o KDE precisa substituir o GNOME como a GUI preferida do Linux. Será?

Iniciado por nq6, 07 de Novembro de 2007, 11:04

tópico anterior - próximo tópico

AquaMan

nq6,
rapaz, vou te dizer, tava com saudades dos seus posts...

É claro, como já foi dito aqui, que gosto não se discute. Mas a questão aqui está além de gosto. Como você disse, ou eu interpretei do que você disse, a indústria não está priorizando gosto, e sim funcionalidade aliada a ergonometria (visual e sinestésica) (caraca! viajei agora!). Mas eu acho que é por aí.

Uma simplicidade, uma certa limpeza visual, são requisitos importantes e representam uma tendência. Não só aqui, mas em tudo na vida, é só olhar em volta. Fui um dos que instalou o Kubuntu e acabou ficando com o Ubuntu. Nem troco.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

nitrofurano

acho que só mesmo fumando coisa muito pesada (e mesmo assim tenho dúvidas) é que é possivel dizer que o KDE é melhor que o Gnome - a sério!...

Vocês estão a falar do MacOS-X, mas confesso que tenho mesmo saudades é do MacOS-7, que era ainda muito mais simples - chego a preferir de longe a interface do MacOS-X 10.0 (aquela do fim de 99) à das ultimas versões  - e como referencia, a documentação HIG (Human Interface Guidelines), que a primeira que vi que prestasse era deles (a Gnome seguiu a ideia), é algo de fenomenal na normalização de uma GUI

Nos dias de hoje, acho que o Gnome superou muito o Finder do MacOS-X - tentem fazer algo semelhante a 'nautilus --no-desktop ~/Desktop' no terminal do MacOS-X, para não falar de muitas outras coisas... - gostaria mesmo de ver a Apple seguir o Gnome como referencia...

boi

Caramba, agora tudo aqui vira briga  :o
Ainda bem que não dá para dar porrada pela rede, senão eu já estaria todo roxo e quebrado a essa hora.
Pessoal, relaxa! E daí se alguém não gosta ou se fala mal de sua distro preferida, de seu software preferido? Em que isso vai te afetar, te prejudicar?

STIG

Eu sou dos que preferem kde.
Mas não concordo com o texto desse tipo nem sou daqueles que dizem por aí que o gnome não presta. Usar kde ou gnome é uma simples questão de gosto pessoal e há vantagens e desvantagens em cada um deles.
Esse senhor disse que o linux não avança devido ao gnome, eu digo que o linux podia avançar mais se tipos como esse senhor não criassem esse tipo de guerras.

celsofaf

Pô velho... Galera, sem brigas!

Eu mesmo prefiro muito mais o KDE ao GNOME, mas acho sim o "pézinho" bem organizado, intuitivo e limpo, enfim, uma boa pedida para qualquer um - isto é, exceto aos xiitas bobalhões que só olham para o umbigo. Inclusive, o GNOME tem muito a ganhar com o KDE 4 e o que virá depois. Agora, parem de brigar e façam como a ministra Marta ensinou!

:p
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Hotbit

Só para o pessoal se acalmar um pouco, momento humorístico:

Existe uma teoria de conspiração sobre o por quê o gnome vem sendo promovido sobre o KDE.

Questão de política.
O gnome é uma idéia de um mexicano americanizado (Miguel de Icaza).
O KDE é um projeto nascido na Alemanha.

Então o governo americano estaria recomendando o "nacional" gnome ao invés do ";/)" KDE...  ;D

leandromdelima

Citação de: Hotbit online 08 de Novembro de 2007, 03:06
Só para o pessoal se acalmar um pouco, momento humorístico:

Existe uma teoria de conspiração sobre o por quê o gnome vem sendo promovido sobre o KDE.

Questão de política.
O gnome é uma idéia de um mexicano americanizado (Miguel de Icaza).
O KDE é um projeto nascido na Alemanha.

Então o governo americano estaria recomendando o "nacional" gnome ao invés do ";/)" KDE...  ;D

E se nós começássemos nossa própria conspiração?  Vamos desenvolver e adotar um desktop brazuca.  ;D
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

celsofaf

Citação de: leandromdelima online 08 de Novembro de 2007, 10:15
E se nós começássemos nossa própria conspiração?  Vamos desenvolver e adotar um desktop brazuca.  ;D

Brazuca? Tem o TDE (que não sei a quantas anda), que é ou foi adotado pela distro Big Linux. E que... é baseado no KDE.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

boi

Uma coisa que talvez as pessoas que começaram a usar Linux há pouco não saibam é que o KDE é mais antigo que o Gnome, e era o mais popular até o aparecimento do Ubuntu. Foi o Ubuntu que alavancou a popularidade do Gnome.
O Ubuntu é a distro mais popular da atualidade, e usa o Gnome por padrão. Além disso, o KDE do Ubuntu é muito ruim, a equipe do Ubuntu praticamente só dá atenção ao Gnome, deixando o KDE para segundo plano. É natural que quem experimentou apenas o KDE do Ubuntu, ou o próprio Kubuntu, passe a odiar o KDE. Mas quem puder testar uma distro que usa o KDE como padrão, verá que é um ambiente muito bom, bem completo e bem maduro.

Akuhn

Eu já usei KDE por muitos anos e sempre achei uma interface excelente, é muito profissional e tem mais funcionalidades que o gnome.
Agora, quanto ao Ubuntu ser melhor que o Kubuntu já não posso dizer, não testei o Kubuntu, mas estou testando o Debian Etch, que além da velocidade está praticando igual ao Ubuntu, só falta ter um ciclo mais curto de lançamento das novas versões e é nesse ponto que o Ubuntu ganha do Debian, na minha opinião.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689