Entendo o seu ponto de vista quando você fala sobre os PCs antigos, mas infelizmente a demanda do mercado acaba que impossibilitando o uso do linux em PCs mais antigos com as Interfaces mais conhecidas e com os softwares mais usados.
Amigo alarcon, acho que ñ se resume a isso o problema ñ.
Agora mesmo, estou enfrentando um sério problema p/ o Ubuntu reconhecer minha placa de rede - uma Intel pro/100 mt - e olha que tanto no Gutsy qto pasme até no Feisty, que estava funcionando. Engraçado é que baixei e testei os segintes liveCds: Mandriva 2008 (Gnome e KDE) e OpenSuse 10.3 - em ambos funcionaram s/ problemas. Agora estou no Windows XP, s/ Linux instalado no meu PC.
Veja que meu, PC, que vc pode ver no link de minha assinatura, acredito ainda ser relativa/ novo, pois foi comprado a exatos 1 ano. Inclusive fiz aqui uma avaliação sobre a instalação do Windows Vista e passou tudo, indicando a versão business.
Estranho isso do Ubuntu, né!
Vc nem imagina a minha decepção, pois gosto muito do Ubuntu, sempre usei as distros baseadas em Debian e será que agora vou ter que passar por novo aprendizado, numa distro fora do padrões Debian.
Sei que é bom aprender e coisa e tal. Mas me diga como defender um tipo de produto desse jeito. Tô vendo a gozação que vou enfrentar dos amigos qdo falar que tive problemas sérios c/ o Ubuntu, que vinha defendendo c/ afinco nesse tempo e vou experimentar outra distro, reaprender muita coisa quase do zero. Complicado né?
Ai chego numa outra e também me decepciono, então volto definitiva/ pro Windows, c/ suas inseguranças e tal. Olha que meu Windows XP tá rodando aqui que é uma belezam absoluta/ estável.
É o que aprendi a pensar sobre o Linux de modo geral nesse 1 ano de uso direto do ubuntu, o produto é bom, como também o SLs em geral. E vcs ñ sabem o qto estou sentindo a falta do ambiente Gnome esses dias que estou precisando passar no Windows XP.
Mas acho que é preciso mais amadurecimento p/ o desktop sim. Inclusive falei nesse tópico sobre a questão da renovação e atualização do kernel e das distros Linux a cada 6 meses em comparação c/ o Windows, por exemplo, que se renova em média a cada 4 ou 5 anos. Temos que levar em conta o seguinte as distros Linux ñ pode sair 'abandonando' usuários em tão pouco espaço de tempo.
Já imaginou a situação hj o Ubuntu, ñ esta bem ai todo mundo migra p/ outra, então a outra piora e o Ubuntu melhora. Peraí isso ñ é uma coisa séria.
É preciso sim as distros Linux encontrarem um caminho a seguir pro desktop do usuário final e ali seguirem, senão o Linux vai continuar fadado por muito tempo a linha de servidores. E ñ é isso que queremos né? Até porque ele tem potencial e novidades p/ chegar c/ força ao usuário final.
Por fim, ñ critico em nada o Ubuntu, acho uma distro no geral muito boa mesmo. E c/ o coração partido vou me aventurar por aí. Estou avaliando qual a melhor nesse momento: Mandriva, OpenSuse ou Fedora. Qdo pintar o Ubuntu 8.04, vou ver. Mas se até lá eu já estiver mais envolvido c/ outra distro?