Autor Tópico: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e vídeos  (Lida 9879 vezes)

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2007, 06:28 »
acho que vou baixar o dvd pra ver se é legal, mais já adianto que não deixo meu Ubuntu por nada  ;D

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2007, 09:20 »
QUAL A VANTAGEM DO FEDORA SOBRE O UBUNTU. O UBUNTU TAMBÉM USA GNOME 2.20 E ALÉM DISSO SE QUISER O KERNEL 2.6.23 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA BAIXAR E COMPILAR.
ONDE BAIXAR O KERNEL:
http://www.kernel.org/    escolha o mais estável o 2.6.23.8 tem até o 2.6.24 mas não é estável.

COMO COMPILAR O KERNEL a dica era para o 2.6.22 mas os comandos são os mesmo para o 2.6.23:
http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kernel-22.html

Amanhã não tenho nada à tarde para fazer vou compilar o kernel, se não der erro coloco no dicas e truques.



Boas,Vantagem?Nenhuma,é o simples prazer de estar no Forum do UBUNTU,e contar as vantagens(na opinião deles) de outras distros. :-\

Pessoal,

vocês não têm jeito hein? Já estão vestindo a camisa do Ubuntu novamente.

É claro que o Fedora tem várias vantagens em relação ao Ubuntu, assim como o Ubuntu tem suas vantagens sobre o Fedora. Isso acontece com quaisquer distros em uma comparação.


Só para relembrar:

-O Ubuntu não é um sistema perfeito.

-O Ubuntu não é melhor que todas as outras distros em todos os critérios possíveis e imagináveis. 

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:33 »
já adianto que não deixo meu Ubuntu por nada  ;D

Cara... se eu fosse você eu não diria isso. Se aparecer para mim uma alternativa melhor que o Ubuntu, eu o deixo! Na verdade já apareceu (o Arch), mas no momento uso Ubuntu por falta de saco de ter que instalar e configuar o Arch novamente.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2007, 18:20 »
Quem quiser compilar o Kernel para deixar o 2.6.23 igual do Fedora deixei  TUTORIAL PASSO A PASSO em "DICAS E TRUQUES".
Agora ninguém pode falar que o Fedora é melhor, senão compilo o Kernel 2.6.24 e aí não tem vez. HEHEHE!!!
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2007, 20:50 »
A questão não é dizer que um é melhor que outro, ou vice-versa, mas sim trazer a este forum explicações sobre as qualidades e defeitos das demais distros, a fim de trazer mais conteúdo pra gente  ;)

Pensem da seguinte forma: o Gabriel trouxe informações ricas sobre o Fedora neste topico, para cá, da mesma forma que o Celso troxe uma riquissima sinopse sobre o Arch Linux em outro topico. Isso é muito importante para que nós tenhamos informações a respeito do que ocorre no mundo Linux, e nos lançamentos. No próprio forum do Debian Brasil há uma seção do Ubuntu, vcs sabiam, com mais de 100 topicos criados?  :D

Acho muito rico e muito válido esse tipo de topico, pois agrega conhecimento e nos deixa a par do que ocorre nas outras distros, sem que tenhamos de ir nos respectivos foruns pra ter esses dados.

Parabens pelo topico, Gabriel. Eu ia fazer isso, mas vc fez antes  ;) Forte abraço
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #20 Online: 17 de Novembro de 2007, 22:28 »
Quem quiser compilar o Kernel para deixar o 2.6.23 igual do Fedora deixei  TUTORIAL PASSO A PASSO em "DICAS E TRUQUES".
Agora ninguém pode falar que o Fedora é melhor, senão compilo o Kernel 2.6.24 e aí não tem vez. HEHEHE!!!

E uma distro é melhor que a outra só porque tem kernel mais atual?

Na boa, já usei Ubuntu (todos, desde a segunda versão), openSUSE (10,10.1,10.2,10.3), Arch (a melhor), Slackware, Debian, Kurumin, Mandriva, Mandrake, Conectiva e não lembro mais uq no momento. Nunca tinha usado o Fedora. A versão 8 é a primeira que testo, e tenho que dizer que, para um desktop, não tem melhor. Tudo funciona out of the box, sem nenhum erro, nenhum problema. Fora que ela está altamente polida nessa versão.

isdiru

  • Visitante
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #21 Online: 17 de Novembro de 2007, 22:52 »
Quem quiser compilar o Kernel para deixar o 2.6.23 igual do Fedora deixei  TUTORIAL PASSO A PASSO em "DICAS E TRUQUES".
Agora ninguém pode falar que o Fedora é melhor, senão compilo o Kernel 2.6.24 e aí não tem vez. HEHEHE!!!

E uma distro é melhor que a outra só porque tem kernel mais atual?

Na boa, já usei Ubuntu (todos, desde a segunda versão), openSUSE (10,10.1,10.2,10.3), Arch (a melhor), Slackware, Debian, Kurumin, Mandriva, Mandrake, Conectiva e não lembro mais uq no momento. Nunca tinha usado o Fedora. A versão 8 é a primeira que testo, e tenho que dizer que, para um desktop, não tem melhor. Tudo funciona out of the box, sem nenhum erro, nenhum problema. Fora que ela está altamente polida nessa versão.

Boas, qual é a novidade,p/ voce o arch,opensuse e agora o fedora são melhores que o Ubuntu,tens alguma novidade?

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #22 Online: 18 de Novembro de 2007, 00:01 »
já adianto que não deixo meu Ubuntu por nada  ;D

Cara... se eu fosse você eu não diria isso. Se aparecer para mim uma alternativa melhor que o Ubuntu, eu o deixo! Na verdade já apareceu (o Arch), mas no momento uso Ubuntu por falta de saco de ter que instalar e configuar o Arch novamente.

ainda to naquelas de, acabei de instalar e deu trabalho... rs!
e ainda por cima fui bem recebido aqui, o que me feiz gostar mais ainda do Ubuntu e a sua comunidade :)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2007, 02:23 »
Ao dino-amigo Eunir e a quem mais interessar possa:

O Fedora foi a primeira distro que instalei e, efetivamente, usei por um bom tempo, como eu já disse aqui no Fórum.

Mas como já disseram neste tópico, o APT é muito mais rápido do que o Yum (ao menos para mim, sempre foi).

E agora, também neste tópico, você, Eunir, diz que o Yum está rápido e melhor do que o APT (foi o que eu entendi da expressão "sou mais o yum do que o apt").

Então, grande Eunir, é sério? O Yum ficou rápido? Bom ele sempre foi (nunca deu erro de instalação no meu antigo Fedora), mas rápido?

Quero a confirmação, Eunir, até porque disseram que o gerenciamento de pacotes do Open Suse estava rápido na nova versão e, ao menos aqui, ficou na mesma.

Ouvindo sua confirmação, juro que eu baixo e instalo o novo Fedora em alguma das minhas máquinas.

Grande Abraço.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Piras

  • Visitante
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2007, 11:12 »
Eu testei a última versão do Fedora, o Fedora 8 (Live CD Gnome) durante algum tempo e deixo aqui algumas impressões:

(1) Detecção de hardware:
Achei que é mais perfeita até mesmo que a do Ubuntu e Debian. Pelo menos a do Live CD. Tudo reconhecido e configurado de primeira, sem nenhum problema.

(2) Instalador:
O instalador disponível no Live CD é uma versão do velho e bom Anaconda. Fácil e simples de usar, mas com menos opções que o Ubiquity do nosso Ubuntu. Ainda prefiro este último.

(3) Aparência:
Há duas maneiras de avaliar a aparência de um sistema. Uma, a mais subjetiva, é simplesmente dizer "é melhor ou pior que esta ou aquela". A outra, mais objetiva, é medindo o quanto ela evoluiu em relação a versão anterior. Acho que nas duas formas o Fedora 8 leva vantagem em relação ao Ubuntu 7.10. O tema do Fedora 8 é mais completo e elegante que o do Ubuntu e é bastante diferente daquele apresentado nas versões anteriores. Reconheço, contudo, que o Nodoka não é lá grande coisa, mesmo quando comparado ao estilo de comandos do Human.

(4) Desempenho
Talvez o Fedora continue tão pesadão quanto no passado. Mas agora pelo menos ele tira melhor proveito dos equipamentos mais avançados, especialmente daqueles que dispõem de memória RAM em abundância. Como meu processador é relativamente recente (tem pouco mais de um ano) e minha memória RAM é farta (1 GB), a performance do Fedora foi muito boa. O espantoso é que desta vez não notei nenhuma diferença relevante em relação ao Ubuntu. Pelo visto, está havendo um nivelamento geral neste campo.

(5) Aplicações disponíveis
A seleção de programas no Live CD Gnome do Fedora não é muito diferente daquela que encontramos no Ubuntu, exceto pela presença da suíte de escritório Gnome (Abiword & Gnumeric) ao invés da OpenOffice.
Notei que os repositórios do Fedora 8 estão consideravelmente mais ricos em relação a versões anteriores. Quase todos os programas mais populares poderão ser encontrados facilmente ali. E é facílimo acrescentar alguns repositórios livres, especialmente o famosíssimo Livna.  O problema é que o...

(6) Gerenciador de pacotes
gerenciador de pacotes do Fedora é o yum, não o apt-get. E, embora funcione muito bem no controle de dependências, o yum deixa muito a desejar no quesito velocidade. E, definitivamente, o Pirut, a interface padrão do yum, não chega aos pés do Synaptic, além de ser de uma instabilidade irritante.

(7) Multimída
Continua sendo o ponto fraco do Fedora, até pelo fato que uma de suas inovações mais comentadas, o Codec Buddy não parece estar indo muito bem. No meu caso específico, ele logo me deixou desencorajado. O melhor mesmo é instalar todos os codecs necessários de uma vez, eles estão todos disponíveis no Livna e o EasyLife pode facilitar muito a sua vida neste aspecto.

(7) Comunidade
Alguém já percebeu que boa parte da tão propalada comodidade do Ubuntu é fruto do trabalho da comunidade? Automatix, Envy e outras facilidades criadas pelos usuários ajudam bastante e é exatamente isto que falta ao Fedora, pelo menos no mesmo nível que existe no Ubuntu.

Tem havido nesta campo uma certa melhora. Prova disso é o automatix do Fedora, um script muito interessante chamado EasyLife, o antigo Fedora Fácil.

Mas o fórum oficial do Fedora no Brasil deixa muito a desejar, especialmente em organização. O pessoal da Red Hat faria muito bem se oferecesse maior orientação e apoio a comunidade, tal como faz a Cannonical.

(8) Vale a pena?
Vale a pena trocar o Ubuntu pelo Fedora? Sinceramente, ainda acho que não. Se o Gutsy não tornou a sua vida impossível, especialmente na detecção e configuração do hardware, continue no Ubuntu: ele ainda é mais amigável que o Fedora e conta com um desempenho equivalente.  Além disso, em termos de suporte comunitário para o iniciante, não há ainda nenhum páreo para ele no Brasil.

Mas que o Fedora vem evoluindo de um modo muito consistente, disso não tenho nenhuma dúvida. O bichinho ainda dará muito trabalho aos "concorrentes".

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2007, 11:30 »
Ao dino-amigo Eunir e a quem mais interessar possa:
(...)
E agora, também neste tópico, você, Eunir, diz que o Yum está rápido e melhor do que o APT (foi o que eu entendi da expressão "sou mais o yum do que o apt").

Então, grande Eunir, é sério? O Yum ficou rápido? Bom ele sempre foi (nunca deu erro de instalação no meu antigo Fedora), mas rápido?
(...)
Ouvindo sua confirmação, juro que eu baixo e instalo o novo Fedora em alguma das minhas máquinas.

Grande Abraço.

Grande André, tudo bem, cara?

Não, não, o yum não está mais rápido que o apt. Na verdade, o apt do Gutsy está mais rápido que nunca... hehe Não sei q q a Canonical fez, mas o apt está muito rapido. O que quis dizer é que o yum do Fedora 8, apenas com os repositorios Livna e Adobe, alem dos habituais, claro, está bem mais rápido do que nas versões anteriores do Fedora (5, 6 e 7) que testei, e que prefiro usar ele do que o apt, msmo o apt sendo mais rapido, entendeu, amigão?  ;)

A explicação do Piras, acima desta minha, não me deixa nada a acrescentar  :D O Piras disse tudo. Dá pra ver na msg dele que ele testou o FC8 msmo... hehehehe Eu uso o Ubuntu tanto no serviço que qdo chego em casa tento variar um pouco... heheheh

Quero enfatizar uma coisa que o Piras disse:

(7) Comunidade

Mas o fórum oficial do Fedora no Brasil deixa muito a desejar, especialmente em organização. O pessoal da Red Hat faria muito bem se oferecesse maior orientação e apoio a comunidade, tal como faz a Cannonical.
 

Seguinte, amigos: o projeto oficial (e reconhecido) do Fedora como comunidade brasileira é o www.projetofedora.org. No entanto, o fórum mais ativo é o www.fedora.org.br, que não é o oficial, mas oficialmente se tornou, por estarem os usuarios do fedora (qse todos) lá. Além disso, tem tbm o www.linux-fedora.org.br/lfportal, mantido pelo brasileiro que oficialmente é registrado em uma pá de coisas no www.fedoraproject.org, o oficialzão msmo, mas é apenas um projeto pessoal.

O que peca na organização é o segundo portal que citei, pois o primeiro é super organizado, mas nao tem um forum ativo, galera.

Espero ter ajudado. Abração, Piras e Pinduvoz  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #26 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:25 »
O instalador do Fedora foi o melhor que já usei (o do DVD, não do Live CD, que é fraco). É tão fácil quanto o do Ubuntu, mas dá ao usuário muitas opções.

Quanto ao yum, achei ele normal. Não achei nem lento, nem instável. Não é um pacman, mas pra quem não fica instalando e desinstalando pacotes todos os dias, é mais do que excelente.

Adorei o Nodoka. Simples e elegante.

Quanto ao desempenho, houve uma comparação recente entre o Fedora e o Ubuntu em um site gringo, e ficou constatado não haver diferenças no desempenho.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #27 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:45 »
Agradeço a resposta, amigo Eunir.

Mas acho que vou é testar o novo Mandriva com KDE (cara, eu sei que vc. não gosta do KDE, mas é impressionante o quanto ele está mais leve do que o Gnome no Kubuntu Gutsy, que não mantive aqui porque sempre dou azar com o "Ku"; desta vez, foi com o teclado  :().

Abração.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #28 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:46 »
Agradeço a resposta, amigo Eunir.

Mas acho que vou é testar o novo Mandriva com KDE (cara, eu sei que vc. não gosta do KDE, mas é impressionante o quanto ele está mais leve do que o Gnome no Kubuntu Gutsy, que não mantive aqui porque sempre dou azar com o "Ku"; desta vez, foi com o teclado  :().

Abração.

grande andré, eu vou te contar um segredo: passei tanta raiva com o Mandrake (pai da Mandriva) há uma década atrás que nem me arrisco com "o danado". Ah, outra coisa: fiz uma prova de concurso que despencou Kde, e nada de Gnome  :P

PS: faz um teste com o OpenSuse 10.3, pra tua segunda distro, q tá show tbm

concluindo: é, realmente, o Kde tá mais leve hoje em dia do que o Gnome  ;)

abraçao, amigo  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #29 Online: 18 de Novembro de 2007, 22:33 »
Eunir, eu instalei o último OpenSuse aqui e não gostei dele... achei lento, embora um pouco melhor que o anterior.

Vou de Mandrake+Conectiva mesmo no meu próximo teste de distro instalada, até porque instalei o "One" uma vez é achei bem razoável.

E tenho mais um motivo: o Mandriva eu já baixei e o Fedora preciso baixar (e em DVD).

[]s.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 22:35 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::