Imprimindo para impressora windows

Iniciado por robertobech, 31 de Outubro de 2007, 15:23

tópico anterior - próximo tópico

robertobech

Pessoal, já li um monte de coisas sobre o CUPS por aí mas continuo com uma dúvida simples...

Eu tenho um PC com o WindowsXP instalado. Nele, tenho uma impressora CanonS100 compartilhada. No meu Ubuntu, adiciono a impressora assim:

lpadmin -p S100dezo -E -v smb://192.168.0.3/S100dezo

E supostamente funciona: quando mando imprimir para ela do Ubuntu, lá no meu PC com windows o trabalho aparece na fila de impressão, surge a mensagem "Imprimindo" e... some o trabalho da fila e não imprime nada. Perguntas:

1- Se a impessora está com os drivers instalados no windows eu ainda preciso indicar um arquivo ppd no Linux? Ou ele joga direto pro windows resolver tudo?
2- E o oposto? Posso mandar imprimir do Windows para uma impressora no CUPS sem precisar do driver dela no Windows, ou seja, o CUPS cuidaria de tudo?
3- Eu poderia imprimir para uma impressora Windows mesmo que ela não fosse suportada pelo Linux - uma vez que os drivers estariam instalados no Windows?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

VB5

Eu simplesmente indico o IP da máquina W$ onde a impressora está ligada, seleciono a opção "Samba" (rede Windows), e libero esse IP na firewall para o serviço Samba... funciona.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB