Como eu já vi alguns amigos aqui no fórum questionando sobre uma função de ponto de restauração do sistema análogo ao do Windows, eu encontrei uma dica simples que talvez possa ajudar.
No site
http://mikesubuntu.blogspot.com/feeds/posts/default?start-index=26&max-results=25 há um procedimento simples, embora não muito ortodoxo, para realizar isso.
sudo su
cd /
tar -cvpzf backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/media
Basicamente é uma cópia compactada completa do sistema excluindo algumas pastas irrelevantes, como lost+found e media. Obviamente dependendo do espaço utilizado em disco isso leva horas. Tentei dar uma melhorada nesse procedimento criando alguns scripts de forma a otmizar essa função:
1° Script para realizar o backup somente do sistema e aplicativos instalados.Como geralmente a maior utilização de espaço é da pasta home (fotos, vídeos e músicas), acredito que seja interessante realizar a compactação excluindo também a pasta home, para agilizar esse primeiro passo:
sudo su
cd /
tar cpzf backup_sistema.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/media --exclude=/home /
2° Script para realizar o backup somente dos arquivos de usuários.Esse aqui faz a compactação somente da pasta home:
sudo su
cd /
tar cpzf backup_dados.tgz /home
3° Script para a famosa recuperação do sistema.Esse script basicamente descompacta os dois arquivos anteriores, restaurando tudo como era no momento de suas criações:
sudo
cd /
tar -xvpfz backup_sistema.tgz
tar -xvpfz backup_dados.tgz
Acho interessante realizar a compactação em dois arquivos diferentes tanto para agilizar quanto para evitar redundâncias, pois dessa forma não é preciso compactar tudo sempre. No meu caso eu raramente instalo uma aplicação nova, ao passo que um backup do sistema pode ser feito uma vez por mês. Já para meus arquivos eu realizo um backup semanalmente.
Torno a frisar que essas compactações podem levar horas, então o interessante é executar esses scripts em background, de preferência em horários de inatividade (o autor do blog disse que executa quando vai dormir). Uma opção interessante é agendar essas execuções no crontab, assim automaticamente o sistema vai ter pontos de restaurações.
Atenção!Cuidado ao executar script de para recuperação. Ele sobrescreve tudo recursivamente! Arquivos alterados após uma compactação serão revertidos e arquivos excluídos serão restaurados.