Alguém se lembra do OS/2? Agora é eComStation

Iniciado por ChausDevereaux, 07 de Novembro de 2007, 17:49

tópico anterior - próximo tópico

ChausDevereaux

Em http://www.ecomstation.com/, você pode baixar um CD demo do finado OS/2, novo eComStation. Pra quem não conhece ou não se lembra, o OS/2 era da IBM e começou como uma parceria entre M$ e IBM. Depois, a Microsoft debandou e lançou o Windows com metade da tecnologia do OS/2 mas, claro, sem a mesma estabilidade. Reza a lenda que o NT4 seria o OS/2 3.0. A IBM dava um suporte pobre ao sistema, achando que só o fato de ele rodar programas Windows já era o suficiente para se manter na liderança. Se não me engano, a IBM vendeu os direitos do OS/2 para a Serenity Systems, que o rebatizou de eComStation.

Eu só não consegui tirar screenshots porque ele não roda no VMware, mas é um tanto primitivo em relação à interface gráfica, além de não ter versão em português. Alguns objetos, como sombras (espécie de atalho) tem que ser criados através de classes, um monte de coisas que a Workplace Shell implementava no OS/2 original. Ciente disso, vê-se que criar um lançador no GNOME é muito mais fácil...

Quem se assusta com os parâmetros de boot do Linux vai cair da cadeira quando vir a configuração de boot do eComStation. É uma complicação que o Linux jamais teve. Ele só vai dar boot se tiver muita, mas MUITA sorte, pois
parece que o suporte de hardware do OS/2 parou no tempo, como a sua interface.

Mas o poder do eComStation está na estabilidade e robustez. Essas sombras de que falei agora, por exemplo, são atualizadas se o arquivo original for movido ou renomeado. Vários processos podem se beneficiar do código reentrante do núcleo, que permite que o código do núcleo possa ser executado por vários programas de uma vez. O eComStation implementa, com louvor, a multitarefa preemptiva, coisa que o Windows NT4 copiou mau e descaradamente.

Quando o rodei, vi que, entre os programas, havia o Firefox! Só que ele travava quando ia executar (não sei porque) e tem outras coisas de que não me lembro agora.

O arquivo tem uns 70 MB para download, e vem zipado. É só abrir e queimar num CD. Quando abrir o site, clique em "Downloads" e escolha "Download eComStation demoCD for free...".

Bem, este é só um resumo. Só vendo para crer.

clcampos

O OS/2 era um excelente sistema para sua época (claro!!) e não entendo porque de ter sido descontinuado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

AquaMan

Outro dia eu estava no Unibanco (nem parece banco) e vi um boot naquelas máquinas de sacar dinheiro. E, adivinhem: apareceu o logo do OS/2 Warp!
:P

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

nuno_nunes

Eu ainda tenho uma copia desse sistema em minha casa...