Ubuntu não está navegando na internet

Iniciado por itamarfib, 04 de Novembro de 2007, 09:25

tópico anterior - próximo tópico

itamarfib

Olá!
Gostaria de receber uma ajudinha para resolver um problema que estou tendo aqui no meu notebook TOSHIBA AS-1528. Nele tenho instalado o RwindosXP e o Ubuntu 7.10, sendo que no RwindosXP consigo navegar na internet sem problemas usando IP 192.168.0.11, Máscara 255.255.255.0, Gateway 192.168.0.1, DNS 200.165.132.154 e 200.165.132.147, o mesmo não ocorre quando uso essas configurações no Ubuntu 7.10 para navegar na internet. Curiosamente quando dou um dig pela linha de comando obtenho resposta de fora da minha rede.
Seria possível alguém me auxiliar com algum script ou mesmo postando diretamente aqui no Forum para solução deste problema.
Obs.: Minha placa de rede é Realtek RTL8139 Family PCI Fast Ethernet NIC.
        Estou ligado a minha rede através da porta de um Switch modelo: SMCFS8 EZ Switch™ 10/100 8-port, 10/100 Fast Ethernet desktop switch.

Desde já agradeço.

e-mail: itamarfib@hotmail.com

Itamar.
Ubuntu - Liberdade não tem preço.

csat

Tente desligar seu notebook e carregar somente o Ubuntu.  O Windows e seus drivers de rede podem estar influenciando o comportamento da placa de rede ao serem desligados por reboot.  Diga, depois, se funcionou isolando, assim, o problema.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Redley

Minha placa é uma RTL8185 mas eu resolvi assim:
Coloquei os divers nativos na blacklist

Sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist

acrescentei esta tres linhas ao arquivo

blacklist r818x
blacklist r8180
blacklist rtl8180

Depois instalei o pacote linux-libc-dev pelo synaptic e depois instalei o Ndiswrapper 1.49.
Com o ndiswrapper instalei o driver do windows net8185.inf.

Depois fiz isto:

Vá até o diretório /etc/ e edite o arquivo resolv.conf

Faça o seguinte:

sudo gedit /etc/resolv.conf

apague "tudo" o que estiver escrito, e digite da seguinte forma:

nameserver  "numero de dns do provedor"

Depois edita o arquivo interfaces:

sudo gedit /etc/network/interfaces

device wlan0

type Wireless

mode=Managed

Wireless-essid "casa"

wireless-key "chave de rede"

wireless-channel  "seu canal"

netmask  "numero de mascara de rede"

broadcast  "numero de broadcast"

gateway "endereço do gateway do seu provedor"

auto wlan0

O importante é vc so editar os dados referentes ao seu provedor.

Tenta isso e volta aqui.

Boa sorte!

csat

Desculpe, mas não vi em nenhum momento que a dúvida original se referia a wireless.  Ao contrário pareceu-me que a solicitação se referia a rede em geral.
Csat (Ubuntu 8.04)

VB5

csat,
você está totalmente correto: a 8139 é uma placa de rede normal, UTP ( aliás a que uso).

itamarfib,
dessa configuração depreendo que você tem um modem de cabo e um router, provavelmente D-Link, pois é muito semelhante à minha. Se você acessa a Internet através do W$ com essa configuração, tem que acessar igualmente no Ubuntu. O que pode estar acontecendo é que a configuração tenha sido feita na placa errada... você tem uma placa on-board além da Realtek? Se sim, a onboard é a eth0, e a Realtek a eth1. Seria isso?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

itamarfib

Olá!
Agradeço a dica! Voce pode me orientar como eu descubro qual placa deve ser usada " a onboard é a eth0, e a Realtek a eth1"? Como faço para desativar uma e deixar só ligada a realtek 8139?

Abraços,

Itamar.

Citação de: VB5 online 04 de Novembro de 2007, 20:11
csat,
você está totalmente correto: a 8139 é uma placa de rede normal, UTP ( aliás a que uso).

itamarfib,
dessa configuração depreendo que você tem um modem de cabo e um router, provavelmente D-Link, pois é muito semelhante à minha. Se você acessa a Internet através do W$ com essa configuração, tem que acessar igualmente no Ubuntu. O que pode estar acontecendo é que a configuração tenha sido feita na placa errada... você tem uma placa on-board além da Realtek? Se sim, a onboard é a eth0, e a Realtek a eth1. Seria isso?

VB5

csat

Itamar

Eth0, Eth1, são nomes lógicos.  Se você estivesse usando um desktop eu até poderia pensar que você tem mais de uma placa de rede mas com o notebook acredito que você tenha uma porta de rede para colocar o cabo RJ45 que vem do seu roteador ou do MODEM e, outra, conhecida como "wireless".  No meu notebook, um Dell 131 L, basta eu colocar o cabo de rede na porta respectiva do notebook para que ela seja reconhecida, ignorando a porta wireless.  O equipamento não vai trabalhar usando as duas simultaneamente.  Mesmo assim, você pode desligar a porta wireless.  No meu notebook é feito por uma sequência de comandos, ou seja, aperto duas teclas que comutam wi-fi on e wi-fi off.  Basta ver no manual do seu notebook.  No meu, Dell 131-L, é a tecla "FN" em conjunto com a tecla "F2".  Quando faço isso a luz do wi-fi se apaga ou acende, desde que o sistema operacional a tenha acionado.  No Windows XP é imediato.  No Linux é necessário que o driver específico da placa de rede esteja presente.  Aqui mesmo no forum você pode descobrir como fazer isso usando, inclusive, respostas de outros colegas.
Csat (Ubuntu 8.04)

VB5

itamar,
desculpe, mas na hora de algum modo não registrei que você estava usando um notebook... csat esta novamente certo, é muito difícil que você vá ter duas placas do mesmo tipo. O que me levou ao engano foi o fato de que esse erro é bem frequente em desktops (onde a MoBo já tem geralmente uma placa interna e outra é acrescida) e que a RTL8139 é comercializada como uma placa off-board. Portanto, sua eth0 é  e RTL8139, e deveria estar funcionando.

Curiosamente quando dou um dig pela linha de comando obtenho resposta de fora da minha rede.

Se 'dig' é o mesmo que 'ping',  isso indica que sim, a placa está OK... algo mais é que está impedindo a navegação via HTTP. Você tem alguma firewall instalada? Tente igualmente dar um ping via terminal:

ping <endereço>

onde endereço pode ser um endereço IP ou de um site, como em ' ping terra.com.br'.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

itamarfib

Olá!

Fiz essa tentativa, mas não resolveu, não.
  Estarei atento a mais dicas .

Agradeço,

Itamar.

Citação de: csat online 04 de Novembro de 2007, 12:05
Tente desligar seu notebook e carregar somente o Ubuntu.  O Windows e seus drivers de rede podem estar influenciando o comportamento da placa de rede ao serem desligados por reboot.  Diga, depois, se funcionou isolando, assim, o problema.

itamarfib

Obrigado a todos pela ajuda!

Espero que minha solução sirva para resolver o problema de alguém aqui neste forum.

Todo o problema que impedia o Ubuntu instalado no meu notebook de navegar na internet era a configuração da velocidade da placa Realtek 8139, que por padrão é configurada no Ubuntu com 10Mbps, mas minha rede só aceita a 10Mbps. Para isso usei o comando como root: # ethtool -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off.
  Quem tiver o mesmo problema use esse roteiro:

Como configurar a velocidade da placa de rede.

Como root, digite:

# ethtool -s <Placa> speed <Veloc> duplex <Multplx> autoneg <on|off>

Parâmetros:

<Placa>: Placa de rede que se deseja alterar a velocidade.
<Multplx>: Indica se a placa trabalhará em half-duplex oufull-duplex.
<Veloc>: Velocidade utilizada nesta configuração. Pode ser 10/100 e até 1000 dependendo da placa.

Normalmente coloca-se off quando a configuração original da placa é alterada.

- Para configurarmos como full-duplex, utilize a string "duplex".
- Para configurar como half-duplex, utilize a string "half".- <on|off>:

Indica se a placa terá a capacidade de auto negociar a sua velocidade com o switch.

Normalmente utiliza-se o "off" quando alteramos as configurações de velocidade e multiplexação da placa. Assim, caso seja necessário
configurar a placa eth0 em 100 full-duplex.

Utilize o comando:

# ethtool -s eth0 speed 100 duplex full autoneg off

Citação de: itamarfib online 04 de Novembro de 2007, 09:25
Olá!
Gostaria de receber uma ajudinha para resolver um problema que estou tendo aqui no meu notebook TOSHIBA AS-1528. Nele tenho instalado o RwindosXP e o Ubuntu 7.10, sendo que no RwindosXP consigo navegar na internet sem problemas usando IP 192.168.0.11, Máscara 255.255.255.0, Gateway 192.168.0.1, DNS 200.165.132.154 e 200.165.132.147, o mesmo não ocorre quando uso essas configurações no Ubuntu 7.10 para navegar na internet. Curiosamente quando dou um dig pela linha de comando obtenho resposta de fora da minha rede.
Seria possível alguém me auxiliar com algum script ou mesmo postando diretamente aqui no Forum para solução deste problema.
Obs.: Minha placa de rede é Realtek RTL8139 Family PCI Fast Ethernet NIC.
        Estou ligado a minha rede através da porta de um Switch modelo: SMCFS8 EZ Switch™ 10/100 8-port, 10/100 Fast Ethernet desktop switch.

Desde já agradeço.

e-mail: itamarfib@hotmail.com

Itamar.

leandrodb

Amigo só queria te perguntar uma coisa.
Eu também estou com problemas no meu notebook, é um Toshiba As-1528 também. Mas no meu caso é em relação à wireless. Quando você aperta o botão de ligar a wireless, ela acende normalmente?
Desde já agradeço.

Leandro Dias.

VB5

Bom saber que está funcionando, itamar!... se está tudo  bem, por favor acrescente um "[Resolvido]" ao título da sua primeira mensagem - ajuda a quem procurar pelo mesmo assuno depois!...

VB5

csat

Para Leandrodb

A luz que sinaliza o wi-fi funcionando no notebook tem relação com o driver que é carregado corretamente pelo sistema operacional.  Ela pode ser comutada (apagada/acesa) pelo teclado mas se não houver a presença do driver em nada adianta.

Csat (Ubuntu 8.04)