sua motherboard ? De toda forma tente regravar a BIOS e efetuar um CLEAR CMOS na motherboard.

Talvez funcione.

FaBMak


Vou verificar me parece que tem versão nova.
O problema é que nunca mexi em nenhuma bios e antigamente diziam ser perigoso esse procedimento.

Qualquer novidade que eu consiga volto a postar.

[]'s

Offline cleuby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • http://www.cleuby.net
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:28 »
Lembro também que esse não é o primeiro problema da Mandriva. Será que alguem lembra de quando o Mandrake estragava os leitores de CD da LG, não faz muito tempo isso.
Agora problema com placa de rede onboard. Caramba, isso é grave.

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2006, 19:19 »
Citação de: "cleuby"
Lembro também que esse não é o primeiro problema da Mandriva. Será que alguem lembra de quando o Mandrake estragava os leitores de CD da LG, não faz muito tempo isso.
Agora problema com placa de rede onboard. Caramba, isso é grave.


Essa parada de estragar leitor de cd é lorota... O que estragava os leitores eram os CDs que estavam "rachados" e explodiam dentro do drive, quando rodavam em uma velocidade grande.

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2006, 19:45 »
bom então aqui fica a pergunta, como isso é possivel? mandar mais energia? bom uma vez eu li que aumentando não sei o que para aumentar a taxa de download você poderia detonar o drive do moden, mas que com o hardware nada acontecia, para corrigir era só reinstalar o drive, porem sou burro nesses assuntos hehehe

Offline cleuby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • http://www.cleuby.net
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2006, 21:08 »
Citação de: "carminati"
Citação de: "cleuby"
Lembro também que esse não é o primeiro problema da Mandriva. Será que alguem lembra de quando o Mandrake estragava os leitores de CD da LG, não faz muito tempo isso.
Agora problema com placa de rede onboard. Caramba, isso é grave.


Essa parada de estragar leitor de cd é lorota... O que estragava os leitores eram os CDs que estavam "rachados" e explodiam dentro do drive, quando rodavam em uma velocidade grande.


Negativo, não é lorota não, não tem nada a ver com explodir cd dentro, tinha uma instrução no kernel, que na hora da instalação, dava tipo um reset na eprom do leitor de cd. Bug no Firmware dos drives da LG, só sei que muita gente se ferrou nessa, depois, parece que a LG arrumou o tal da firmware, bem, também, nem foi tanto por culpa da Mandrake na época.
Vide.
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=103408&highlight=drive+lg
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=103525&highlight=drive+lg

 :shock:

Nick

  • Visitante
Mandriva2006 LiveCD queimou minha placa de rede
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2006, 09:39 »
Errado
O que pode queimar um periferico, nunca sera o sistema operacional, mas sim uma carga maior de energia que o hardware pode suportar. No caso da plca de rede esse pode ser o caso, ou como nosso amigo ja disse, trafego intenso de dados só corrompem os drivers de dipositivo.
O sistema operacional só gerencia o lance de energia, e nao faz nenhuma modificação na voltagem que por  default só na a BIOS pode ser alterada. O SO nao tem nada a ver com isso.
Então, reformule sua AFIRMAÇÂO, reveja o problema, de uma olhada na tua placa mãe, e por favor, esse barato de ficar bootando e reebotando toda hora, nao tem hardware que aguente...
Ve direito essa parada aew.

IsoreHalav

  • Visitante
"Queima de placa de rede"
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2006, 13:16 »
Galera é o seguinte, um dos problemas encontrados nas novas versões das distros, sejam elas quais for com o kernel 2.6 é a placa de rede misteriosamente deixar de funcionar no Windows. Percebi este comportamento em várias distros entre elas Conectiva, Mandriva, SuSE e Debian.

O que se passa é que quando o Linux faz um "ifdown eth0" ( ou seja lá qual for sua eth) ele "desliga" a placa de rede sendo que um "ifup eth0" a "religa".

Se vc bootar seu computador através do reset do gabinete após executar um ifup a placa volta a funcionar no Windows. É só impedir o linux de executar um ifdown (o que ocorre normalmente nos scripts de reboot e shutdown)

Não é uma solução agradável de se aplicar, mas é a única maneira que descobri para fazer as placas de redes voltarem a funcionar no Windows.

[]'s a todos,

G.

buzz

  • Visitante
EXATAMENTE COMO O USUARIO ACIMA CITOU
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 23:23 »
Bom, comigo aconteceu a mesma coisa, mas foi com o Slackware rodando kernel 2.6.14.1 quando rebootei pra ir para o windows ele dizia cabo de rede nao estava conectado. E quando eu voltava para o linux la funcionava perfeitamente.

O que me levou a conclusao que no reboot ou shutdown do slackware, acontecia da placa ser desligada e nao religava quando entrava no windows.

Eu tirei minha conclusao disso quando eu entrei no slackware e ao invez de dar reboot ou halt eu apenas apertei o botao reset do computador, ou seja, ele pulou a parte dos scripts de shutdown do linux. Ai entrei no windows e pimba, estava funcionando.

Eu apenas desabilitei a opcao de desligar a placa de rede quando o linux fosse desligado e pronto :-)