Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77248 vezes)

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #105 Online: 16 de Abril de 2009, 12:00 »
Os meus estalos acontecem no windows XP, e até agora não consegui resolver. No Ubuntu ta sussa.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #106 Online: 16 de Abril de 2009, 15:27 »
Problema corrigido ontem, no meu notebook Dell Latitude 131L. Inicialmente usando Windows XP, mais tarde Vista, e ha dois meses, Ubuntu 8.04. Sempre ouvi estalos no hd, de minuto em minuto, e nunca dei bola. Até agora...

Seguindo este tutorial http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/ eu consegui corrigir o problema.

O pacote Smartmontools mostrou que meu hd já sofreu em torno de 140000 ciclos de carga em 1 ano e meio de uso, e usando o Ubuntu, uma média de 2 por minuto!!!!!!! Me apavorei, e com o parâmetro 254, corrigi o problema.

Ha um dia que meu hd não sofre nenhum ciclo. E os estalos pararam. Estou tranquilo.

Donos de Dell, verifiquem seus laptops. O Windows tambem provocava estes estalos barulhentos no hd.

O ZR esta solução é de 2007! Eu não entendo é porque isto não foi resolvido até agora. Na hora que lança uma nova distribuição você tem o risco. Sempre usei linux em desktop e nunca vi isto ocorrer. Agora digamos que o projeto do HD é silencioso então quem não ouviu estalos e não checou o ciclo não estaria sendo prejudicado?

Como podemos fazer para ter uma posição dos desenvolvedores? Já que pelo bugtrack o problema ta aberto e ninguém se manifestou, não tem nenhuma ong, org que testa coisas com linux digamos algo semelhante ao imetro. Para sabermos se realmente existe problema ou por fim a lenda se assim for.

Ninguém que ficar arriscando e ter prejuízo, nem é tanto pelo valor do HD, mas pelo valor do que esta agregado dentro dele.

Qualquer link, noticia etc compartilhem acredito que outros como eu querem se inteirar!
« Última modificação: 16 de Abril de 2009, 15:34 por andeon »
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline jango

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #107 Online: 16 de Abril de 2009, 16:02 »
Isso é tanga...

ZR

  • Visitante
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #108 Online: 16 de Abril de 2009, 17:52 »
Citar
O ZR esta solução é de 2007! Eu não entendo é porque isto não foi resolvido até agora. Na hora que lança uma nova distribuição você tem o risco. Sempre usei linux em desktop e nunca vi isto ocorrer. Agora digamos que o projeto do HD é silencioso então quem não ouviu estalos e não checou o ciclo não estaria sendo prejudicado?

Realmente esta solução é antiga, e foi também, a única que deu certo no meu laptop, alem de ser bem prática.

E é recomendado que todo mundo teste e verifique esse problema em seu computador, pois podem haver casos sem estalos, é claro. No meu caso, os estalos apenas facilitaram a detecção, pois o numero de estalos do meu hd coincidiu com o numero de ciclos detectados pelo Smartmontools.

Abraços.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #109 Online: 16 de Abril de 2009, 19:10 »
andeon,
Mais uma vez... O Ubuntu segue as especificações do fabricante, portanto quem mata o HD desse jeito é a BIOS e não o Ubuntu. Quando se faz qualquer alteração nas configurações que seja diferente da passada pelo fabricante, teoricamente você está pondo em risco o hardware e por consequência a fabricante não se responsabiliza e qualquer dano é por conta e risco que quem alterou as configurações.
Dizem que a Microsoft altera por conta e risco dela.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #110 Online: 17 de Abril de 2009, 10:26 »
acredito q esses parâmetros devem coincidir com o fim da garantia de fábrica. isso tudo é estudado pelos fabricantes, quem nunca teve um equipamento q pifou poucos dias depois do fim da garantia?!?
; Linux is almost there!

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #111 Online: 17 de Abril de 2009, 14:39 »
Em se tratando de Laptop's, Notebooks, ainda há muita coisa a ser feita, são muitos modelos, muitas marcas e a cada novo modelo lançado são novos problemas de compatibilidade.

Eu aprecio muito o esforço da Equipe Ubuntu e seus colaboradores, pois graças a eles podemos utilizar de forma satistatória esse sistema operacional maravilhoso em nossos Notebooks.

O que eu gostaria mesmo de ver é os fabricantes dando mais atenção ao GNU/Linux em Geral, para que não seja sempre necessário a Comunidade "dar um jeito de fazer funcionar" e sim o próprio fabricante já garantir o funcionamento com base no Kernel stable atual.

Apesar das dificuldades, existe um grande esforço para melhorar ainda mais o funcionamento e a compatibilidade dos Notebooks no Ubuntu, para quem tiver interesse e tempo e queira dar sua contribuição ou apenas se informar sobre os modelos suportados e como são suportados, pode conferir aqui:

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam/

[ ]'s
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #112 Online: 17 de Abril de 2009, 18:40 »
É uma pena ver que o fabricante não está nem aí para o consumidor. Todos os sistemas operacionais tem usado parâmetros diferentes dos Oficiais. Como é que pode um fabricante construir uma coisa que não funciona com sua especificação. É um absurdo completo. Mas enfim, cada fabricante teu seu hardware e sua mentira pra contar. A comunidade faz o seu melhor, mas as vezes não é o suficiente. A distro não tem culpa e não acho que essa solução vai funcionar para todos mesmo. Como eu disse, meu Windows XP dá estalos no note da HP, e essa solução resolveu o problema no Ubuntu. O jeito é nós mesmos acharmos uma solução ou então mover uma ação conjunta contra o fabricante, o que acho que não vai acontecer.

Depois que vi a samsung vendendo monitor com 3 fabricantes diferentes de tela, sendo que um era pior que o outro, eu perdi a fé nessas empresas. Até descobriram um jeito de identificar o fabricante da tela, para assim escolher o melhor,  mas a samsung simplesmente ocultou o método de identificação ao invés de trabalhar somente com o fabricante melhor. Sempre considerei a samsung um grande fabricante. Mas todas elas são safadas. Deveria ter um hardware open source, é uma pena que isso não seja possível. Aí sim nunca mais teriamos problemas desse tipo.
Até la vamos nos virando.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #113 Online: 19 de Abril de 2009, 22:35 »
andeon,
Mais uma vez... O Ubuntu segue as especificações do fabricante, portanto quem mata o HD desse jeito é a BIOS e não o Ubuntu. Quando se faz qualquer alteração nas configurações que seja diferente da passada pelo fabricante, teoricamente você está pondo em risco o hardware e por consequência a fabricante não se responsabiliza e qualquer dano é por conta e risco que quem alterou as configurações.
Dizem que a Microsoft altera por conta e risco dela.

Sim algo louvável, Não é só ubuntu afetado, como constatei com outros usuários e em outros fórum. Se você esta dirigindo um carro e começa a ouvir um barulho de bate lata tem que verificar. É o que vem ocorrendo com alguns usuários de notebook como os tais estalos. Se houve-se uma maneira de fazer barulho para estas empresas! Minha bios é phoenix, hd wdc e notebook gateway. Seria interessante mandar a reclamação para quem neste caso, qual teria a maior parcela de culpa? Seria a gateway já que o projeto é dela?

Será que pressionar para eles pelo menos ter ciência do que vem ocorrendo já que o Linux vem usando especificações corretas, poderíamos mandar pautas para sites e revistas de tecnologias sobre o problema não no Brasil e sim de fora, pois o impacto é maior. Gostaria de ver como eles se defenderiam das acusações de estarem passando especificações de qualquer jeito ou que reduzem a vida útil do equipamento.
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #114 Online: 20 de Abril de 2009, 12:54 »
andeon,
Será que pressionar para eles pelo menos ter ciência do que vem ocorrendo já que o Linux vem usando especificações corretas, poderíamos mandar pautas para sites e revistas de tecnologias sobre o problema não no Brasil e sim de fora, pois o impacto é maior. Gostaria de ver como eles se defenderiam das acusações de estarem passando especificações de qualquer jeito ou que reduzem a vida útil do equipamento.

Eu não sei o que o fabricante do seu note diria, mas o meu eu ja tenho certeza. "...Senhor, nosso produto é compativel com Windows XP e Windows Vista conforme consta no seu manual..."
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #115 Online: 25 de Abril de 2009, 09:37 »
Aí, Instalei o Ubuntu 9.04 no Note da HP e sem nenhuma configuração os ciclos estão normais. Aparentemente o problema foi revertido de alguma forma nessa versão.
Mas durante o particionamento do disco, ouvi alguns estalos. Acho que se rodar o live pelo pen-drive, o problema continua...
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity