Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77234 vezes)

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #90 Online: 06 de Maio de 2008, 09:00 »
Boas..!!
estou parvo o meu disco esta 2 anos depois d eo ter comprado com 88322 ciclos e esta a fazer uma media de 28 :o ciclos por cada 10 minutos, vou tentar o PARAM=255 se nao der adeus ubuntu...desculpem la mas o meu disco nao para alem de ter la info importante custou-me dinheiro.

Abraço

Velho, tem certeza que tu sabe o que o parâmetro 255 faz? Porque tem gente que insiste em não ler informação que apenas é benéfica? Porque tu não tenta usar o parâmetro 254 primeiro, para ver como seu HD se comporta?

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #91 Online: 06 de Maio de 2008, 15:17 »
É bom lembrar tambem que se você rodar o script no ubuntu e ficar a maior parte do tempo no windows não vai adiantar nada se o windows tiver fazendo a mesma coisa.
Sigam o conselho do amigoHawker Hurricane AII e monitorem no windows tambem.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #92 Online: 08 de Maio de 2008, 11:39 »
Ontem eu consegui o meu problema.. não sei porque motivos não estava funcionando..

Eu tinha utilizado o script usando o parametro 255 e com isso os ciclos cresciam muito rapidamente.. estranho que eu já tinha utilizado o 254 e não tinha resolvido..

Bom sei lá o porque..

Ai eu utilizei o comando hdparm -B 254 /dev/sda

e ai funcionou.. agora os ciclos não aumentam mais..

Ai eu fui em /etc/hdparm.conf e coquei a execução desse comando no final do arquivo.. Agora está tranquilo e posso usar meu Ubuntu sem preocupações..

Ufa.. Abs

Offline rykardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #93 Online: 14 de Junho de 2008, 11:25 »
amigo dei esse comando no terminal e o ciclo  parou de contar, tinha feito os outros procedimentos sem sucesso!!!!

porem como faco para colocar esse comando hdparm naquele arquivo
como deve ficar la????
fico no aguardo
Ontem eu consegui o meu problema.. não sei porque motivos não estava funcionando..

Eu tinha utilizado o script usando o parametro 255 e com isso os ciclos cresciam muito rapidamente.. estranho que eu já tinha utilizado o 254 e não tinha resolvido..

Bom sei lá o porque..

Ai eu utilizei o comando hdparm -B 254 /dev/sda

e ai funcionou.. agora os ciclos não aumentam mais..

Ai eu fui em /etc/hdparm.conf e coquei a execução desse comando no final do arquivo.. Agora está tranquilo e posso usar meu Ubuntu sem preocupações..

Ufa.. Abs

Offline kakado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #94 Online: 18 de Julho de 2008, 12:08 »
Problema solucionado!!

Acabei de resolver o problema (Ubuntu 8.04) aplicando o patch do Alexey Borzenkov disponível no PPA dele (https://launchpad.net/~snaury/+archive). Basta acrescentar o repositório deb http://ppa.launchpad.net/snaury/ubuntu hardy main na sua source list e mandar atuaizar os pacotes acpi-support - 0.110~df1 e pm-utils - 0.99.2-3ubuntu11~df1. Esta solução é uma evolução da apresentada neste wiki https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement. A diferença é que a solução deste wiki resolve o problema mas no caso de hibernação/supensão ao retornar (resume) os valores estipulados no laptop-mode.conf não são respeitados sendo necessário tirar/plugar o note da tomada e plugar/tirar novamente para que os valores de hpdarm voltem aos q vc tiver estipulado no laptop-mode.conf. No patch do Alexey isto está resolvido. Já apliquei e tudo funciona às mil maravilhas, basta após a instalação vc´s adequarem melhor as configurações do laptop-mode.conf (/etc/laptop-mode) pois ele por default estipula hpdarm -B1 para note na bateria e eu aconselho 128 e note na energia da rede estipula 254 o q pode ser mantido ou alterado para 255 se vc quiser desativar totalmente o gerenciamento de energia.
No laptop-mode-conf vc´s poderam configurar vários outros parâmetros para gerenciar melhor. É isto para mim a questão está resolvida com tudo funcionando e o note sendo agressivo no gerenciamento de energia somente quando na bateria pois quando passa para a energia da rede automaticamente ele deixa de ser agressivo e os load_cycles diminuem conforme os parâmetros que configuramos do laptop-mode.conf.

---->>>Só por garantia, após atualizarem os pacotes verifiquem de estes passos estão ok:
---->>>Atenção!!! Estes passos servem apenas de verificação pois acredito que após a atualização dos pacotes já estará tudo corrigido.

deixe o parâmetro CONTROL_HD_POWERMGMT=1 em /etc/laptop-mode/laptop-mode.conf

mesmo que vc não queira habilitar os parâmetros ENABLE_LAPTOP_MODE_ON_BATTERY ou _ON_AC no laptop-mode.conf, você precisará setar ENABLE_LAPTOP_MODE=true em /etc/default/acpi-support.

Comente com (#) todas as linhas $HDPARM em /etc/acpi/power.sh e mude as duas linhas $LAPTOP_MODE start/stop para $LAPTOP_MODE auto

Remova o arquivo /usr/lib/pm-utils/power.d/laptop-tools

---->Estou editando e complementando com estas informações pois eu, na verdade, procedi primeiro com estas alterações que estão no wiki https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement e depois é q apliquei o patch do Alexey para atualizar os pacotes.
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 14:09 por kakado »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #95 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:20 »
Estou indignado, após ler 7 páginas de tópicos não encontrei a solução para esse problema.

É preciso ter mais responsabilidade quando se afirma alguma coisa, por aqui só vi muitas suposições, dúvidas e soluções (gambiarras) que não tem muita comprovação de que efetivamente funcionam.

Deixando de lado a minha indignação, tenho que dizer o que sei e vi, alguns comentaram sobre aparecer bios bug quando estão iniciando o Ubuntu, isso me aconteceu também, mas isso não é problema do Ubuntu, pois as mensagens são exibidas pelo Kernel do Linux quando o sistema está iniciando, então a culpa é do Kernel Linux? Não, definitivamente não, a culpa é dos fabricantes de Laptops que colocam em seu hardware instruções reconhecidas e homologadas para determinados sistemas.

Como praticamente cada notebook tem alguns detalhes diferentes e enquanto não houver um padrão a ser seguindo vai ser difícil fazer os notebooks funcionarem
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #96 Online: 10 de Setembro de 2008, 17:52 »
De certa forma o errado somos nós de insistir em instalar o Ubuntu num notebook que é homologado para Windows.
O certo seria comprar notebooks que são compativeis com Ubuntu. E por enquanto só os Dell (Carinho viu), estão disponiveis.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #97 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:21 »
Esse "bug" e muito serio e ja e' conhecido a um bom tempo tambem.
Incrivel que ate' agora o pessoal do ubuntu nao arrumou um fix oficial. =\
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #98 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:09 »
De certa forma o errado somos nós de insistir em instalar o Ubuntu num notebook que é homologado para Windows.
O certo seria comprar notebooks que são compativeis com Ubuntu. E por enquanto só os Dell (Carinho viu), estão disponiveis.

Daonde isso ! Viajou!

Tenho aqui um HP Pavilion dv6640br , que veio com Windows Vista, e instalei o BIG nele...

100%, tudo rodou (a nao ser o wireless, que rodou via ndiswrapper, facil facil)... melhor que Windows, que tem que ficar instalando driver de tudo quanto é coisa.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #99 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:09 »
De certa forma o errado somos nós de insistir em instalar o Ubuntu num notebook que é homologado para Windows.
O certo seria comprar notebooks que são compativeis com Ubuntu. E por enquanto só os Dell (Carinho viu), estão disponiveis.

Daonde isso ! Viajou!

Tenho aqui um HP Pavilion dv6640br , que veio com Windows Vista, e instalei o BIG nele...

100%, tudo rodou (a nao ser o wireless, que rodou via ndiswrapper, facil facil)... melhor que Windows, que tem que ficar instalando driver de tudo quanto é coisa.

E isso diz que está homolagado? Só se for por você, mas oficialmente não tem nada.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #100 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:43 »
Olá,

Gostaria da saber se o problema foi reconhecido oficialmente?

Como saber se meu notebook esta trabalhando de forma agressiva no gerenciamento de energia ou todas as marca trabalham e qualquer usuário vai ter que aplicar esta correção, se sim voltamos na primeira pergunta porque não existe algo oficialmente para corrigirmos? Estou muito preocupado, pois migrei para notebook ainda não instalei o Kubuntu, pois resolvi ver o que há nas distros sobre o notebooks e me deparo com isto!

Sinceridade isto afeta apenas o ubuntu ou outras distro como fedora, suse, mandriva etc.
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #101 Online: 19 de Setembro de 2008, 06:13 »
isso afeta ate o windows
; Linux is almost there!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #102 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:56 »
Seguinte pessoal... instalei o 8.10 num LG-R405-A e estou tendo o mesmo problema.
Executo o teste e os ciclos não demoram sequer um minuto para aumentar. O HD também fica dando uns estalos estranhos de vez em quando (chego a ter medo de perder o HD). A solução indicada funciona mesmo? Isso não vai prejudicar minha máquina ou consumir mais bateria quando usado nela?

Aguardo resposta urgente... pq já testei o OpenSuse e o Fedora, em ambos isso não aconteceu. Se não resolver vou ser obrigado a ficar com uma das duas.

ATUALIZAÇÃO: Acabei de realizar os testes no Windows Vista e os ciclos não aumentaram um ponto sequer durante uma hora de monitoramento. Isso me deixou preocupado... será que terei de abandonar o Linux em nome da saúde de meu HD?

Realizei os procedimentos descritos com scripts e nada deu certo.

Vou estudar mais um pouco (do windows, é claro) sobre a ocorrência do mesmo problema em outras distros para em seguida testá-las. Caso o problema persista... nada de Linux no meu notebook por enquanto.

ATUALIZAÇÃO 2:

Estudando o problema, descobri que na versão 8.10 (Intrepid Ibex) o problema do número excessivo de load_cycles pode ser resolvido de uma forma bastante simples: https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement

Abrir o arquivo /etc/default/acpi-support
e modificar a linha

"ENABLE_LAPTOP_MODE=false"

para

"ENABLE_LAPTOP_MODE=true"

Até agora a contagem dos ciclos está normal (até melhor que no windows). Ainda preciso medir a temperatura e continuar o uso pra saber se é uma solução temporária ou permanente.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 04:29 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #103 Online: 18 de Janeiro de 2009, 19:03 »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

ZR

  • Visitante
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #104 Online: 15 de Abril de 2009, 14:37 »
Problema corrigido ontem, no meu notebook Dell Latitude 131L. Inicialmente usando Windows XP, mais tarde Vista, e ha dois meses, Ubuntu 8.04. Sempre ouvi estalos no hd, de minuto em minuto, e nunca dei bola. Até agora...

Seguindo este tutorial http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/ eu consegui corrigir o problema.

O pacote Smartmontools mostrou que meu hd já sofreu em torno de 140000 ciclos de carga em 1 ano e meio de uso, e usando o Ubuntu, uma média de 2 por minuto!!!!!!! Me apavorei, e com o parâmetro 254, corrigi o problema.

Ha um dia que meu hd não sofre nenhum ciclo. E os estalos pararam. Estou tranquilo.

Donos de Dell, verifiquem seus laptops. O Windows tambem provocava estes estalos barulhentos no hd.