Estas dicas foram extraidas do site Guia do hardware: neste link
http://www.guiadohardware.net/guias/02/index3.phpO Nautilus possui um conjunto de plugins, que são acessados através de endereços (algo parecido como o "fish://" ou o "fonts:/" do Konqueror, por exemplo). Pressione Ctrl+L para que ele mostre a barra de endereços. A partir daí você pode usar uma das localizações a seguir. Muitas delas são acessíveis também através do menu ou de outros atalhos espalhados pelo sistema.
fonts:/// : Mostra as fontes true-type instaladas no sistema. Você pode instalar outras fontes (fontes do Windows ou do Corel Draw, por exemplo) arrastando os arquivos para dentro da pasta. Lembre-se que no Windows as fontes vão na pasta C:\Windows\Fonts.
network:/// : Mostra e acessa compartilhamentos de rede. Para acessar compartilhamentos do Windows, verifique se o pacote "smbclient" está instalado.
computer:/// : Mostra as partições, CDs, DVDs, disquetes e outras unidades de armazenamento do micro. É similar ao "devices:/" do Konqueror.
burn:/// : Muita gente reclama que o Gnome não possui uma ferramenta de gravação de CDs, como o K3B. Na verdade, o Nautilus inclui um gravador de CD embutido, acessado através desta url. Basta arrastar os arquivos que serão gravados para dentro da janela e clicar no "Gravar no disco".
themes:/// : Por aqui você pode alterar o tema visual do Gnome. Entre os pré-instalados no Ubuntu 5.10, o meu favorito é o "ClearLooks", usado na maioria dos screenshots que está vendo. O tema padrão do Ubuntu, baseado em tons de marrom e bege, não agrada todo mundo.