Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 133874 vezes)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #105 Online: 28 de Novembro de 2008, 07:49 »
aí gente, eu queria saber como que faz, pois o comando abaixo não ta funfuando aqui...

"sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count"

eu digito lá e não volta nada!

o que eu tenho que fazer?

Vc deve estar sem o smartmontools instalado então:
como root
#apt-get update
#apt-get install smartmontools
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #106 Online: 28 de Novembro de 2008, 07:53 »
O meu ciclo está em:

16642

devo executar o script do blog:
http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

?????
Na verdade vc tem que ver é o quão rápido seu HD está fazendo os ciclos.

então execute o comando
sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count

Aguarde uns 20 minutos e execute novamente o ideal é que neste período ele não tenha feito nenhum ciclo ou um ciclo no máximo se passou disso é bom fazer a correção.

ABS.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline waage

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #107 Online: 28 de Novembro de 2008, 10:32 »
Eu havia executado o procedimento divulgado como correção para este problema na versão 8.04 e estava tudo ok.

Na versão atual (8.10), monitorei o HD por mais de 40 minutos e o contador não mudou.

Acredito que o problema tenha sido resolvido, mas não achei nenhum anúncio oficial quanto a este assunto.

Offline incure

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #108 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:24 »
Dae Waage,
Então posso crer que na versão 8.10 não tem mais esse erro? vou testar, hehehe

A todos
Não sei se é legal fazer isso, mas como a ideia do linux é compartilhar o seu conhecimento com os outros, ai vai:
entrei no site www.vivaoliinux.com.br extamente no link http://www.vivaolinux.com.br/topico/Perguntas-nao-tao-frequentes/Ubuntu-diminui-vida-util-do-hd
Muitos aqui não acreditam nessa possiblidade, mais como se fosse um mito, outros casos tbm de ciclo muito alto e funcionando o HD em perfeita performace, alguem pode me explicar mais sobre esses ciclo de HD de notebook, por só tem 200.000 ciclos, obrigado pessoal, vamos acabar com esse problema de vez.

Offline incure

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #109 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:51 »
Pessoal, fiz alguns testes aqui no meu note, Ubuntu 8.10, bom verifiquei, que quando inicio o ubuntu os valores ficam inalterados, porem, quando vou bloquear, suspender ou hibernar, ele saltou valores absurdos de 5 minutos fora e contabilizou mais 30 ciclos, mas se não fizer nenhuma dessas ações ele praticamente não muda.
Outro teste que fiz foi o pós bloqueio, suspender ou hibernar, a cada minutos é um ciclo, ou até dois ciclos. Quem utiliza o windows XP ou Vista, tentem testar para ver se isso é algo mais particular do ubuntu ou o windows tbm está ocorrendo esses ciclos.
OBS.: Estou usando as alterações citas pelo blog do alexblog.

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #110 Online: 28 de Novembro de 2008, 16:31 »
Tambem tem esse problema no windows sim, ele é falado no forum Baboo, que pode ser visto aqui
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=616231

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #111 Online: 29 de Novembro de 2008, 00:46 »
Citar
Aguarde uns 20 minutos e execute novamente o ideal é que neste período ele não tenha feito nenhum ciclo ou um ciclo no máximo se passou disso é bom fazer a correção.

Também não é pra tanto. Se houvesse um ciclo apenas a cada 3 minutos ou mais então não seria problema. Menos que isso é que realmente é um problema.

No Ubuntu 8.10 ainda tem mais ou menos esse problema. Com o laptop mode ativado o ubuntu usa o valor 254 no hdparm (modo menos agressivo de gerenciamento de energia, note que 255 desativa completamente o gerenciamento) quando o laptop está usando a tomada. Isso para os ciclos completamente, só que é como se o HD ficasse funcionando em máxima performance e acaba trabalhando em temperaturas um pouco mais elevadas.
Quando está está usando a bateria o ubuntu usa o valor 128 no hdparm. Nesse caso o problema ainda existe (para os laptops que tem esse problema para começo de conversa) mas o HD trabalha em "regime normal".

No meu caso, com 128 o problema existe (mas de um ciclo por minuto) e o HD fica na mesma temperatura de quando estou no outro SO (só serve para jogar C&C), algo entre 39-42 graus. Já com o valor 254 os ciclos não aumentam mas depois de algum tempo o HD fica na faixa dos 46-49 graus.

Não gosto de nenhuma das situações, já que com 128 o problema existe e com 254 cria o problema da temperatura (não sei se a temperatura realmente é um problema, mas o fato dela aumentar devido ao HD "funcionar no máximo" é que me incomoda). O que faço então é deixar no 128 (quando estou na tomada rodo o comando "hdparm -B128 /dev/sda") e rodo o seguinte script em um dos terminais de texto
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
while [ 1 ]; do
    touch /tmp/foobar.tmp
    sync
    sleep 7
done

O script  "mexe" no HD a cada 7 segundos e por isso ele não incrementa os ciclos. Acho que por mexer muito no HD o windows acaba fazendo +- isso.

Até eu descobrir uma solução melhor esta é a "solução" que estou utilizando, mas não estou dizendo para ninguém fazer o mesmo. Um problema dessa solução é que um "sync" a cada 7 segundos também tem seus problemas: deixa a cópia de arquivos para pen-drives mais lenta.

O fato é que esse bug, seja ele de quem for (fabricantes de HD?) não é realmente algo fácil de ser resolvido.
Se duvidar os SSDs se popularizam antes dele ser resolvido e resolver esse bug acaba não sendo mais necessário.  :-\

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #112 Online: 29 de Novembro de 2008, 01:51 »
O endereço citado no post me ajudou muito quando usava o ubuntu 7.10.

Offline Cassiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #113 Online: 19 de Dezembro de 2008, 14:53 »
Acho que poderiam atualizar o início do tópico, dizendo se o problema foi resolvido ou não, ler o tópico inteiro com todas as páginas não é prático.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 14:57 por Cassiano »

Offline piduca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #114 Online: 20 de Dezembro de 2008, 09:42 »
Olá, pessoal.

Sou iniciante em Ubuntu (e em linux de forma geral, pois só testei, por poucos meses, o Conectiva, e isso foi há uns cinco ou seis anos).

Antes que alguém pergunte:
1 - Uso o Ubuntu 8.10 instalado no meu desktop (e não no notebook).
2 - Eu instalei o smartmontools.

Eis o problema: Ao tentar usar  sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count, não obtenho nada como resposta... O que há de errado?

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #115 Online: 25 de Dezembro de 2008, 14:34 »
É -a e não -A

Use o comando
Código: [Selecionar]
sudo smartctl -A /dev/sda | grep 193
Mude o 193 para 194 para ver a temperatura se for de interesse.

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #116 Online: 23 de Maio de 2009, 11:04 »
Tenho muitas perguntas, por causa que estou distribuindo o Ubuntu 8.10 em DVD para meus colegas que usavam XP pirata...Eles estão adorando e apesar de usaram na maioria só o open office, o Brasero e Firefox ...
1- Quais as marcas de HD que ocorrem esse problema?
2 - Afeta só notebook ou também desktop?
2 - Só ocorre em Linux ou em Windows também ocorre?
3- Se a pessoa não utilizar programas pesados e Jogos, terá tal problemas?
4 - O Ubuntu 8.4  é afetado ou as atualizações corrigem o problema?
6- O Ubuntu 8.10 sem atualização é afetado?
7 - O ubuntu 9.04 é afetado ?
8 - Qual o pacote deb. posso utilizar para corrigir tal problema em computadores sem internet?

Mesmo com esse "divulgação" desse bug, os usuários iniciantes nem se preocupam, o Ubuntu é realmente várias vezes melhor que o Windows, por que na maioria das casas é pirata ( sem suporte e atualização). São algums milhões que computadores que o ubuntu pode alcançar, só no Brasil...

Darcamo

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #117 Online: 24 de Maio de 2009, 00:27 »
Vou responder o que sei pelo que já li pela internet, então podem fazer observações se tiver alguma imprecisão.
1 - Não sei quais marcas, mas parecem ser várias, mas nem todos os modelos de uma marca apresentam o problema. Se o HD for de um notebook antigo é mais fácil não ter o problema. Um notebook que tenho com uns 5 ou 6 anos de idade nunca apresentou esse problema, mas um que comprei mais recentemente possui esse problema.
2 - Acredito que só exista em notebooks, já que está ligado a um gerenciamento agressivo de energia (para economia) que não é o foco em desktops.
3 - Como  problema é na bios ou no firmware do HD então de certa forma também existe no windows. Só que alguma coisa no windows acessa o HD com muita freqüência e ele nunca fica idle. Logo, normalmente o aumento excessivo dos load cycles não se manifesta no windows. Pelo mesmo motivo se você estiver fazendo downloads com torrents velozes, por exemplo, os load cycles podem nem sequer aumentar devido ao torrent manter o HD sempre ocupado. Essa é a motivação de eu usar o script que mencionei.
4 e 6 - Acredito que sim. É necessário correção manual mudando uma configuração, mas não tenho certeza se nenhuma atualização dessas versões corrigiu o problema, já que aqui só uso a 9.04. O melhor é verificar se o problema existe mesmo usando o smartmontools como foi dito.
7 - O problema já vem "corrigido" na versão 9.04. Os load cycles não aumentam quando usando a tomada (mas a temperatura pode aumentar um pouco) mas aumentam quando usando a bateria. Isso foi uma escolha para garantir que a proteção contra choques permaneça quando usando a bateria.

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #118 Online: 25 de Maio de 2009, 01:00 »
Gente, recentemente adquiri um Dell Vostro 1310. Ao executar a verificação encontrei esses valores.

Citar
ubuntu@ubuntu-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       182
ubuntu@ubuntu-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       189
ubuntu@ubuntu-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       198
ubuntu@ubuntu-laptop:~$

o intervalo entre uma verificação e outra é de 10 minutos.

está muito alto esses valores?

ps.: estou usando o ubuntu 9.04 e esses valores foram tirados com o note na bateria ( sem estar ligado a tomada)

edit: achei nos repositórios um pacote "ubuntu-laptop-mode" instalei ele pelo aptitude mas ele quebrou o "acpi-suport" este foi desinstalado.

reiniciei o note e refiz o teste 2 vezes. Até agora está normal. Não sei o que pode acontecer sobre o acpi, mas os "load cicle" normalizaram ( não estão almentando absurdamente como antes)

esse pacote está nos repositórios padrões do 9.04.

aqui o processo de instalação:

Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu-laptop:~$ sudo aptitude install ubuntu-laptop-mode
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Os pacotes a seguir estão QUEBRADOS:
  acpi-support
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  ubuntu-laptop-mode
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  laptop-mode-tools{a}
0 pacotes atualizados, 1 novos instalados, 1 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 3306B de arquivos. Depois do desempacotamento, 471kB serão liberados.
Os pacotes a seguir possuem dependências não satisfeitas:
  acpi-support: Depende: laptop-mode-tools mas não é instalável.
As seguintes ações resolverão estas dependências:

Remover os pacotes a seguir:
acpi-support

Manter as seguintes dependências não resolvidas:
ubuntu-desktop recomenda acpi-support
Pontuação é -81

Aceitar esta solução? [Y/n/q/?] y
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  ubuntu-laptop-mode
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  acpi-support{a} laptop-mode-tools{a}
0 pacotes atualizados, 1 novos instalados, 2 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 3306B de arquivos. Depois do desempacotamento, 1212kB serão liberados.
Você deseja continuar? [Y/n/?] y
Escrevendo informações estendidas de estado... Pronto
Obter:1 http://br.archive.ubuntu.com jaunty/universe ubuntu-laptop-mode 1.0-1 [3306B]
Buscados 3306B em 3s (958B/s)                         
(Lendo banco de dados ... 102484 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Removendo acpi-support ...
 * Disabling power management...                                         [ OK ]
Removendo laptop-mode-tools ...
Processando gatilhos para man-db ...
Selecionando pacote previamente não selecionado ubuntu-laptop-mode.
(Lendo banco de dados ... 102424 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando ubuntu-laptop-mode (de .../ubuntu-laptop-mode_1.0-1_all.deb) ...
Configurando ubuntu-laptop-mode (1.0-1) ...
Lendo listas de pacotes... Pronto                     
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Escrevendo informações estendidas de estado... Pronto

ubuntu@ubuntu-laptop:~$
 
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 12:20 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #119 Online: 25 de Maio de 2009, 20:17 »
Vou responder o que sei pelo que já li pela internet, então podem fazer observações se tiver alguma imprecisão.
1 - Não sei quais marcas, mas parecem ser várias, mas nem todos os modelos de uma marca apresentam o problema. Se o HD for de um notebook antigo é mais fácil não ter o problema. Um notebook que tenho com uns 5 ou 6 anos de idade nunca apresentou esse problema, mas um que comprei mais recentemente possui esse problema.
2 - Acredito que só exista em notebooks, já que está ligado a um gerenciamento agressivo de energia (para economia) que não é o foco em desktops.
3 - Como  problema é na bios ou no firmware do HD então de certa forma também existe no windows. Só que alguma coisa no windows acessa o HD com muita freqüência e ele nunca fica idle. Logo, normalmente o aumento excessivo dos load cycles não se manifesta no windows. Pelo mesmo motivo se você estiver fazendo downloads com torrents velozes, por exemplo, os load cycles podem nem sequer aumentar devido ao torrent manter o HD sempre ocupado. Essa é a motivação de eu usar o script que mencionei.
4 e 6 - Acredito que sim. É necessário correção manual mudando uma configuração, mas não tenho certeza se nenhuma atualização dessas versões corrigiu o problema, já que aqui só uso a 9.04. O melhor é verificar se o problema existe mesmo usando o smartmontools como foi dito.
7 - O problema já vem "corrigido" na versão 9.04. Os load cycles não aumentam quando usando a tomada (mas a temperatura pode aumentar um pouco) mas aumentam quando usando a bateria. Isso foi uma escolha para garantir que a proteção contra choques permaneça quando usando a bateria.


Sobre as respostas 4 e 6: Preciso saber se tem correção através do update-manager, pois não posso corrigir manualmente o problema em todo notebook de que distribuir o DVD ubuntu 8.10. Se não tiver pelo menos um pacote deb. que resolva o problema, não poderei distribuir tal versão para quem tem Notebook. Se não houver solução mais prática ficarei impedido de distribuir para Notebook.
Aceito sugestões....

Obrigado pela atenção

Raimundo Alder
Manaus- Amazonas