MySQL no Ubuntu...

Iniciado por andradejea, 02 de Novembro de 2007, 02:15

tópico anterior - próximo tópico

andradejea

Olá a todos! Preciso de esclarecimentos sobre MySQL:
1) Instalei no meu Ubuntu via Synaptic, mas ele não aparece em nenhum menu, ou seja, parece que simplesmente não existe;
2) O MySQL precisa de algum outro programa para rodar ou roda sozinho, como o Access?
3) o MySQL é gráfico (como o Access) ou linha de comando (como HTML, PHP, etc...)?
Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!!!!

paozinho

Citação de: andradejea online 02 de Novembro de 2007, 02:15
Olá a todos! Preciso de esclarecimentos sobre MySQL:
1) Instalei no meu Ubuntu via Synaptic, mas ele não aparece em nenhum menu, ou seja, parece que simplesmente não existe;
2) O MySQL precisa de algum outro programa para rodar ou roda sozinho, como o Access?
3) o MySQL é gráfico (como o Access) ou linha de comando (como HTML, PHP, etc...)?
Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!!!!

Olá amigo...beleza ??

Para rodarmos o servidor do MySQL precisamos instalar o pacote "mysql-server"...após isso ele não aparece em nenhum menu mesmo. Para acessarmos ele precisamos usar a linha de comando.

1) Virando root:
sudo su

2) Acessando o mysql
mysql

Após isso você estará no MySQL. Mesmo com as ferramentas gráficas você precisa saber os comando do MySQL. Se quiser alguma recomendação de livro ou tutoriais na internet eu poderia recomendar para você, basta pedir.

Dica: Uma ferramenta gráfica pro MySQL chama "phpmyadmin"...ele já instala o apache, mysql e php para você rodar. Mas ainda é recomendável aprender a entender os comandos de MySQL.
Abraços.
Qualquer dúvida pergunte.

alessandro_ufms

Isso, o MySQL é só o banco de dados sem nenhuma interface. Isso porque quem mexe no banco é o próprio computador (através de instruções php, java, etc).