Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 133938 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #135 Online: 30 de Julho de 2009, 22:19 »
dom diniz passo longe de ser a pessoa mais indicada a falar de hardware, mas como ninguém te respondeu vou dar meus chutes.

Será que esta resposta não esta errada? Já que pelo que li um HD tem vida de 200.000 ciclos, e ali apresenta 17.179.869.976! ! ! !

Já experimentou rodar o comando com LiveCD?

Ou então nem imagino o que possa ser.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #136 Online: 30 de Julho de 2009, 22:52 »
dom diniz passo longe de ser a pessoa mais indicada a falar de hardware, mas como ninguém te respondeu vou dar meus chutes.

Será que esta resposta não esta errada? Já que pelo que li um HD tem vida de 200.000 ciclos, e ali apresenta 17.179.869.976! ! ! !

Já experimentou rodar o comando com LiveCD?

Ou então nem imagino o que possa ser.

Entendo...


O pior é que quando usei o dualboot mandriva // ubuntu, os valores de ciclos sempre eram os mesmos. Não experimentei ver os ciclos no vista mas acho que vou procurar algum programa para ele e comparar os valores e ver o que é que dá!

Vou tentar ver também pelo live-cd, depois eu volto com os resultados.
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 22:55 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #137 Online: 30 de Julho de 2009, 22:57 »
dom diniz isso ainda é algo complicado né!

Sei que todos estão preocupados com os ciclos, mas já li usuários falando que eles não são o mais importantes, e que outros fatores podem fazer mais mal ao HD.

Assim realmente fica complexo, mas eu sempre estou de olho no meu note, que ainda bem não apresenta problemas com HD, ao menos até hoje... hehehe..

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cesarcesarcesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #138 Online: 07 de Outubro de 2009, 14:52 »
Na versão 7.10 usando um notebook novinho o HD dava um pequeno estalo toda hora, usei o ubuntu 7.10 em 5 máquinas c/ hd com mais de 5 anos, resumindo, em 3 máquinas tive que trocar o HD em menos de 2 meses, apenas duas máquinas estão lá, firmes e fortes. Infelizmente só percebí o problema 'ouvindo' o notebook, aí entendi porque travaram os hds c/ o ubuntu... mas já era tarde. Recomendo ao responsável das distribuições ubuntu, que na dúvida desligue esse sistema de monitoramento (apesar da origem ser na bios) pois estragar o HD é muito grave. Todos erram, mesmo a m$ c/ o  windows 98 errou quando colocou para desligar o monitor a cada 15 minutos no default, a diferença é que é muito mais fácil configurar o problema da m$ doque esse c/ o ubuntu. :o

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #139 Online: 23 de Outubro de 2009, 23:37 »
Alguem pode falar que o Ubuntu faz correções periódicas e que muitos problemas "antigos" sumiram...Certa vez um "vendendor microsoft" apareceu no cefet am, apresentando o silverlight (microsoft), não fez o que prometeu. E o windows pirata ainda controla a maioria dos PC s do Brasil. Inacreditavel! Os fabricantes precisam dar garantias que  seus produtos são duráveis , inclusive em vários sistemas senão...baibai mercado da asia...babai mercado latino e etc. Os produtos de piores especificações técnicas sairam logo do mercado. E ser o camarada diz: "em três meses ferrou meu notebook, vá na loja e troque por um novo, de outra marca, o código de defesa do consumidor garante esse direito. Pior para o fabricante, porque a loja vai deixa de comprar aquela marca. Podemos até avisa o fabricante sobre o perigo que eles correm. Mas se ainda sim quiserem fazer propagando do windows 7 podemos criar um assunto tipo " prós e contras de windows e linux". Vai encarar?

Um detalhe: meus colegas são professores que sabem muito pouco sobre windows ou linux, mas se o notebook deles apresentar algum problema: levam na loja e pedem solução. E maioria da população faz isso. E, não tem como o comerciante negar. Não foi queima por queda de energia...

Offline RKHM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #140 Online: 23 de Dezembro de 2009, 18:18 »
Olá a todos,
Alguém sabe me dizer se no Ubuntu 9.10, atualizado, esse problema persiste?
Obrigado,

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #141 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:29 »
Olá a todos,
Alguém sabe me dizer se no Ubuntu 9.10, atualizado, esse problema persiste?
Obrigado,

Instalei no note de um amigo, e nele o teste de ciclos em 20 minutos só gerou 1, ou seja, parece tudo normal.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #142 Online: 26 de Dezembro de 2009, 19:45 »
Olá a todos,
Alguém sabe me dizer se no Ubuntu 9.10, atualizado, esse problema persiste?
Obrigado,

Instalei no note de um amigo, e nele o teste de ciclos em 20 minutos só gerou 1, ou seja, parece tudo normal.

Abraço.

Esse não é um problema de Ubuntu, mas sim do Linux. Mesmo antes da versão 9.10, o Ubuntu tem vindo com o gerenciador de energia configurado em 254 (valores vão de 1 a 255, sendo este correspondente a desligado). Outras distros que testei no laptop (Mandriva e openSUSE) ainda vêm com o valor em 128, caso em que os ciclos são constantes (aprox. 3/min.), mas é possível alterar o valor inicial, apenas colocando a instrução para o hdparm no script de inicialização.

O problema de se deixar em 254 é que o HD chega a altas temperaturas. Mas, mesmo com os valores indo de 1 a 255, não existe uma configuração intermediária. Acima de um determinado valor, é o mesmo que 254.

Na minha opinião, este problema ainda não foi solucionado. Ou o HD trabalha em temperatura elevada ou cicla constantemente.

No Windows (sabe-se lá como), os ciclos ocorrem, mas não excessivamente como no Linux, e o HD trabalha em temperatura mais amena.  
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 19:53 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #143 Online: 28 de Dezembro de 2009, 02:03 »
Pelo que parece o windows acessa frequentemente o HD. Se eu bootar no windows os ciclos não aumentam, mas vejo a luz do HD do meu laptop piscar vez por outra. O que faço no linux é usar o valor de 128 sempre e rodar um pequeno script que mexe no HD a cada 7 segundos. Com isso mantenho o HD funcionando em temperaturas normais e os ciclos não aumentam. Não digo que essa solução é perfeita, mas acredito que seja o mesmo que ocorre no windows e mexer no HD a cada 7 segundos é melhor do que trabalhar em temperaturas mais elevadas (46-48, no meu caso) na minha opinião.

Quanto a esse valor de 7 segundos, é o maior valor que pude colocar sem que os ciclos aumentassem.

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #144 Online: 31 de Dezembro de 2009, 01:07 »
Darcamo,

Vc poderia passar este script? eu setei meu hddparm em 254, os ciclos diminuíram de 3 por minuto para 1 por minuto, mas ainda sim acho que é muito

Abraços.

Rafael Oliveira.

EDIT: Na bateria está um ciclo a cada vinte minutos...
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 03:06 por Rvos »
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #145 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:00 »
O script é algo realmente bem simples e segue abaixo
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
sudo hdparm -B128 /dev/sda
while [ 1 ]
do
touch /tmp/foo.txt
sync
sleep 7
done

O que faço quando ligo o computador é alternar para um dos consoles (Ctrl+Alt+F1) e rodo o script nele. Depois volto para a interface gráfica (Ctrl+Alt+F7) e logo normalmente. Sempre que eu conecto o notebook na energia ele muda o hdparm para 254 então eu alterno novamente para o console, dou um Ctrl+C para parar o script e rodo ele novamente.

Certamente tem como automatizar mais isso, mas por enquanto é isso que faço.

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #146 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:16 »
Eu tentei colocar ele no /etc/init.d, porém não deu certo....

Só para eu entender (sou novato, desculpe): Eu crio um script no gedit com um nome x (que eu sempre lembre), depois quando ligo a máquina, na tela do grub, dou o ctrl+alt+f1, executo o script com nome x, depois ctrl+alt+f7 e logo normal?

Outra pergunta de noob: caso eu esteja correto, como faço para executar o script? (creio que não seja sudo chmod +x (nome do script)

Desde já grato pelo apoio.

Abraços.

Rafael Oliveira
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #147 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:28 »
Citar
Só para eu entender (sou novato, desculpe): Eu crio um script no gedit com um nome x (que eu sempre lembre), depois quando ligo a máquina, na tela do grub, dou o ctrl+alt+f1, executo o script com nome x, depois ctrl+alt+f7 e logo normal?

Isso mesmo. Aqui chamo o script de "mantem_HD_ocupado.sh".
Deixe esse script na sua home mesmo. Depois faça apenas uma vez
Código: [Selecionar]
chmod +x mantem_HD_ocupado.sh(sem sudo, já que está na sua Home) para dar permissão de execução ao script.

Quando for rodar o script basta fazer
Código: [Selecionar]
./mantem_HD_ocupado.sh(supondo que você está na pasta com o script)

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #148 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:13 »
Darcamo,

Obrigado pela ajuda!

Este script não interfere muito no desempenho do hd?

Abraços.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #149 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:34 »
Ele simplesmente faz um sync a cada 7 segundos. Não percebo problema nenhum com relação ao HD. Mas como o comando sync na verdade é para tudo e não apenas para o HD então você pode preferir parar o script enquanto faz cópia de arquivos grandes para pendrives.