Pois é, eu já testei Red Hat, Slack, Mandriva, Suse, Conectiva, Kurumim, Ubuntu, Debian, Insigne e mais um trolhão de distros e a que eu mais odiei foi o Slackware, ô sisteminha mais &¨%$$#*!! de ruim, pra internet banda larga funcionar tinha que rodar o comando 'route add default', isso pra não dizer outras coisas. Aí, qdo procurava ajuda em fóruns de Slack, era possível ver a impáfia desses usuários de Linux que tem inclusive o hábito de execrar usuários de outras distros de Linux se não o Slack. Dizem que não gostam de 'viadagem' nas máquinas deles e que isso é coisa de usuário Windows.
De todas essas distros, a que me abriu os caminhos DE VERDADE para o Linux foi o Debian (a versão anterior ao Etch), essa sim foi a distro com que mais me identifiquei. Quase tudo funcionou nela (hehehe...) mas foi uma distro (e é ainda...) para quem não quer se decepcionar com o Linux, até que conheci o Ubuntu e não troco ele por nada. também sou usuário de Windows (XP), mas apenas entro nele qdo quero jogar ou tenho que converter vídeos para ver no meu mp4. Sei que há a opção de emular as coisas dentro do Linux, mas sinceramente prefiro fazer direto no Windows mesmo do que fazer emulação de algo.
Como sou técnico, também instalo o Ubuntu nas máquinas de quem quer conhecer o mundo Linux e uma coisa eu posso dizer: até hj, NUNCA precisei atender um cliente usuário de Linux com problemas de vírus ou de invasão, trojan, malware, WGA nem nada disso. No máximo sou chamado pra instalar um driver qq e que na maioria das vezes pode ser feito por telefone, ou então para fazer manutenção na rede (administrar usuários, bloquear recursos e acessos, etc), instalar certos programas e tal.
Com isso, eu elejo o Ubuntu como a minha distro preferida até o aparecimento de outra que me dê o que o Ubuntu ainda não me disponibiliza. A minha versão do Ubu é o Gutsy e aqui tudo está rodando perfeitamente, de ripagem de dvd até compilação de programas.