Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 133872 vezes)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #30 Online: 25 de MAR?O de 2008, 19:20 »
Citar
Citar
sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda1
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

Smartctl open device: /dev/hda1 failed: No such file or directory
sellassie@sellassie-laptop:~$

Que que eu fiz de errado, não consegui.

Offline Tatu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #31 Online: 26 de MAR?O de 2008, 12:40 »
Que a verdade seja dita: realmente a Microsoft e a Apple fizeram um excelente trabalho nesse sentido, ou seja, testaram o hardware, identificaram que a falha do fabricante iria prejudicá-lo e introduziram um gerenciamento de energia menos agressivo que visa aumentar a sua durabilidade. Parabéns!

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #32 Online: 26 de MAR?O de 2008, 12:48 »
Concordo com o sujeito acima, a MS e a Apple fizeram um ótimo trabalho. Parabéns!

verdade seja dita, nunca escondida

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #33 Online: 26 de MAR?O de 2008, 15:58 »
Que a verdade seja dita: realmente a Microsoft e a Apple fizeram um excelente trabalho nesse sentido, ou seja, testaram o hardware, identificaram que a falha do fabricante iria prejudicá-lo e introduziram um gerenciamento de energia menos agressivo que visa aumentar a sua durabilidade. Parabéns!

É mais esse excelente trabalho tem um preço que dá para comprar um computador novo como disse o twelvetribes.

Offline Tatu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #34 Online: 26 de MAR?O de 2008, 20:18 »
Que a verdade seja dita: realmente a Microsoft e a Apple fizeram um excelente trabalho nesse sentido, ou seja, testaram o hardware, identificaram que a falha do fabricante iria prejudicá-lo e introduziram um gerenciamento de energia menos agressivo que visa aumentar a sua durabilidade. Parabéns!

É mais esse excelente trabalho tem um preço que dá para comprar um computador novo como disse o twelvetribes.

Mas que droga!!! Quer dizer então que vale a pena usar um negócio de graça, mas que detona seu hardware e faz com que você perca milhares de arquivos inportantes?! Então, eu prefiro pagar a licença do Windows Vista Ultimate e ter a garantia de que meu hardware está sendo gerenciado de maneira eficiente. Me desculpe, mas isso é um pensamento idiota!

Nada contra o Ubuntu, apenas fico p%$# com esse tipo de coisa. Reconheça a falha, ora bolas! Tudo na vida tem defeitos e eu torço para que resolvam esse problema.

Fui!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #35 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:57 »
Mas que droga!!! Quer dizer então que vale a pena usar um negócio de graça, mas que detona seu hardware e faz com que você perca milhares de arquivos inportantes?! Então, eu prefiro pagar a licença do Windows Vista Ultimate e ter a garantia de que meu hardware está sendo gerenciado de maneira eficiente. Me desculpe, mas isso é um pensamento idiota!

Nada contra o Ubuntu, apenas fico p%$# com esse tipo de coisa. Reconheça a falha, ora bolas! Tudo na vida tem defeitos e eu torço para que resolvam esse problema.

Fui!

Não sei se leu tudo, mas para aqueles em que o hardware é afetado (não são todos!) basta usar a correção.

E usuários windows não fazem isto todos os meses? Estão sempre corrigindo erros críticos, falha de segurança grave?

Ai vai do gosto de cada um....

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #36 Online: 27 de MAR?O de 2008, 12:14 »
Mas que droga!!! Quer dizer então que vale a pena usar um negócio de graça, mas que detona seu hardware e faz com que você perca milhares de arquivos inportantes?! Então, eu prefiro pagar a licença do Windows Vista Ultimate e ter a garantia de que meu hardware está sendo gerenciado de maneira eficiente. Me desculpe, mas isso é um pensamento idiota!

Nada contra o Ubuntu, apenas fico p%$# com esse tipo de coisa. Reconheça a falha, ora bolas! Tudo na vida tem defeitos e eu torço para que resolvam esse problema.

Fui!

Não sei se vc esta avaliando bem o problema, na minha maquina e em muitas outras não encontrei o problema no grau em que vc esta colocando comparando os parametros analisados pelo smartmontools no Ubuntu e no Windows pouca ou nenhuma correção foi necessária é claro no inicio também me preocupei, mas fui comparar e não vi muita diferença, entretanto, é claro se você acha que é a solução para seus problemas nesse caso a melhor pessoa para julgar é vc mesmo. Eu apenas tentei ajudar visto que no meu caso esse julgamento me pareceu melhor.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2008, 12:32 por G85_1 »

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #37 Online: 27 de MAR?O de 2008, 13:42 »
Acho que a conclusão é que o problema pode ser resolvido. Todos os usuários estão informados.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #38 Online: 27 de MAR?O de 2008, 13:52 »
No entanto o Ubuntu como pacote popular deixa a desejar para o usuário que não gosta de brincar com as configurações. Aquele que quer um pacote operacioanal pronto, sem ter trabalho. Mas mesmo o Windows não era tão prontinho e acabado. Frequentemente dá erros e bugs. Colocamos trocentos anti-virus, anti-spyware, anti-malware, anti-trojan, e coisas que não conhecemos e que os vendedores nos enfiam goela abaixo e mesmo assim perdemos os arquivos se não tivermos cópias de segurança. Sobre hardware a comunidade já me deu muitas dicas úteis para cuidar e economizar.

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #39 Online: 28 de MAR?O de 2008, 09:54 »
No entanto o Ubuntu como pacote popular deixa a desejar para o usuário que não gosta de brincar com as configurações. Aquele que quer um pacote operacioanal pronto, sem ter trabalho. Mas mesmo o Windows não era tão prontinho e acabado. Frequentemente dá erros e bugs. Colocamos trocentos anti-virus, anti-spyware, anti-malware, anti-trojan, e coisas que não conhecemos e que os vendedores nos enfiam goela abaixo e mesmo assim perdemos os arquivos se não tivermos cópias de segurança. Sobre hardware a comunidade já me deu muitas dicas úteis para cuidar e economizar.

Para esses usuários o Mandriva é uma boa opção e se quer mamão com açucar o Powepack já vem até com o VirtualBox instalado.
Não é minha inteção fazer nenhuma analogia quanto a esse ou aquele sistema operacional gostaria apenas que o Linux fosse mais difundido, na verdade estou colocando opções visto que ainda existem muitos hardwares que rodam somente em Windows e quanto mais maquinas rodarem Linux mais desenvolvimento por parte dos fabricantes em adaptar para esse ambiente. 
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2008, 10:21 por G85_1 »

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #40 Online: 28 de MAR?O de 2008, 10:53 »
Confesso que uso Ubuntu porque é Africano e eu sou um humanista defensor dos direitos do homem. Uso porque me sinto bem usando Ubuntu como não me sentiria usando um produto americano que em nada ajuda a economia dos países pobres. O Ubuntu e o linux representa um barateamento nos custos e maior acessibilidade da informação a quem não tinha. Meu computador já veio com linux (mandriva) instalado. Estão vendendo computadores agora com linux (normalmente mandriva) para o público, com preço mais acessível que os computadores com Windows. Acho que a tendência é fabricantes, como a Positivo, trabalharem juntos com os desenvolvedores de linux também.

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #41 Online: 29 de MAR?O de 2008, 20:14 »
Confesso que uso Ubuntu porque é Africano e eu sou um humanista defensor dos direitos do homem. Uso porque me sinto bem usando Ubuntu como não me sentiria usando um produto americano que em nada ajuda a economia dos países pobres. O Ubuntu e o linux representa um barateamento nos custos e maior acessibilidade da informação a quem não tinha. Meu computador já veio com linux (mandriva) instalado. Estão vendendo computadores agora com linux (normalmente mandriva) para o público, com preço mais acessível que os computadores com Windows. Acho que a tendência é fabricantes, como a Positivo, trabalharem juntos com os desenvolvedores de linux também.

Apesar de Mark Shuttleworth ser sul-africano, a Canonical tem sede na Isle of Man, na Inglaterra.

Até agora os computadores vendidos com Linux eram aqueles populares com processadores a 2 anos em estoque e com memória e HD a muito tempo defasados, porém a Dell anunciou que venderá computadores com Ubuntu no Brasil, inclusive o Dell XPS, um dos top de linha da Dell.

Uma opinião pessoal minha é que o Ubuntu deveria ser mostrado como um sistema operacional completo, apenas Ubuntu, em vez de mostrá-lo como Ubuntu Linux, simples questão de Marketing, as pessoas ainda tem aversão ao nome "Linux"

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #42 Online: 29 de MAR?O de 2008, 20:59 »
Ainda não consegui verificar? Algum instruído poderia me ajudar?

Citar
Com o smartmontools instalado, pode-se utilizar o smartctl como segue para visualizar o número de ciclos de carga que o HD já foi submetido.

sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count


O comando é inteiro ou a barra "|" quer dizer que são dois comandos?

Quando digito "sudo smartctl -A" não consigo achar o nome do meu dispositivo. Alguém pode me lembrar um comando pra achar o nome do meu dispositivo?
Quando digito "grep Load_Cycle_Count" o terminal não responde. Eu também digitei inteiro "sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count" e não deu certo.

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #43 Online: 30 de MAR?O de 2008, 09:13 »
Ainda não consegui verificar? Algum instruído poderia me ajudar?

Citar
Com o smartmontools instalado, pode-se utilizar o smartctl como segue para visualizar o número de ciclos de carga que o HD já foi submetido.

sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count


O comando é inteiro ou a barra "|" quer dizer que são dois comandos?

Quando digito "sudo smartctl -A" não consigo achar o nome do meu dispositivo. Alguém pode me lembrar um comando pra achar o nome do meu dispositivo?
Quando digito "grep Load_Cycle_Count" o terminal não responde. Eu também digitei inteiro "sudo smartctl -A /dev/sda | grep Load_Cycle_Count" e não deu certo.

A barra "|" indica que a saída do primeiro comando será a entrada do segundo comando.

Por exemplo, o comando
Código: [Selecionar]
ls -la | grep Documentos vai listar o diretório com o comando "ls -la" e jogar sua saída na entrada do comando "grep", que vai mostrar apenas as linhas que contenham o termo "Documentos"

O seu problema talvez seja a referência ao seu disco rígido, se ele for IDE, deve colocar /dev/hda, mas pode variar se você tiver mais de um disco, pode ser hdb se for um HD primário Slave ou hdc se for um HD secundário Master, ou ainda hdd se for secundário Slave. Os discos do tipo SATA são refereciados por sda, sdb, sdc ou sdd, da mesma forma como os discos IDE.

Então, se seu HD for IDE, o comando deve ficar assim
Código: [Selecionar]
sudo smartctl -A /dev/hda | grep Load_Cycle_Count podendo variar da forma como eu mostrei.

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #44 Online: 30 de MAR?O de 2008, 12:03 »
Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado.   Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?


Meu querido amigo G85_1  .
seguinte comom técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin :) ) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80  minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza  e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade  o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema.