Autor Tópico: Instalação do Kubuntu num HD externo  (Lida 2157 vezes)

Offline gustavo grillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação do Kubuntu num HD externo
« Online: 03 de Novembro de 2007, 00:28 »
Estou com um problema, para o qual achei pedaços da solução neste fórum, mas nada que resolvesse totalmente. Lá vai:
Minha idéia era instalar o Kubuntu num HD externo (USB) e poder usá-lo ou não apenas espetando (ou não) o HD no meu notebook (que tem duas partições NTFS e roda WinXP). Fiz o seguinte:
  • espetei o HD no meu notebook
  • particionei o HD em tres partições: uma partição NTFS, outra linux swap e outra ext3.
  • instalei o Kubuntu na partição ext3
  • reiniciei com o HD externo conectado
Até aí tudo bem, depois do boot apareceu um menu para escolher se queria iniciar o Win XP ou o Kubuntu, só que qdo tirei o HD externo e tentei reiniciar (achando que o WinXP iria bootar sem problemas) recebi uma mensagem de erro:

GRUB loading, please wait...
Error 21


Desde então eu só consigo bootar o Windows se o HD externo estiver conectado.

Minhas dúvidas:
1- como faço para que o meu notebook volte a bootar o windows sem o HD estar conectado?
2- é possível fazer o que eu queria no início, ou seja, instalar o Kubuntu no HD externo e usá-lo só qdo o HD estiver conectado (sem que isso cause problemas qdo o HD estiver desconectado)?
Valeu pela força
[]s
gustavo

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Instalação do Kubuntu num HD externo
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2007, 10:37 »
Gustavo, pessoal...

eu também estou tendo esse problema, acho que o problema, pelo menos no meu caso, é que o grub não reconhece / tem conflito com a bios... nao há maneira de consertar!!! o que eu vou fazer como ultimo recurso é tentar instalar o lilo.. se não der certo, vou tentar recuperar a mbr pelo cd do windows... se nao der certo tbm, vou reinstalar o xp do zero...

na verdade é um pc do meu amigo, e ele precisa do pc para trabalho, que papelão o grub dar esse erro logo na primeira vez q mostro o linux pra ele :P

mas q nada.. infelizmente... nem tudo é perfeito.. se acharem uma solução, blz...

t+


Offline chlferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
    • Carnivoro Sem Dentes
Re: Instalação do Kubuntu num HD externo
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2008, 18:35 »
Estou com o mesmo problema, vc conseguiu alguma solução??

Agradeço desde ja sua atenção.

[]s

Carlos Ferreira

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Instalação do Kubuntu num HD externo
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2008, 22:36 »
Ammigos,

Aqui tenho meu HD SATA interno e o USB externo. Sempre instalo o Ubuntu na gaveta USB sem problemas da seguinte forma:

No processo de instalação através do live, no meu caso hd SATA=hd0 e USB=hd1 então na última tela de setup antes do inicio da carga de arquivos eu clico em avançado e no lugar de (hd0) eu mudo (hd1) no campo de HD.

Daí instala normal... Então quando terminar a instalação entro no menu.lst e modifico o Grub nas linhas do Ubuntu tudo que estiver como (1,5) por exemplo no meu caso eu mudo para (0,5) pois como o Ubuntu recebeu a solicitação para instalar no hd1 ele acha que no grub vai ser (1,5). Daí é só dar o boot pelo HD USB e correr para o abraço.

Espero ter sido claro na minha explicação.

Abrs.
Junior

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Instalação do Kubuntu num HD externo
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:41 »
isso ocorre pq ao installar o ubuntu no hd externo ele escreve no hd principal do teu computador, numa area muito especial chamada mbr. ali ele diz que o sistema operacional ou lancador de sistemas operacionais esta no teu hd externo. de uma lida no topico de restauracao de grub neste forum
; Linux is almost there!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Instalação do Kubuntu num HD externo
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 15:38 »
Por isso que o mais indicado no caso seria fazer um LIVE HD EXTERNO.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!